Timbes de Pianos Elétricos

    Autor Mensagem
    Computer Phantom
    Veterano
    # jul/05


    Ae pessoal, qual seria o piano elétrico com os melhores timbres de piano? É que eu cheguei à conclusão de que seria mais vantajoso para mim comprar um piano elétrico e depois colocar um módulo nele, pois quero ter um piano e um sintetizador. To estudando a compra de um desses pianos aqui, e, é claro, se vcs tiverem sugestões estas serão muito bem vindas:
    - Real Piano PRO 2 GEM
    - Kurzweil SP88X
    - Roland RD300SX (ou 700, dependendo do orçamento hehehehe)
    Então, algué tem demos deles??? Ou já testou??? Queria saber qual chega mais próximo de um piano. O Real Piano PRO GEM pelo que vi no site deve ser foda, lá fala que ele simula as vibrações naturais das cordas, o barulho do martelo batendo nas cordas e os samplers foram pegos de pianos reconstruidos especialmente para isso. Mas tb não sei como são os timbres dos outros modelos. Alguém pode me dar uma ajuda?!?!?! Vlw!

    Computer Phantom
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    RD300SX

    PODER E PERFORMANCE QUE VOCÊ LEVA A QUALQUER LUGAR!

    Desenvolvido simultaneamente com o modelo top RD-700SX, o RD-300SX oferece o mesmo som de piano multisample encontrado no RD-700SX. Com 128 vozes de polifonia e amostra de piano feita nota-a nota, em toda a extensão de teclado, o RD-300SX traz também sons orquestrais de qualidade, além de ser um dos pianos de 88 teclas mais leves em sua categoria, o que facilita muito o transporte. Novo piano para palco, com 88 teclas e amostra de piano feita em vários estágios para cada nota individualmente

    Teclado compacto de ação pesada
    Muito leve para transportar
    Polifonia de 128 vozes
    Processador de efeitos interno com 78 algoritmos
    Knobs dedicados para uso com o equalizador de 2 bandas
    32 setups programáveis que permitem a seleção imediata de ajuste personalizados
    USB MIDI para conexão fácil com um computador PC ou MAC
    Possui funções para fazer splits e juntar dois sons, além de controles para operar como
    Master Keyboard
    Gerador de som compatível com GM2

    RD700SX

    Um novo marco em Pianos Digitais

    Equipado com samplers Roland de última geração, o RD-700SX representa um novo marco em pianos digitais. Com o motor sonoro Roland baseado na tecnologia FANTOM-X, o RD-700SX apresenta recursos profissionais para utilização ao vivo e em estúdio. Com 128 vozes de polifonia, mecanismo Progressive Hammer Action, completo set de sons (pianos acústicos e elétricos, órgãos e muito mais), equalizador e efeitos COSM, o RD-700SX atinge um novo marco para pianos digitais.

    Novo set de sons incluindo pianos acústicos sampleados em estéreo nota a nota
    Mecanismo top Progressive Hammer Action para expressividade e sensibilidade na hora da execução
    128 vozes de polifonia
    Equalizador gráfico paramétrico de 3 bandas e efeitos COSM
    Tecnologia Tonewheel com edição gráfica de drawbars gera legítimos e incríveis sons de órgão
    Conexões XLR para saída de áudio padrão profissional
    Recursos de Controlador MIDI com duas saídas MIDI individuais
    SMF Player interno, permite reproduzir playbacks (midi files) com execução ao vivo
    Total compatibilidade com protocolo GM2
    Porta USB para transferência de midi files entre o RD-700SX e um computador
    2 slots de expansão para placas SRX

    Computer Phantom
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Kurzweil SP88X

    O Modelo SP 88 com teclas de Piano!

    • Controlador midi com 88 teclas com ação de piano (teclas pesadas).
    • 32 timbres internos, incluindo pianos acústicos, pianos elétricos, FM piano, strings, pads, pianos/strings e órgãos.
    • 9 presets de efeitos, 8 reverbs, e chorus com controle wet/dry. Simulador de rotary speacker para órgão.
    • Polifonia de 32 vozes e saída em 2 canais (L/R), mais saída de fone stereo.
    • Programação de 32 Setups Midi para controle de teclados ou módulos externos em 02 zonas independentes.
    • Transmissão em 2 canais midi e recepção em 1 canal midi.
    • Controles de Pitch ribbon, modulation ribbon, Pedal contínuous control, Pedal footswitch e ainda um slider frontal programável para a função desejada.
    • Acompanha pedal de sustain tipo piano.

    Real Piano PRO GEM

    REAL PIANO PRO 2 : "o som de Gran Piano mais real e bonito existente" " timbres excepcionais", "um instrumento soberbo". São algumas das palavras empregadas para descrever o PRO 2 retiradas de comentários dos usuários desse magnífico instrumento. È um piano digital que dispensa apresentação pois ele mesmo fala por si só. Seus recursos são dirigidos para um total aproveitamento dos timbres sem igual que ele oferece.

    Quanto ao som dos pianos eléctricos e demais timbres é só verificar o comentário de grandes tecladistas como Paulo Calazans (Djvan, Gal Costa), Jason Miles (Michel Jackson,Whitney Houston), Tommy Mars( Frank Zappa), Renato Neto(Roberto Carlos, Gilberto Gil, Steve Wonder) entre outros, que são unânimes em elogiar o som do PRO2. Para finalizar palavras de Keith Emerson : “O piano digital PRO2 da Generalmusic possui de longe o som de Grand Piano (piano de cauda) mais perfeito que eu já experimentei em um teclado digital - e eu tenho experimentado todos. De agora em diante ele é parte essencial do meu “set” e vou usa-lo em todas as minhas Performances.”

    Keith Emerson (Emerson,Lake & Palmer)



    Timbres : 48 timbres de excepcional qualidade entre pianos, pianos elétricos, strings, orgão, pads, vibrafones, contrabaixos. As 64 Performances atuam como complemento incluindo montagem e combinação de timbres.



    Polifonia : Sua polifonia de 128 notas permite a execução de todo o repertório para piano sem problemas de polifonia para o usuário. Além das vantagens que uma polifonia desse porte traz ao se trabalhar em MIDI.



    Efeitos : dois processadores com Reverbs e Moduladores digitais editáveis. Os efeitos podem ser personalizados para cada som e/ou Performance do PRO2.

    Como adicional um clássico "Auto Wha-Wha " também está disponível



    Equalizer : Equalizador gráfico de oito bandas (63,125,250,500,1k,2k,4k,8k) que atua no timbre permitindo ajustes no mesmo. É uma ferramenta de edição muito sensível, uma vez que permite alterações no timbre e não na saída do som. Cada ajuste pode ser memorizada para qualquer uma das 64 Performances existentes no instrumento.





    Performances : Na linguagem de edição da Generalmusic o termo Performance indica um espaço de memória RAM onde se armazena um lote de configurações. Podem ser armazenadas nesse local timbres, a regulagem do equalizador gráfico, uma edição personalizada de efeitos, canais MIDI e toda as alterações de painel que não afetem o instrumento de modo global, como um todo. O PRO 2 conta com 64 Performances. Embora elas venham com belas sugestões de fábrica, todas podem ser modificadas ao gosto do usuário de maneira a armazenar as configurações favoritas do mesmo. Recomenda-se apenas não modificar a Performance A 1 que é a Gran Piano.



    Sequencer : Seu prático Sequencer com 45.000 eventos, duas trilhas de trabalho, permite a gravação e execução para estudo de complexas peças musicais para piano. Seu avançado poder de resolução permite a gravação das nuanças mais sutis da interpretação do usuário.



    Afinação : Além da afinação comum Equal Temperament que usa como base a

    nota A (lá) 440 ciclos, o PRO 2 oferece outros tipos de afinação que são de épocas diversas (Meanthone C, Kimberger, Tartini-Valoti) permitindo a correta execução de peças de diferentes períodos históricos. Além disso duas afinações especiais para piano de cauda (Gran Piano e Baby Gran). Em adição o usuário pode programar a sua própria afinação.



    Sensível ao Toque (Touch) : Para melhor expressar sua arte o usuário tem três opções de toque no teclado. Softh : onde o teclado fica mais leve do que o de um piano normal - Normal : que é peso característico das teclas do piano acústico,

    Hard : que torna o teclado mais pesado do que o usual - User : setor editável onde o peso das teclas pode ser programado uma à uma pelo usuário. Assim sendo, se existir um piano cuja distribuição de peso nas teclas o usuário considera ideal, essa configuração pode ser simulada para o teclado do PRO 2.



    Geração de som : Para melhor reprodução do piano acústico e em especial do piano de cauda, são utilizadas duas técnicas além do sampleamento direto do som. A primeira é a chamada Natural String Resonance que reproduz o efeito das vibrações dos harmônicos que são produzidos em relação às cordas tocadas. A segunda é a reprodução da vibração que as cordas do piano possuem quando são soltas após serem tocadas. No piano as notas decaem aos poucos e esse decaimento tão característico existe no PRO2. Também o som dos martelos batendo nas cordas (Hammer actions) foi sampleado de acordo com a nota tocada.



    Samplers : Para a reprodução fiel dos timbres a serem utilizados na linha PRO a Generamusic fez longa e intensa pesquisa. Recuperou instrumentos originais, feitos especialmente para grandes artistas como, por exemplo, o piano elétrico Fender Rhodes e criou os sons a partir de amostras desses instrumentos de grande qualidade. Daí a origem do som inigualável dos teclados da linha PRO



    Adicionais : Fonte externa de 12V. Um pedal Single Damper tipo piano. Saída Speakers Out para uso de caixas de pequeno porte, como as usadas em computador. Um clássico "Auto Wha-Wha" no setor de efeitos.



    Conexões : Saídas Estéreo (Stereo Out) Entradas Estéreo (Stereo In), interface MIDI com IN, OUT, THRU, interface Serial Port, Speakers OUT, jack Pedal Damper + 2 pedais programáveis.



    Opcional : A linha PRO apresenta um opcional dedicado aos pianistas. Ele consiste em um pedal triplo similar do usado no Gran piano(piano de cauda). Nesse opcional é utilizada a técnica “Damper Physical Model (patenteada pela Generalmusic). Essa técnica permite reproduzir a ação dos pedais do piano acústico, com Sustain sensitivo, pedal de expressão e atenuador de volume. Esse modelo de pedal também permite a simulação da ressonância das “cordas livres” que ressoam em “simpatia” às cordas tocadas enquanto o pedal é mantido pressionado.

    Computer Phantom
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Eu estou à procura de um piano com EXELENTES timbres, que tenha entrada para todos os 3 pedais de um piano de cauda e que sirva como controlador. Desculpa ae o monte de coisa que eu postei pessoal haha! Grato

    Computer Phantom
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Pow, ninguém vai me ajudar não?? :(

    mazza
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    é meio difícil dar "palpite", esse negócio de timbres é muito pessoal, os timbres de piano acústico do Kurzweil são muito bons, os timbres de piano elétrico do RD são melhores, tirando o timbre de piano acústico do RD-700SX que é imbatível, foi sampleado diretamente de um Steinway (é assim que escreve)?, então não vai ser uma unanimidade a escolha de qualquer um deles, a mecânica dos RDs dão de 10 a zero no Kurzweil, não conheço o PRO GEM, então é isso, mas não passa de "palpite" baseado em gosto pessoal.
    Boa sorte.

    sarpa
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Em seu lugar, se o orçamento permitir (como você mesmo disse), eu optaria pelo Roland RD-700SX que hoje, é o top em se tratando de pianos digitais.

    Todas as características você mesmo já pode comprovar, e ainda conta com um "drawbar organ" excelente, com o mesmo engine dos novos Roland VK.

    Tenho uma amiga que acaba de comprar um Roland RD-300sx, ainda não pude ir a casa dela para fazer um review, mas assim que houver a oportunidade, irei conhecer o equipamento.

    Esperando ter lhe ajudado,
    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br

    Luiz_sa
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Olha amigo, eu comprei um RD 300SX; Por não conhecer estes outros aqui que vcs citaram, eu já tive um Korg SG ProX, bom nos timbres, mas pesa 38Kg, as laterais são de madeira e risca tudo em transportes, além do peso exessivo, tive um Kurzweil Sp76, tem pouca sensibilidade nas teclas, bom, fico com o RD 300SX mesmo, excelente som de piano, leve para transporte(15,5 Kg) sabe como é aquilo de ensaiar e tocar pra lá e pra cá, este teclado tem o que a gente precisa: qualidade e praticidade, sem falar na bagagem da marca é claro:Roland, e dos outros timbres que vem.

    tecradu
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Comprou onde? Em São Paulo acha fácil esses RD's novos ?

    Luiz_sa
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Sim, vá na Teodoro Sampaio, ou na Sta Ifigênia, tem várias lojas que podem ter o RD, me parece ter acabado por estes dias, mas deve chegar novamente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Timbes de Pianos Elétricos