A era do acordeon está voltando. O que vocês acham?

    Autor Mensagem
    rwerlich
    Veterano
    # mar/06


    A era do acordeon está voltando. O que vocês acham?

    Minow
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    rwerlich
    existiu uma era dos acordeons? eles dominavam a terra e escravizavam os seres humanos?
    falando serio agora... o que vc quer dizer, que acordeon ta voltando a moda? em quais estilos?

    luis7777
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    acho true

    \w/

    Renato Dell
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Não fez falta...
    Acordeon, só se for Ermeto Pascoal

    Minow
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Renato Dell
    hermeto toca copo d'agua, qualquer coisa! hueahiusahiuaes o branquelo destrói.

    Minow
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    www.guitarshredshow.com

    o capeta toca acordeon!

    rwerlich
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    existiu uma era dos acordeons? eles dominavam a terra e escravizavam os seres humanos?
    falando serio agora... o que vc quer dizer, que acordeon ta voltando a moda? em quais estilos?


    Me refiro que o acordeon já superou a fase dos instrumentos elétricos e está de volta com toda a sua força. Houve um declínio a partir da década de 70 no Brasil em que o acordeon perdeu um pouco de sua notoriedade. Aqui no Sul ele ganha força a cada dia, principalmente na música regionalista.

    Brunorocker
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    conheço solos em acordeon, que se fossem transcritos para guitarra, iam ser fuderosos!

    Renato Dell
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    True dos acordeon também é o Sivuca
    É o Malmsteen dos Acordeon

    Atum Bluesman
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Oq mata o acordeon eh o msm q a viola caipira, ñ consegue transmitir versatilidade, viola da para tocar até hendrix, blues e tal nela, só q o povo pensa q só da para tocar sertanejo.

    Bero Vidal
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    A era do acordeon está voltando. O que vocês acham?

    Acho que ela nunca foi.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    houve uma era do acordeon antigamente, mas não foi nessa onda forrezeira

    foi antes da era do piano

    eu dava aulas em um conservatório e lá tinha a foto de formandos de varios anos, nas fotos mais antigas uns 80% das "formandas" era de acordeon o resto dividia em violino, violão....

    toda dondoca filhinha de papai fazia aula de acordeon

    o repertório era do tipo: valsa, tango, bolero, dobrado .....

    acho que isso foi lá pra 1950 não sei direito a era do piano acho que foi depois de em meados de 50 (vide serie JK) a 70 e pouco....


    se hoje existe até acordeon digital deve estar voltando, mas espero que não seja só uma fase forrozeira

    snowwhite
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Acordeon é com Reanto Borghetti.

    ROTTA
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: ROTTA
    · votar


    rwerlich
    A era do acordeon está voltando.

    Não sei se está voltando tanto assim, mas sempre achei um instrumento interessante, com um som único. Aqui no sul, algumas banda de rock/pop, como o Nenhum de Nós, utiliza-o sistematicamente, com resultados bem legais. Infelizmente o acordeon, além de ser meio "complicadinho" de dominar, tem o estigma de instrumento tradicionalista ("caipira"), o que faz alguns afastarem-se dele só por isto.

    PS.: só agora vi que você é da mesma cidade que eu, e portanto deve saber bem do que falo, mas os comentários acima continuam valendo. =)

    Abraços.

    Digmatus Ferreira
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Aguardem a Décima Terceira era dos Cavaquinhos....
    O rumo da Terra mudará...

    rwerlich
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Marco Alan Rotta
    Não sei se está voltando tanto assim, mas sempre achei um instrumento interessante, com um som único. Aqui no sul, algumas banda de rock/pop, como o Nenhum de Nós, utiliza-o sistematicamente, com resultados bem legais. Infelizmente o acordeon, além de ser meio "complicadinho" de dominar, tem o estigma de instrumento tradicionalista ("caipira"), o que faz alguns afastarem-se dele só por isto.

    PS.: só agora vi que você é da mesma cidade que eu, e portanto deve saber bem do que falo, mas os comentários acima continuam valendo. =)


    Resposta:
    Realmente é difícil aprender a tocar acordeon. Depois de entender o instrumento e uma boa dose de teoria musical, com a prática se torna fácil. É necessário muita persistência, o que pode desestimular o aprendizado. Está na mesma linha do piano. O acordeon é um instrumento regionalista, já trazido pelos imigrantes italianos no Brasil e foi inserido no tradicionalismo gaúcho (não caipira) e tornou-se indispensável. Longe de ser modismo, em primeiro lugar devemos valorizar as nossas culturas regionais, tão ricas e de tamanha qualidade, seja alemã, gaúcha ou italiana. Enfim, a gaita é muito versátil, harmônica, melódica e eclética.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    já que falaram da era do acordeon, lembrei desta foto de um método que eu tenho aqui em um Concerto no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em beneficio da Cruz Vermelha Brasileira, com 1.000 acordeons

    a unica coisa chata éque no livro não fala o ano, mas da pra ter uma ideia da época pelos vestidões das senhoritas



    http://www.flogao.com.br/fernandotecladista/foto/022/51193001

    http://www.flogao.com.br/fernandotecladista

    Matheus Mattos
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Marco Alan Rotta
    Não sei se está voltando tanto assim, mas sempre achei um instrumento interessante, com um som único. Aqui no sul, algumas banda de rock/pop, como o Nenhum de Nós, utiliza-o sistematicamente, com resultados bem legais.
    Eu acho muito legal essa mistura de elementos... usar em um estilo de música instrumentos que tradicionalmente não fazem parte daquele estilo. Fica interessante pra caramba.

    korg01w
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    instrumento eh instrumento galera. O acordeon eh apenas mais componente desse vasta universo musical.

    Blue Jazz
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Rwerlich,

    Não entendi esse negócio de "era", mas acordeon é um instrumento sensacional, muito expressivo. Tem gente tocando de tudo com o instrumento, de jazz até choro, tem o Borghettinho que arrebenta juntando um monte de influências a seu estilo regional, o universo sonoro do acordeon está se expandindo muito, e se foi isso o que vc quis dizer, concordo!

    spy2k
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Eu gosto do acordeon até um certo ponto. Vi na tv outro dia três acordeonistas tocando ao mesmo tempo e achei muito chato...

    Eu tenho interesse pelo bandoneon (talvez um primo do acordeon) só para tocar as músicas do Piazzolla.

    rwerlich
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    spy2k
    Eu gosto do acordeon até um certo ponto. Vi na tv outro dia três acordeonistas tocando ao mesmo tempo e achei muito chato...

    Eu tenho interesse pelo bandoneon (talvez um primo do acordeon) só para tocar as músicas do Piazzolla.


    rwerlich
    Tens bom gosto então pelo fato de conhecer a obra de Piazolla.
    Conhece Oscar dos Reis? Natural de Caxias do Sul, RS é um dos maiores acordeonistas do mundo. Faz concertos pelo Brasil interpretando Astor Piazzolla. Já fui em uma apresentação dessas em Blumenau, SC. É coisa de outro mundo. Ele estudou na Rússia e é o único professor de Bayan no Brasil.
    Abraço!

    Thio
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    POr um acaso, acabou de começar Sebastiana, com Jackson do Pandeiro. É muito bonito.

    jABUGApACATO
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    alguns solos de acordeon de músicas do zé ramalho (ex "na beira do mar") são muito feras... acho que é o dominguinhos quem gravou, o cara qdo quer arregaça muito guitarrista que se acha feelento...

    jABUGApACATO
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    A era do acordeon está voltando. O que vocês acham?

    qq instrumento qdo é bem executado pode produzir coisas interessantes... eu por exemplo prefiro ouvir prefiro o renato borgheti no acordeon que o kurt cobain na guitarra...

    spy2k
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    rwerlich

    Eu sou fã da música dele! Estou tentando sozinho decifrar ela, estudar aqueles rítmicos complexos e aquele fraseado de bandoneon que me fascina pra caramba.

    Eu até tinha postado um tópico sobre tango para ver se alguém queria "fuçar" a obra dele também.

    :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A era do acordeon está voltando. O que vocês acham?