Joaquim Antônio Calado

    Autor Mensagem
    Thio
    Veterano
    # mar/07


    Oi.

    Joaquim Antônio da Silva Calado foi um compositor e flautista nascido no Brasil no século XIX, quando as garotas se banhavam na praia com calção até os joelhos e algumas vezes usavam algum tipo de chapéu.
    Ele foi o precursor do que chamam de Choro, estilo musical que dá a entender que ou as pessoas choravam quando ouviam, ou então que quem tocava fazia o instrumento chorar - ou porque assim parecia, sonoramente falando, ou porque eles babavam em seus instrumentos, se fosse instrumento de sôpro, no caso.
    Não posso dizer com certeza, ainda, mas me parece que esse estilo de música é como se fosse uma evolução da Modinha, que era a música onde as letras podiam ser vistas como vemos as de funk carioca hoje em dia; eram cheias de erotismo muitas vezes indireto e com uma malícia que me parece que faz parte de toda a história da sociedade não-européia do Brasil... um ponto a ser evidenciado é que os europeus depravaram a cultura dos índios, mas não percebiam que eles mesmos eram depravados; e a contradição é que essa tal malícia sensual acabou contagiando também os europeus, não somente, visto que o Brasil é talvez o país com o maior sincretismo cultural de todo o planeta água.

    Depois das informações e opiniões desprezíveis, eu gostaria de saber se alguém daqui do fórum sabe onde posso encontrar músicas em mp3 ou wav ou wma ou partituras em pdf ou em gif ou em jpeg ou em jpg ou em bmp ou em Scorch desse compositor do tempo em que os banhos de mar eram feitos com cuidado e sem pudor, tendo em mente tudo o que era considerado como sem-vergonhisse na época.
    Encontrei três ou quatro partituras, mas preciso de mais, para escolher três entre todas.

    Obrigado.

    brunohardrocker
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    precursor do que chamam de Choro

    Interessante.

    Rapha_krust...
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Joaquim Antônio Calado !!!

    -agora pode falar....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Joaquim Antônio Calado