Como imaginar qual será o som?

    Autor Mensagem
    maggie
    Veterana
    # nov/05


    Como imaginar qual será o som de um instrumento que ainda nao foi inventado? Talvez essa idéia vá fazer com que muitos músicos se revoltem, mas, que tal usar um computador?

    Uma estudante da Universidade da California em Berkeley está desenvolvendo um software que vai tentar simular o som de qualquer instrumento de percussao, real ou imaginário, usando um computador.

    O projeto é desenvolver um sistema que permita que músicos toquem instrumentos que existirao apenas nas telas de micros, além de viabilizar maior flexibilidade no design de novos instrumentos um passo antes de fazer protótipos.

    Outra aplicaçao prática seria em ambientes virtuais musicais para educaçao em música.

    maggie
    Veterana
    # nov/05
    · votar


    Em um artigo no Lab Notes, que é o site da area de pesquisas da Universidade, um professor da UC Berkeley aponta o início da pesquisa em estudos práticos, já que o som de cada objeto é definido por como ele vibra.

    Associando-se essa variável ao formato do objeto, o software constrói um protótipo tridimensional virtual do objeto e o computador simula vibraçoes para estudar que tipo de som seria produzido.

    O software ainda está em testes, foi apresentado em uma conferência científica e apresentou distorçoes entre 7% e 10% de sons reais.

    O que eu fico esperando é a associaçao entre um software desses e estudos que permitem a transmissao de pensamentos (sim, pensamentos) para computadores. No mínimo, sem excesso de imaginaçao, acho que vamos ter que rever, afinal, o jeito de dar aulas de arte nas escolas, né?

    Fonte

    MyNameIsRevolution
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    eh, legal, agora vo corta minhas unhas

    franciscocantao
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Aí música deixa de ser arte, paixão, inspiração....
    É como assistir uma banda de robôs tocando...

    antoniocgb
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Isso deveria ser visto apenas como um avanço da ciencia mas podem estar certos que vai ser usado para o mal e causar um retrocesso na musica como forma de arte....

    daqui a pouco vcs vão ver cada vez mais musicos talentosos desempregados e programadores fazendo musica...
    p.s.: nada contra programadores....

    teuabreu
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    maggie


    legal

    teuabreu
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: teuabreu
    · votar


    Computadores Fazem Arte
    Chico Science
    Composição: Zero Quatro

    Computadores fazem arte
    Artistas fazem dinheiro
    Camputadores Avançam
    Artistas pegam carona
    Cientistas criam o novo
    Artistas levam a fama

    heathcliff
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Legal, tomara que dê certo.

    heathcliff
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Porra, eles podiam tambem simular como o som ficará dentro de um ambiente x.

    Porra, pra montar um estúdio ia ser uma maravilha.

    MyNameIsRevolution
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    ainda bem q eu sou programador tbm... uhuhuhuhu

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Meu lado cientista achou lindo, meu lado músico achou uma merda.

    Wilson Fisk
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Pelo que entendi a idéia é um simulador/sintetizador que cria os sons a partir de parâmetros físicos, ele não faz música. E também, se fizesse, qual seria o problema? Se um compositor puder ser substituído por uma máquina em função desta ter uma capacidade criativa superior, acho que esse cara tem mais é que procurar outra profissão.

    A tecnologia, via de regra, não é restritiva. Como seria a música hoje se não houvessem inventado os sistemas de gravação de som? Será que existiriam mais instrumentistas do que existem hoje? Acho que seria justamente o contrário, a música se tornou ainda mais popular graças à tecnologia e novas possibilidades surgiram.

    Acho que é uma discussão bastante interessante essa...

    antoniocgb
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Wilson Fisk

    o que eu disse tb vale então como, em vez de musicos revolucionários, criativos e talentosos inventando novos instrumentos a partir da intuição teremos um programador que vai se sentar numa cadeira e começar a digitar objetos e materiais até achar um som que agrade... veja, a técnologia é uma coisa ótima... o uso que é feito dela pode ser bom ou ruim... hoje em dia há de se esperar o pior...

    do mesmo jeito este sinth pode cair na mão de um genio da musica que vai fazer história... vai saber... nesse ponto eu sou pessimista...

    Wilson Fisk
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    antoniocgb
    do mesmo jeito este sinth pode cair na mão de um genio da musica que vai fazer história... vai saber... nesse ponto eu sou pessimista...

    Pois é, eu também concordo com isso: no ritmo que somos obrigados a levar a vida tá cada vez mais difícil aparecerem gênios... não sobra tempo para desenvolvermos nossa "genialidade"

    maggie
    Veterana
    # nov/05
    · votar


    Arte deixa de ser arte quando é digital?

    Wilson Fisk
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Quando o homem deixou de usar os dedos e passou a fazer uso de pincéis tornou-se menos pintor, artisticamente falando? Creio que não seja por aí. Acho que a tecnologia dá mais possibilidades, mas tudo depende do ser humano... incluse como ele vai utilizá-la.

    Night Owl
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Gosto mesmo é do som da bateria (sem ser a eletrônica, que eh um lixo).

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    mas o que mudaria muito do que já existe hoje, se tem teclado com sintese virtual que simula as nuances de instrumento acustico - yamaha VL-1 por exemplo, onde vc altera itens como se fosse o intrumento acustico

    esse cara só juntou algo que já existe com outra e fez uma mexida na massa

    e pra acionar tudo isso vai precisar de alguma interface midi, pronto iventou mais uma forma de teclado

    Luciano_the_rocker
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    legal

    thanatos
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    eu vi na superinteressante acho que de setembro(nao tenho ctz o mes), um programa que fizeram numa universidade, chama HSS (nao lembro o significado da sigla) que atribui uma nota pra cada composicao, de forma que dah pra saber se a musica vai ser bem aceita ou nao pelo publico...
    nao sei a precisao do programa, mas pelo que tava escrito lá, parece ser sério....soh é estranho que talvez ele dê nota maior pra funk carioca do que pra mozart...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como imaginar qual será o som?