Banana Joe Veterano |
# mai/05
Pessoal, sou meio antigo com teclados e tenho muitas dúvidas sobre funcionamento do teclado com sistemas midi e algumas especificações de teclados.
E estava pensando se não seria legal criar um fix do tipo "Teclados for Dummies" fixo, com a maiorias das perguntas básicas dos usuários d Forum.
Que que vcs acham da idéia?
Aproveitando deixa fazer umas perguntas.
1 - Como funciona um modulo?
2 - Alguns teclados tem, outros não, o que é um sequenciador?
3 - Vi o Jordan Rudess usando pedal pra trocar de efeito, como ele faz isso? qq precisaria para usar pedal? qquer teclado poderia criar uma sequencia e ao pisar num pedal trocaria de som ?
4 - To pensando em comprar um kurzweil sp 76 e ouvi falar dos modulos e de que ele eh um bom controlador midi. QQ dá pra fazer com Midi?
5 - Através de Midi, vc consegue mais sons como um modulo? Como ?
6 - Pra uma banda rock nacional, com baladinha e alguns sons com guitarras pesadas o que seria melhor, um sp76, um psr 550 ou um Juno D? Ou é possível fazer uns sons bons com quer um deles. Seria mais sons de piano, aquele som de coral de fundo, e orgãos.
7 - Qual um otimo programa para partituras ou um site bom tipo o mysongbook.com mas para partituras e não com tablaturas?
Agradeço desde já e Abraços
Vladimir
Obs. Se não quiserem responder eu entederei, pq são muitas perguntas.
|
ROTTA Veterano |
# mai/05 · Editado por: ROTTA
· votar
Banana Joe
Vamos tentar. Espero correções/complementações dos colegas. Vou procurar usar poucos termos técnicos.
1 - Como funciona um modulo?
4 - To pensando em comprar um kurzweil sp 76 e ouvi falar dos modulos e de que ele eh um bom controlador midi. QQ dá pra fazer com Midi?
5 - Através de Midi, vc consegue mais sons como um modulo? Como ?
As perguntas acima estão totalmente relacionadas. Um módulo é basicamente um banco de timbres. Alguns módulos apresentam recursos adicionais, como sampler e sequenciador. O Roland JV-1080, por exemplo, possui os timbres da série XP da Roland. Os módulos são controlados externamente, seja por um PC/sequenciador ou por um teclado, na maioria dos casos por uma interfacei MIDI (cabo).
Percebi que a maioria das suas dúvidas estão nesta categoria, portanto sinta-se à vontade para perguntar mais. Tem gente aqui que manja mais sobre isto do que eu.
2 - Alguns teclados tem, outros não, o que é um sequenciador?
A grosso modo, poderíamos dizer que o sequenciador é um gravador. No entanto, o que ele grava são as seqüências MIDI que você toca em seu teclado. Por exemplo, geralmente você pode programar até 16 canais e gravá-los de forma independente. Existem muitas alternativas para edição, também. Atualmente, há uma forte tendência do sequenciamento passar para os computadores, mas muitos modelos ainda saem com o sequenciador incorporado.
3 - Vi o Jordan Rudess usando pedal pra trocar de efeito, como ele faz isso? qq precisaria para usar pedal? qquer teclado poderia criar uma sequencia e ao pisar num pedal trocaria de som ?
Não sei dizer ao certo, mas é possível atribuir controles e efeitos a um pedal. Provavelmente o que ele definiu foi isto. São inúmeras possibilidades, que dependem fundamentalmente da qualidade/capacidade do seu teclado.
6 - Pra uma banda rock nacional, com baladinha e alguns sons com guitarras pesadas o que seria melhor, um sp76, um psr 550 ou um Juno D? Ou é possível fazer uns sons bons com quer um deles. Seria mais sons de piano, aquele som de coral de fundo, e orgãos.
Os teclados que você citou estão em três categorias diferentes. Para evitar repetir informação, dê uma lida neste tópico que o assunto deve ficar mais claro.
7 - Qual um otimo programa para partituras ou um site bom tipo o mysongbook.com mas para partituras e não com tablaturas?
O Encore é muito popular, mas existem alternativas. Dê uma olhada nesta lista ou nesta outra para ter uma idéia das alternativas de software de produção MIDI.
Sei que fui supericial, mas os temas são realmente amplos. Além disso, se você tirar um tempo para navegar pelos tópicos do fórum, com certeza encontrará mais informações.
Abraços.
|