Charlattans UK: Uma banda muito foda...

    Autor Mensagem
    albertoellobo
    Veterano
    # dez/05


    Quem aqui desse forum for da Geração anos 80 e tinha o hábito de curtir boas músicas, com certeza conhece essa banda.
    O Charlattans UK era uma das mais malditas bandas do rock, que misturava os estilos neo-gótico do Simply Minds com o neo-progressivo do Marillion. Foram eles que anteciparam um estilo de compor que só viria a ser tornar popular entre os conjuntos de rock a partir da segunda metade dos anos 90, com Oasis, Radiohead, Live, Coldplay, Hootie & Blowfish e Collective Soul. Uma banda de canções com letras leves, pessoais e intuitivas, som bem acabado, com duas guitarras em primeiro plano e um vocal anternando voz natural com o falsete e o sussurro.
    Mas a principal característica de suas hamornizações veio da British Invasion dos anos 60: aquela famosa fórmula "uma 4ª com 7ª seguido de uma 4ª menor", pra resolver a música. Muito massa esse conjunto. Nem sei que fim levaram, mas essa banda marcou a vida de muita gente.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    neo-gótico do Simply Minds com o neo-progressivo do Marillion

    Cara, discordo totalmente com essa comparação. Charlatans é puro anos 60, British Invasion total. Charlatans usa timbres orgânicos, guitarras vintage, órgão hammond pra caralho, ao contrário da bregueira plastificada dos anos 80. Dessa época, dos anos 60, me vem Small Faces e Stones da fase psicodélica, com um toquezinho de Dylan como comparação ao som dos Charlatans, e, mais contemporâneos, o Primal Scream na sua veia mais rock. Não vejo nada de oitentista nem de gótico no som deles. Mas enfim, muito legal a sua iniciativa de trazer o nome desses caras aqui no fórum. Quem não conhece, vá atrás que vale à pena.

    Flw.

    albertoellobo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Mr_Mojo_Rising
    Charlatans é puro anos 60, British Invasion total.
    Aí quem vai discodar de vc sou eu. O Neo-Gótico e o Neo-progressivo é baseado nos anos 60, sim, principalmente a estrutura harmônica, mas o som era 80 com certeza. Talves por causa dos instrumentos que usavam, o som não soasse tão plastificado, mas era algo de Néo-gotico com Néo-progressivo, isso era.... observe as letras.... De que assunto trata? Não é assunto Gótico e progressivo? Abraços, amigo.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Sei lá cara, eu vejo anos 60 (em especial o power pop, a psicodelia e um toquezinho de leve de progressivo) no som deles e só, tanto em instrumentação quanto temas e harmonia. Quanto às letras, o tal do neogótico q vc fala como referência pro Charlatans UK tem temáticas depressiva, certo?? Doors, Love e várias outras bandas dos sessenta já faziam isso. Pode ser que as bandas dos 80 q vc citou tenham sido influenciadas pelas sessentistas que eu falei. Mas o que eu tô querendo dizer é que os Charlatans beberam direto na fonte da psicodelia, onde tudo começou, (anos 60), e não simplesmente pegaram carona no som de bandas oitentistas que talvez tenham sofrido essas mesmas influências. Seja lá como for, é uma puta banda.

    albertoellobo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Mr_Mojo_Rising
    Sei lá cara, eu vejo anos 60 (em especial o power pop, a psicodelia e um toquezinho de leve de progressivo) no som deles e só, tanto em instrumentação quanto temas e harmonia. Quanto às letras, o tal do neogótico q vc fala como referência pro Charlatans UK tem temáticas depressiva, certo?? Doors, Love e várias outras bandas dos sessenta já faziam isso. Mas o que eu tô querendo dizer é que os Charlatans beberam direto na fonte da psicodelia, onde tudo começou, (anos 60), e não simplesmente pegaram carona no som de bandas oitentistas que talvez tenham sofrido essas mesmas influências.

    Bom, isso é verdade. O Gótico e o Néo-Gotico se aproveitaram bastante do pscodelismo dos anos 60. Já o Neo-progressivo adotou a perfeição harmonica do progressivo tradicional, porém em linguagem musical mais simples, mais "pop". Esses dois segmentos misturados, jntamente com o talento dos caras do Charlattans UK (eles tocavam muito bem tb, nãoa penas lançavam mão de recursos tecnológicos), deram origem à uma nova vertente musical, que só passou a ser "moda", anos depois, com essas bandas que citei; Oasis, Radiohead, Live, Coldplay, Hootie & Blowfish, Collective Soul, entre outras, mas essas aí já tinham, também, outros elementos inseridos em seus estilos, como uma pitada de grunge (vide os ataques de guitarra, bem distorcido). Mas, enfim, o Charlattans UK é meio inexplicável.

    albertoellobo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Para os que se interessarem...
    Saiu uma coletânea de Singles do Charlattans UK. Só não sei se já está disponóvel no Brasil. Se algúem souber mais sobre esse lançamento, me informe, please.,

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Charlattans UK: Uma banda muito foda...