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Mensagem |
Daniel_Barreto Veterano |
# fev/07
Como eu faço pra classificar um acorde com 6ª ou 13ª, tem alguma regra ?
As vezes eu vejo na cifra, mas fico sem entender em qual situação eu uso cada tensão.
Obrigado
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Jabijirous Veterano |
# fev/07
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Daniel_Barreto
voce pode ver de varias formas aqui vao algumas
1º intervalo de 13 é a 6º uma oitava acima!!
entao se fizermos isso:
e------------------------------------------------------
B-----1-----------------------------------------------
G-----2-----------------------------------------------
D-----2-----------------------------------------------
A-----3-----------------------------------------------
E------------------------------------------------------
a gente pode considerar uma C6 se fizermos isso:
e----5--------------------------------------------------
B----5-------------------------------------------------
G----5--------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A----3--------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
a gente tem C13, só que geralmente a galera só bota 13 em acorde de dominante ou tetrade é só ver nas cifras ae :P se for 6 é triade
voce nao vê G7(6) voce ve G7(13) eu ja vi G7(6) geralmente que pode tocar isso é o piano no violao e guitarra nao tem como!
deve ter gente com algo mais teórico para te responder!!
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Rodrigo_Iron Veterano |
# fev/07
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Cara, no piano isso seria levado mais ao pé da letra, a 13ª seria uma oitava acima da 6ª.
E também há outra diferença, que é:
Um acorde com 6ª fica sem a 5ª, ja um acorde com 13ª permanece com a 5ª.
Por exemplo:
C=Dó+Mi+Sol certo?
C6=Dó+Mi+La(tira-se a 5ª)
C13=Dó+Mi+Sol+La(mantem-se a 5ª)
Entendeu?!
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Daniel_Barreto Veterano |
# fev/08
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Rodrigo_Iron
Não tem necessidade de tirar a 5ª pra se montar um acorde com 6ª
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thigsm Veterano |
# fev/08
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Não tem necessidade de tirar a 5ª pra se montar um acorde com 6ª Existe sim. Se existir a 5ª é um acorte com 13ª.
O mesmo acontece com o acorde com 4ª, se existir a 3ª fica por exemplo C11 se não tiver a 3ª fica C4.
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Calarezzo Veterano |
# fev/08
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A coisa é simples!
Quando montamos os acordes o fazemos através de extensão, ou seja:
FUNDAMENTAL - 3 - 5 - 7 ---- 9 - 11 - 13 - F Quando escrevemos um acorde de (13) subentendemos q ele possui a tétrade completa e tb as outras extensões, claro q no violão e na guitarra temos uma limitação técnica, mas podemos substituilo sem medo pelas extensões do modo em vigencia.
No caso de sexta, é mais simples ainda, significa q vc só extendeu o processo até a a quinta, ou seja, é uma tríade mais a sexta.
Uma boa forma de raciocinar é a seguinte:
[/b]Acorde com sexta[b]
é a tríade mais a sexta, ela entra no lugar da sétima!
[/b]Acorde com décima terceira[b]
possui as duas juntas, a sétima e a décima terceira (sexta)
Quanto a montagem no braço, ai é outra história, infelizmente aki não é possivel explicar.
Boa Sorte.
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lucas-sarmento Veterano |
# fev/08
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o problema de acordes como G7(6) é que a sétima menor junto com a sexta maior, fica extremamente dissonante, por causa do intervalo de segunda menor. Mas com a décima terceira, mesmo o intervalo continuando o mesmo a dissonância é menor por causa da diferença das oitavas.
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LeandroP Moderador |
# fev/08 · Editado por: LeandroP
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Daniel_Barreto
É como disse o Calarezzo mesmo.
Acorde com 6a pode ter o intervalo de 5a substituído pela 6a.
Pense na tríade: T, 3, 5 Tríade com 6a --> T, 3, 6
Já a 13a indica que o acorde também possui a 7a, e esta 7a é menor, formando o trítono (intervalo de 3 tons) com a 3a maior.
Exemplo em Dó:
C6 --> C, E, A C13 --> C, E, A, Bb --- que também pode ser grafado como C7(13)
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fernando tecladista Veterano |
# fev/08
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em teclado a gente já vê que um X6 é o acorde maior adicionado a um C6 ficaria do-ni-sol-lá
um C13 inclui os outros intervalos inpares de 7 pra cima um C13 teria do-mi-sol-si-re-fa-la depois tem que saber aplicar tira a tónica caso tenha um baixista tocando tira a quinta porque a propria serie harmonica produz o som da quinta tocando se ela ou não
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