| Autor | Mensagem | 
| anderson luiz Veterano
 | # nov/05 

Apesar de ter o rock como meu tipo de musica favorito, tem algumas horas que a brasilidade fala mais alto e, morando no nordeste sinto a necessidade de valorizar um pouco os artistas da terra, por vezes tão discriminados e menosprezados pelos sulistas.

Um desses grandes artistas nordestinos é o zé ramalho. Paraibano, nascido em Brejo do Cruz, desde cedo teve de lutar muito pra ter seu espaço e sobreviver de música. Dono de composições geniais como Avohai, Garoto de Aluguel, A terceira lâmina e tantas outras o talento dele torna-se quase indiscutível, mas de certa forma ainda pouco conhecido.

Por isso quem conhecer sobre a obra dele, pode comentar aqui, colocar também algumas musicas dele que vocês gostarem e tal. E por favor, não desvirtuem=)

| 
| antoniocgb Veterano
 | # nov/05 · votar

acabei de escrever um puta texto mas apaguei e vou mandar um site da biografia do cara..... a segunda pg é massa.... até musico do Yes já gravou com ele...

http://www.facom.ufba.br/pexsites/musicanordestina/zeramal.htm

espero que não disvirtuem o tópico mesmo...

| 
| anderson luiz Veterano
 | # nov/05 · votar

antoniocgb
 valeu brother posta depois as tuas musicas preferidas dele. Ei eu já visitei a pedra de turmalina que ele fala na música Avohai tá ligado, lugar muito bacana.

| 
| faustomarlei Veterano
 | # nov/05 · Editado por: faustomarlei · votar

antoniocgb
 vc eh da facom?

muito bom ze ramalho. tenho um cd duplo dos meus pais aqui. sensacional

| 
| antoniocgb Veterano
 | # nov/05 · votar

anderson luiz~
 tá aí um lugar pra eu ir... nunca tinha pensado nisso....

faustomarlei

o que é facom? sobre o CD não sei qual vc tem mas se é o acustico e vc gostou, quando ouvir as versões originais vai pirar... (eu não gosto de acusticos....rsrsrs)

AVOHAI
 VILA DO SOSSEGO
 CARCARÁ(ele gravou um trecho num medley... não sei se gravou inteira...)
 MISTERIOS DA MEIA-NOITE
 FORÇA VERDE

| 
| RobertSmith Veterano
 | # nov/05 · votar

curto muito zé ramalho, ele faz uma mpb diferente, bom mesmo

| 
| Envokuz Veterano
 | # nov/05 · votar

To começando a conhecer ele pultz a maneira dele cantar é loka bem diferente

| 
| CurTu MeTaL e NaO o DemOn Veterano
 | # nov/05 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn · votar

ele toca meio forró (não aqueles forros horrosos, diria um forro mais light...ele faz meio que uma mistura?) e tem violino nas músicas?

| 
| Envokuz Veterano
 | # nov/05 · votar

Pow ele faz um rock meio progressivo mais misturando elementos brasileiros
 eu acho pelo menos

| 
| faustomarlei Veterano
 | # nov/05 · votar

antoniocgb
 nada não. eh q o texto eh de la. da faculdade de comunicação da ufba, conheço um amigo q faz la.

| 
| anderson luiz Veterano
 | # nov/05 · votar

up pra musica de verdade

| 
| Hurin V Veterano
 | # nov/05 · votar

Pow ele faz um rock meio progressivo mais misturando elementos brasileiros

É cada coisa que se lê...

| 
| aFFF Veterano
 | # nov/05 · votar

zé ramalho é mto foda

| 
| anderson luiz Veterano
 | # nov/05 · votar

como eh rock progressivo, puxa nada a ver geral velho..... eh mpb bicho

aFFF
 podes crer, o cara é bom, tem de ser valorizado. Ei bicho tu tava meio sumido no forum ne?

| 
| aFFF Veterano
 | # nov/05 · votar

anderson luiz

tava meio ocupado, agora to com tempo de sobra =)...e eu tava postando mais no OT...

| 
| anderson luiz Veterano
 | # nov/05 · votar

aFFF
 blz velho, tamos ai. Falows!!

| 
| aFFF Veterano
 | # nov/05 · votar

anderson luiz

isso ae...flw

| 
| EduArdanuy II Veterano
 | # nov/05 · votar

ele faz um rock meio progressivo
 huaehueahuea

Zé Ramalho rlz huhue

| 
| Envokuz Veterano
 | # nov/05 · Editado por: Envokuz · votar

AHUSUHAsuhauhshuuhasuhaUHshu sei la o que eu disse =D
 Mais eu li no trecho do texto :
 "Editado no início de 75, recicla uma gama de ritmos nordestinos e rock progressivo" por isso que falei, nao quis dizer progressivo tpw pink floyd mais um experimentalismo brasileiro

| 
| antoniocgb Veterano
 | # nov/05 · Editado por: antoniocgb · votar

MPB (que na época era musica de altíssimo nível) totalmente carregada de rítimos e influencia nordestina e com algumas pitadas bem sutis de elementos da musica internacional e aí pode ser citado até o rock prog... vejam por exemplo a musica Avohai... além do moog(totalmente rock prog) prestem atenção no bandolim, em alguns lances com escalas e "pegada" caracteristicas do rock. Não é bandolim de choro e nem musica nordestina... apesar disso a musica não soa como rock prog e nem rock, a musica soa como mpb e quem prestar atenção e tiver conhecimento vai conseguir identificar essas influencias e muito mais...

|