Isolar o som (isopor ou madeira)

    Autor Mensagem
    mauriciobaroni
    Veterano
    # dez/06


    Qual a melhor maneira de isolar o som?
    Colocar isopor na parede, e caixa de ovo em cima do isopor.
    Ou colocar aquelas madeira, maderetti meio rosa até, e por cima das madeiras colocar as caixas de ovo.
    Qual seria o mais ideal?

    mauriciobaroni
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    O que eu poderia usar no chão?

    brunohardrocker
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Isopor.

    O que eu poderia usar no chão?

    Depende o local né..

    que tipo é? é chão de madeira ou concreto?

    se for concreto não precisa nada.

    mauriciobaroni
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    é piso comum...
    pq usar o isopor?
    a madeira não isola mais o som?

    Bend
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Vou aproveitar o tópico, moro num prédio e meu quarto deve ter uns 25 m² (acho), gostaria de poder tocar nele sem incomodar minha família então gostaria de saber se isolando somente a porta ja bastaria pra evitar do som passar pro resto da casa.

    João Gilberto
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Acredito que com janelas fechadas e porta isolada já ajudaria bastante.

    Se o caso é estudo, porque não um fone de ouvido?

    Bend
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    João Gilberto

    Não gosto de fone :P

    mauriciobaroni
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Segundo o que li num artigo, fala que isopor não é isolante acústico, e madeira é.

    http://www.homestudio.com.br/Artigos/Art050.htm

    Isolamento. Aqui, queremos evitar incomodar os vizinhos e evitar que os vizinhos nos incomodem. Quem puder, opta pelo quarto mais silencioso da casa. Ou por uma casa isolada do mundo. Não nos iludamos: espuma, isopor, caixa de ovo, lã de vidro, carpete ou cortiça não são exatamente isolantes acústicos. Uns ou outros podem ser úteis no revestimento, que veremos a seguir, mas o que isola mesmo um ambiente é a massa do material usado em torno dele. Pedra, alvenaria, madeira, sim, são bons isolantes, quando usados com a espessura necessária.

    Então o ideal seria usar a madeira tipo maderetti, ao invés de usar o isopor?
    Falam que o isopor é isolante térmico.
    E aí, o que vocês tem a dizer?

    mauriciobaroni
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Como eu posso abafar as janelas e a porta?

    mauriciobaroni
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    apenas quero melhorar o barulho.

    brunohardrocker
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Já vi um estúdio isolado com espuma.

    Dogs2
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Poxa, é interessante aprender alguma coisa de física de vez em nunca :)

    O som se propaga por matéria (precisa de um meio pra a onda se propagar).

    Quanto maior a densidade do material que a onda "bate", mais rápido e intenso o som se propaga por ela, então o ideal é isolar o som com materiais pouco densos, que nem isopor, tal

    Se a madeira conseguir "rebater" o som, seria interessante, mas eu desconheço dessa propriedade.

    Dogs2
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    mauriciobaroni
    O material de alvenaria recebe a onda já fraquinha e consegue "gastar o resto" dela, porque a amplitude dela já diminuiu pra caramba por causa do material isolante (isopor, caixa de ovos, tal)

    Progger58
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Progger58
    · votar


    brunohardrocker
    Já vi um estúdio isolado com espuma.

    Não acho que esse estúdio esta "isolado acusticamente". Ele estava "tratado acusticamente", o que é bem diferente. Não sou nenhum expert no assunto, mas sei que tratar acusticamente uma sala é proporcionar-lhe condições ideais de audição, sem reverberação, sem reflexões indesejadas, sem estridência e tal. Isolar acusticamente uma sala é evitar que o som que provém dela incomode quem está fora e vice-versa, ou seja, que sons ou ruídos de fora atrapalhem quem está dentro. Pelo pouco que eu sei, a melhor maneira de "isolar acusticamente um ambiente é construir de alguma forma uma segunda parede, deixando um espaço razoável (acho que entre 7 e 10 cm já seriam suficientes) entre as duas paredes. Esse vácuo entre as duas estruturas é que, segundo andei lendo alhures, impediria a propagação do som. O mesmo princípio vale para as janelas, ou seja, janelas duplas seriam o ideal para promover esse isolamento acústico que se pretende. E quanto à porta, é achar uma maneira de preencher os espaços (brechas) ao redor dela.

    Em suma, é mais ou menos por aí.

    trendkill
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    cara, caixa de ovo é lenda, ou pode até funcionar, mais alem do bagulho ter um cheiro terrivel, oque junta de barata na quilo não é facil... eu isolaria com isopor, alem de talves melhorar o barulho, ele protege um pouco do calor

    Progger58
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Um tópico interessante que encontrei alhures sobre o assunto:

    http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=27366

    Dogs2
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Progger58
    construir de alguma forma uma segunda parede, deixando um espaço razoável (acho que entre 7 e 10 cm já seriam suficientes) entre as duas paredes.

    se vc pudesse tirar todo tipo de molécula entre as duas paredes e ficasse só o vácuo, seria perfeito hahaua, mas acho que nem dá
    será?

    mauriciobaroni
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    http://www.homestudio.com.br/Artigos/Art050.htm

    Isolamento. Aqui, queremos evitar incomodar os vizinhos e evitar que os vizinhos nos incomodem. Quem puder, opta pelo quarto mais silencioso da casa. Ou por uma casa isolada do mundo. Não nos iludamos: espuma, isopor, caixa de ovo, lã de vidro, carpete ou cortiça não são exatamente isolantes acústicos. Uns ou outros podem ser úteis no revestimento, que veremos a seguir, mas o que isola mesmo um ambiente é a massa do material usado em torno dele. Pedra, alvenaria, madeira, sim, são bons isolantes, quando usados com a espessura necessária.

    Nesse artigo, fala que isopor não resolve, e madeira é mais eficiente que isopor, mas vocês estão falando que o isopor é mais eficiente, e a maioria usa isopor, lógico que esse materias são com a caixa de ovo, mas afinal qual seria o mais eficiente?
    O isopor com a caixa de ovo, ou a madeira com caixa de ovo?
    E como abafaria um pouco a janela?

    Progger58
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    mauriciobaroni
    E como abafaria um pouco a janela?

    Janela dupla parece ser a solução mais indicada. No tópico que indiquei acima também tem algumas dicas importantes. Aqui vai o link de novo:

    http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=27366

    mauriciobaroni
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Seria um jeito simples.
    Pensei em colocar madeira e caixa de ovo nela, ou isopor e caixa de ovo, só que daí, eu vou fechar a janela ne?
    vai fica mesma coisa que não ter janela.
    queria apenas melhorar um pouco, abafar ela.
    colocar algo na bereda dela, aalgo simples assim.

    Progger58
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    mauriciobaroni
    Pensei em colocar madeira e caixa de ovo nela, ou isopor e caixa de ovo, só que daí, eu vou fechar a janela ne?

    Maurício, você está confundindo isolamento acústico com tratamento acústico. Caixa de ovo pode servir no máximo como difusor e eventualmente como absorvedor acústico apenas, ou seja, ao que me parece é material utilizado em TRATAMENTO ACÚSTICO da própria sala, e não para isolamento acústico do ambiente.

    bassbart
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Depende do quanto dinheiro você dispõe..

    Você pode fazer um isolamento profissional com isopor industrial..

    mas se você quiser improvisar caixa de ovo funciona....

    brunohardrocker
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Progger58

    Hum, não sabia dessa diferença. obrigado pelo conhecimento ae!

    Progger58
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    brunohardrocker
    Hum, não sabia dessa diferença. obrigado pelo conhecimento ae!

    Valeu, Bruno. Repito, não sou nenhum expert no assunto, mas pelo menos o básico em conheço um pouco, já que tenho colocado em prática alguns desses princípios aqui na minha sala de audição/Home Theater.

    mauriciobaroni
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Quero agradecer a todos que tem ajudado.
    Eu quero fazer algo simples, sem gastar.
    Apenas pra melhorar.
    Qual é melhor? madeira ou isopor?
    E como abafo a janela?
    Algo simples.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Isolar o som (isopor ou madeira)