Apostila

    Autor Mensagem
    Adolfo Mendonca Jr
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Adolfo Mendonca Jr


    Olá... creio que para explicar o que está acontecendo este tópico pode ajudar.

    No começo do ano passado, elaborei um método experimental de estudo pra teclado. Não copiei nenhum trecho de livro, redigi cerca de 60 páginas (ainda está pela metade). De fora, só usei algumas imagens da internet. Muitas das técnicas ensinadas, inclusive, eu desenvolvi como auto-didata.

    Para testar se havia erros, ofereci o material no site www.Krocodillepop.com.br onde muitos amigos meus participam do fórum. Na mensagem em que eu oferecia o material eu pedia que em troca, os usuários "não repassassem o material para ninguém e que mandassem comentários e sugestões sobre o mesmo". Quase ninguém mandou comentários, mas para minha surpresa, 70 pessoas pediram o material e eu enviei.

    Recentemente, para minha surpresa maior ainda, descobri minha apostila no forum WALLA, indo totalmente contra o meu pedido e SEM OS CRÉDITOS DE AUTORIA! Quando soube que o mesmo era ligado ao CIFRACLUB, entrei aqui... então descobri que:

    - A apostila estava nos dois FTPS da Walla há um ano tendo sido baixada por talvez centenas de pessoas
    - O usuário Yanni540, que recebera pessoalmente de mim a apostila, já havia enviado a mesma para 165 pessoas
    - O usuário Vinícius Araújo havia copiado todo o material da minha apostila e disponibilizado num post (creditando a autoria ao Yanni540). Posteriormente, o Vinícius disse ter enviado para 110 pessoas
    - O usuário The Pianist havia enviado a mesma para 50 pessoas
    - Um outro site desconhecido havia disponibilizado minha apostila e creditado sua autoria ao usuário Yanni540
    - Um usuário do fórum (que se desculpou) havia disponibilizado em seu site uma das minhas aulas e assinado como autor. O texto foi visualizado por 400 pessoas.

    Por enquanto, que eu tenha ciência, essas são as pessoas que repassaram meu material. Ou seja, pelo menos umas 400 pessoas tem meu trabalho de meses (sem meu nome como autor) e podem ter editado, manipulado, usado para dar aulas ou inclusive tê-lo publicado/vendido (se a qualidade for tão boa quanto disseram)!

    Eu entrei em contato com o CIFRACLUB sobre o ocorrido e se prontificaram a tomar medidas perante o ocorrido.
    Todos se desculparam posteriormente mais de uma vez, apesar de que apenas o usuário Yanni540 se prontificou a pedir para quem baixou o material me contatar. Até agora, menos de 50 pessoas me contataram.

    No momento, tenho apenas 4 alunos e não ganhei nenhum centavo com essas 400 pessoas que usam meu material de aulas. E não desejo também. Só gostaria de preservar a apostila e ter controle de quem possui a mesma. Gostaria de lembrar que a posse de uma cópia não autorizada é considerada PIRATARIA de livro e é passível de processo e indenização, especialmente se usada de forma lucrativa (escolas de música, livros didáticos ou plágio descarado e revenda). Por isso:

    Confira se você tem a apostila que tem aulas como "Uso do ouvido para aprender músicas", "Análise harmônica", etc. Essa é minha apostila.
    Se você tiver, apague e solicite a versão PDF por email, que é mais difícil de ser editada e protege meus direitos autorais. Meu email é adolfo@iron.com.br

    Posteriormente, pretendo lançar o material (que está pela metade) em livro, mas preciso corrigir suas falhas, acrescentar mais conteúdo (só falta escrever) e faltam ilustrações. Se alguém puder me ajudar, me contate por email também.

    Dou aulas em Santos-SP e em São Paulo (dependendo da localização). Se alguém estiver interessado, é só me contatar por email. É diferente das aulas convencionais, como vocês puderam notar na apostila de aulas, que é apenas uma plataforma de consulta!

    Obrigado!

    Adolfo - adolfo@iron.com.br
    www.metaljam.net

    ROTTA
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Moderador
    · votar


    Adolfo Mendonca Jr.

    Muito triste ouvir tudo isto, sem a intenção de criticar pessoalmente ninguém (você é que teria o direito de fazer isto, se quisesse!). Infelizmente o que ocorreu ilustra bem o tratamento que o copyright tem em nosso país. Enfim, a grande maioria das pessoas sequer se questiona sobre a origem dos materiais que usam ou baixam da internet.

    Muito embora não tenha sequer visto o material (não estou entre os 400 citados por você), gostaria de colocar-me à disposição para auxiliar no que estiver ao meu alcance. Quem sabe revisão ortográfica e sugestões sobre redação? Interessa?

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Apostila