Como as grandes bandas escreviam as músicas?

Autor Mensagem
BlacK Dog
Veterano
# fev/06


Tenho essa dúvida a muito tempo.


Eles ia escrevendo nota por nota na partitura? Ou faziam uma jam e iam na base do acerto e erro até chegar a um resultado bom?

Como é que era?

cadastro1
Veterano
# fev/06
· votar


BlacK Dog
de acordo com os momentos na vida deles...

BlacK Dog
Veterano
# fev/06
· votar


mina grunge cobain

não tô falando das letras. é a parte do instrumental q eu quero saber. :]

tlcunha3991
Veterano
# fev/06
· votar


Depende da banda

Harvey
Veterano
# fev/06
· votar


compartilho da mesma curiosidade, hehehe...

Eacos
Veterano
# fev/06
· votar


pergunte para eles

John Elf
Veterano
# fev/06
· votar


pergunte para eles (2)


7salles
Veterano
# fev/06
· votar


Acho que eh mais facil ser jams, musica feita em partitura eh coisa de nerd.

cao fofo
Veterano
# fev/06
· votar


nakela epoca eles nao tinham muita influencia, eram mais atoas, nao tinha esse desespero de emprego, fome e doença igual hj, entao tinham mais criatividade, era mais sossegado a vida, por isso q saiu obras primas q hj e dificil de acontecer

PagoderoSatanico
Veterano
# fev/06
· votar


musica feita em partitura eh coisa de nerd.

Ganhei meu dia com essa, já que eu sou nerd e, pelo visto, tô na companhia de Beethoven, Stravinski e tantos outros. Valeu, Brasil!

Gary Lee Conner
Veterano
# fev/06
· votar


musica feita em partitura eh coisa de nerd.
putz
Q merda hein!

Ed_Vedder
Veterano
# fev/06
· votar


um lance curioso saiu no dvd do pink floyd em que o gilmour diz que a banda ficou improvisando em Em e A durante tres horas em um galpão emprestado pelos Stones, dessa jam teria saido quase todo o dark side...

marcioazzarini
Veterano
# fev/06
· votar


cao fofo
nakela epoca eles nao tinham muita influencia, eram mais atoas, nao tinha esse desespero de emprego, fome e doença igual hj, entao tinham mais criatividade, era mais sossegado a vida, por isso q saiu obras primas q hj e dificil de acontecer

Puts... Nada a ver cara...

Era a mesma coisa q hj... Mesmas preocupações...

Gary Lee Conner
Veterano
# fev/06
· votar


Eu ouvi dizer aqui no fórum q o David Gilmour improvisava várias vezes e pegava as melhores partes dos improvisos e juntava, e foi assim q ele compôs Comfortably Numb...

Claudio Natureza
Veterano
# fev/06
· votar


bem, segundo um vídeo que eu tenho do Deep Purple, muitas vezes a música saia de um riff do Blackmore, onde o Lord punha umas frases de teclado, e depois entrava baixo e batera, vindo o vocal por último.

muitas bandas compôes em grupo, muitas não, o cara aque compõe leva a coisa pronta e nego só arranja, Legiâo por exemplo fazia muita coisa no estúdio, os caras faziam a música na hora no estúdio, tipo jam mesmo, e lá mesmo já iam arranjando e botando outros instrumemtos, etc, e o Renato depois botava letra.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/06
· votar


todas que eu conheço, desde então, escreviam meio que juntos todos os membros, talvez elas são grandes bandas porque tiveram muita sorte de OU os membros terem uma cabeça muito parecida quanto a melodia OU muito diferentes
por exemplo, no black sabbath quase sempre o Iommi vinha com um Riff e o Ozzy sem porra nenhuma, mas só de ouvir aquele Riff o Ozzy sabia qual letra por pra dar um climão e por ai vai
O Red Hot no entanto, eles vão sem nada para se encontrar, e tudo brota ali dos ensaios mesmo, começa com uma jam entre o frusciante e o flea, e depois o chad smith entra na brincadeira e o kiedis fica balbuciando alguma coisa q depois de lapidada vira uma letra

bom, estou falando só dos exemplos que eu conheço, é claro

affcl
Veterano
# fev/06
· votar


maconha

Simonhead
Veterano
# fev/06
· votar


Isso variava de banda para banda, mas basicamente sempre rolava e ainda rola criar músicas com um riff inicial, uma idéia de alguém da banda, com sucessivas jam sessions.

No Van Halen, por exemplo, o Eddie Van Halen criava o riff, o Dave criava as letras e a melodia de voz, o Alex ajudava no arranjo e, junto ao Dave, criava o título. O Mike ficava brincando na Disneylândia. :D

BlacK Dog
Veterano
# fev/06
· votar


O Mike ficava brincando na Disneylândia. :D

hehe

hell_boy
Veterano
# fev/06
· votar


Como as grandes bandas escreviam as músicas?

Chapados

Kirk_Hammett
Veterano
# fev/06
· votar


Como as grandes bandas escreviam as músicas?

Com as mãos provavelmente

Neon Knight
Veterano
# fev/06
· votar


Estar dopado é uma exelente forma de realsar a criatividade, para compor entaum nem se fala...

BlacK Dog
Veterano
# fev/06
· votar


Ed_Vedder
Gary Lee Conner
Claudio Natureza
ServeTheServants
Simonhead

responderam sério. vlw.

Chuck Bluesbreaker
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder

Fiquei impressionado com isso tb, ja que o Dark side pra min é o melhor disco ja feito.
mas depois disso o disco foi bem elaborado e cheio de ideias do Waters, o DVD classic albums mostra bem isso.
por exemplo a base de piano de Us and Them foi feita muito antes de eles começarem a gravar o Dark Side.
a gravaçao de voz em The Great Gig In The Sky foi feita num take so de primera!

enfim, o que conta na hora de se compor uma musica é a INSPIRAÇAO, as vezes vale muito mais do que ficar horas pensando em como fazer uma musica.

El Buga
Veterano
# mar/06
· votar


Como as grandes bandas escreviam as músicas?

Com uma caneta.

E vendo o filme do Pelé. \o/

BlacK Dog
Veterano
# abr/06
· votar


up!

alexandrespa
Veterano
# abr/06
· votar


Como as grandes bandas escreviam as músicas?
com canetas. antigamente com penas. \o/

BlacK Dog
Veterano
# abr/06
· votar


Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico. Obrigado!

Renato Dell
Veterano
# abr/06
· votar


Metallica bebia até cair e pegava os instrumentos
Pelo menos foi assim com a Seek and Destroy

O Deep Purple faz umas Jams nos ensaios, gravando tudo, e depois vêem o que querem

Rachmaninoff
Veterano
# abr/06
· votar


O Hendrix compunha completamente drogado, com um violão.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como as grandes bandas escreviam as músicas?