Autor |
Mensagem |
mauriciobaroni Veterano |
# dez/06
Qual a melhor maneira de isolar o som?
Colocar isopor na parede, e caixa de ovo em cima do isopor.
Ou colocar aquelas madeira, maderetti meio rosa até, e por cima das madeiras colocar as caixas de ovo.
Qual seria o mais ideal?
|
# dez/06
· votar
O que eu poderia usar no chão?
|
brunohardrocker Veterano |
# dez/06
· votar
Isopor.
O que eu poderia usar no chão?
Depende o local né..
que tipo é? é chão de madeira ou concreto?
se for concreto não precisa nada.
|
# dez/06
· votar
é piso comum...
pq usar o isopor?
a madeira não isola mais o som?
|
Bend Veterano |
# dez/06
· votar
Vou aproveitar o tópico, moro num prédio e meu quarto deve ter uns 25 m² (acho), gostaria de poder tocar nele sem incomodar minha família então gostaria de saber se isolando somente a porta ja bastaria pra evitar do som passar pro resto da casa.
|
João Gilberto Veterano |
# dez/06
· votar
Acredito que com janelas fechadas e porta isolada já ajudaria bastante.
Se o caso é estudo, porque não um fone de ouvido?
|
Bend Veterano |
# dez/06
· votar
João Gilberto
Não gosto de fone :P
|
# dez/06
· votar
Segundo o que li num artigo, fala que isopor não é isolante acústico, e madeira é.
http://www.homestudio.com.br/Artigos/Art050.htm
Isolamento. Aqui, queremos evitar incomodar os vizinhos e evitar que os vizinhos nos incomodem. Quem puder, opta pelo quarto mais silencioso da casa. Ou por uma casa isolada do mundo. Não nos iludamos: espuma, isopor, caixa de ovo, lã de vidro, carpete ou cortiça não são exatamente isolantes acústicos. Uns ou outros podem ser úteis no revestimento, que veremos a seguir, mas o que isola mesmo um ambiente é a massa do material usado em torno dele. Pedra, alvenaria, madeira, sim, são bons isolantes, quando usados com a espessura necessária.
Então o ideal seria usar a madeira tipo maderetti, ao invés de usar o isopor?
Falam que o isopor é isolante térmico.
E aí, o que vocês tem a dizer?
|
# dez/06
· votar
Como eu posso abafar as janelas e a porta?
|
# dez/06
· votar
apenas quero melhorar o barulho.
|
# dez/06
· votar
Já vi um estúdio isolado com espuma.
|
Dogs2 Veterano |
# dez/06
· votar
Poxa, é interessante aprender alguma coisa de física de vez em nunca :)
O som se propaga por matéria (precisa de um meio pra a onda se propagar).
Quanto maior a densidade do material que a onda "bate", mais rápido e intenso o som se propaga por ela, então o ideal é isolar o som com materiais pouco densos, que nem isopor, tal
Se a madeira conseguir "rebater" o som, seria interessante, mas eu desconheço dessa propriedade.
|
Dogs2 Veterano |
# dez/06
· votar
mauriciobaroni
O material de alvenaria recebe a onda já fraquinha e consegue "gastar o resto" dela, porque a amplitude dela já diminuiu pra caramba por causa do material isolante (isopor, caixa de ovos, tal)
|
Progger58 Veterano |
# dez/06 · Editado por: Progger58
· votar
brunohardrocker
Já vi um estúdio isolado com espuma.
Não acho que esse estúdio esta "isolado acusticamente". Ele estava "tratado acusticamente", o que é bem diferente. Não sou nenhum expert no assunto, mas sei que tratar acusticamente uma sala é proporcionar-lhe condições ideais de audição, sem reverberação, sem reflexões indesejadas, sem estridência e tal. Isolar acusticamente uma sala é evitar que o som que provém dela incomode quem está fora e vice-versa, ou seja, que sons ou ruídos de fora atrapalhem quem está dentro. Pelo pouco que eu sei, a melhor maneira de "isolar acusticamente um ambiente é construir de alguma forma uma segunda parede, deixando um espaço razoável (acho que entre 7 e 10 cm já seriam suficientes) entre as duas paredes. Esse vácuo entre as duas estruturas é que, segundo andei lendo alhures, impediria a propagação do som. O mesmo princípio vale para as janelas, ou seja, janelas duplas seriam o ideal para promover esse isolamento acústico que se pretende. E quanto à porta, é achar uma maneira de preencher os espaços (brechas) ao redor dela.
Em suma, é mais ou menos por aí.
|
trendkill Veterano |
# dez/06
· votar
cara, caixa de ovo é lenda, ou pode até funcionar, mais alem do bagulho ter um cheiro terrivel, oque junta de barata na quilo não é facil... eu isolaria com isopor, alem de talves melhorar o barulho, ele protege um pouco do calor
|
Progger58 Veterano |
# dez/06
· votar
Um tópico interessante que encontrei alhures sobre o assunto:
http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=27366
|
Dogs2 Veterano |
# dez/06
· votar
Progger58
construir de alguma forma uma segunda parede, deixando um espaço razoável (acho que entre 7 e 10 cm já seriam suficientes) entre as duas paredes.
se vc pudesse tirar todo tipo de molécula entre as duas paredes e ficasse só o vácuo, seria perfeito hahaua, mas acho que nem dá
será?
|
# dez/06
· votar
http://www.homestudio.com.br/Artigos/Art050.htm
Isolamento. Aqui, queremos evitar incomodar os vizinhos e evitar que os vizinhos nos incomodem. Quem puder, opta pelo quarto mais silencioso da casa. Ou por uma casa isolada do mundo. Não nos iludamos: espuma, isopor, caixa de ovo, lã de vidro, carpete ou cortiça não são exatamente isolantes acústicos. Uns ou outros podem ser úteis no revestimento, que veremos a seguir, mas o que isola mesmo um ambiente é a massa do material usado em torno dele. Pedra, alvenaria, madeira, sim, são bons isolantes, quando usados com a espessura necessária.
Nesse artigo, fala que isopor não resolve, e madeira é mais eficiente que isopor, mas vocês estão falando que o isopor é mais eficiente, e a maioria usa isopor, lógico que esse materias são com a caixa de ovo, mas afinal qual seria o mais eficiente?
O isopor com a caixa de ovo, ou a madeira com caixa de ovo?
E como abafaria um pouco a janela?
|
Progger58 Veterano |
# dez/06
· votar
mauriciobaroni
E como abafaria um pouco a janela?
Janela dupla parece ser a solução mais indicada. No tópico que indiquei acima também tem algumas dicas importantes. Aqui vai o link de novo:
http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=27366
|
# dez/06
· votar
Seria um jeito simples.
Pensei em colocar madeira e caixa de ovo nela, ou isopor e caixa de ovo, só que daí, eu vou fechar a janela ne?
vai fica mesma coisa que não ter janela.
queria apenas melhorar um pouco, abafar ela.
colocar algo na bereda dela, aalgo simples assim.
|
Progger58 Veterano |
# dez/06
· votar
mauriciobaroni
Pensei em colocar madeira e caixa de ovo nela, ou isopor e caixa de ovo, só que daí, eu vou fechar a janela ne?
Maurício, você está confundindo isolamento acústico com tratamento acústico. Caixa de ovo pode servir no máximo como difusor e eventualmente como absorvedor acústico apenas, ou seja, ao que me parece é material utilizado em TRATAMENTO ACÚSTICO da própria sala, e não para isolamento acústico do ambiente.
|
bassbart Veterano |
# dez/06
· votar
Depende do quanto dinheiro você dispõe..
Você pode fazer um isolamento profissional com isopor industrial..
mas se você quiser improvisar caixa de ovo funciona....
|
# dez/06
· votar
Progger58
Hum, não sabia dessa diferença. obrigado pelo conhecimento ae!
|
Progger58 Veterano |
# dez/06
· votar
brunohardrocker
Hum, não sabia dessa diferença. obrigado pelo conhecimento ae!
Valeu, Bruno. Repito, não sou nenhum expert no assunto, mas pelo menos o básico em conheço um pouco, já que tenho colocado em prática alguns desses princípios aqui na minha sala de audição/Home Theater.
|
# dez/06
· votar
Quero agradecer a todos que tem ajudado.
Eu quero fazer algo simples, sem gastar.
Apenas pra melhorar.
Qual é melhor? madeira ou isopor?
E como abafo a janela?
Algo simples.
|