Teoria Musical - Osvaldo lacerda

    Autor Mensagem
    Fuinha Azul
    Veterano
    # mai/06


    galera, estou atras de algum livro de teoria musical , que funcione tanto como um guia para duvidas quanto e para ser estudado...

    Pesquisando aqui no forum e em outros sites vi este(Teoria Musical - Osvaldo lacerda). Mas a questão é que eu não to achando na net o índice deste livro ou os tópicos abordados.. NADAAAAA.

    Toco guitarra e tal.. se souberem como esse livro é ou alguma sugestão de outro .. agradeço.

    Maycon

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    não sei se é o mesmo mas eu tenho esse:
    teoria elementar da música - osvaldo lacerda - editora ricord(nunca vi outro deste)

    a teoria contida nele é sobre tudo que tem em partitura, sinais, simbolos, pautas, notas, andamento, tonalidade

    o interessante do livro é que ele é dividido nas 4 propriedades do som:

    duração
    formula de compasso, andamento, contratempo, figuras de tempo (colcheia, seminima) pausas, grafia...

    intensidade

    sinais de dinamica: pp, p mp mf ff, crescendos....


    altura

    intervalo, escala M, m, cromatica, modos, ornamentos (trinados, mordentes...) transposição

    timbre

    classificação de vozes, instrumentos, noção de acustica (basico 2 pag - propagação do som pelo ar, serie harmonica)

    --------------------------------

    a parte sobre escala o que aparece é como reconhecer, classificar, transpor, escrever´

    não é um livro que mostra uma escala e de dicas de imporviso
    onde mostra a parte de construção de acordes é igual só mostra como se monta, não vem dicas de harmonia de blues, II - V- I

    ----------------------------------------
    a maioria dos livros de teoria geralmente são assim, explicam os sinais e algumas normas, mas não entra em itens de harmonia, improvisação...
    são voltados para uso de qualquer instrumento, então tambpem não aparece explicações de sinais do tipo bend de guitarra

    ----------------------------------------

    tenho um ourto que chama:
    teoria da música - bohumil med - editora musimed

    este é uma linguagem mais recente, vem com algumas perguntas e propstas para resolver
    tem mais exemplos, tem assuntos mais aprofundados
    mas também não entra no lance de harmonia e improvisação

    Fuinha Azul
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Interesante.... Por isso que este livro é tão abordado pelas faculdades de musica. O livro do Almir parece que é mais específico para o que eu to procurando. bom, beleza. Valeu a dica

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    estes livros de teoria são otimos para tirar duvidas sobre escrita, duvida de sinais

    mas não entra em itens mais complexos como exemplo:
    tritono (tensão e resolução), acordes dissonantes, utilização de qual escala pode ser usada em qual tom com determinado acorde

    ---------------------------------------

    um outro livro para completar a parte mais teorica é um dicionario de música
    eu tenho o "Zahar" mas tem um outro mais completo que não lembro o nome
    em dicionario de música tem varios comentarios sobre termos que não estam nos livros de teoria, itens como:

    o que é: uma sinfonia, sonata, vocalise, uma fantasia?
    descrição de alguns estilos músicais classicos ou folcloricos: fado, fandango, canto-chão
    comentarios sobre peças de instrumentos: cavaleta, cravelha, fole
    pequena biografia de compositores: classicos e jazz
    instrumentos antigos: viola da gamba, alaúde

    mas é tudo explicado no formato dicionario, alguns textos com no maximo 10 linhas em média, mas ajuda muito pra pessoa se situar na historia, e a partir da explicação se for interessa procurar algo mais aprofundado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teoria Musical - Osvaldo lacerda