PSR x Disk Drive

    Autor Mensagem
    adhoniran
    Veterano
    # fev/05


    Olá a todos, adquiri recentemente um PSR-620 da Yamaha e observei um certo detalhe no que se refere à utilização de disquetes no equipamento.
    Como eu já constatei o equipamento é fabricado para trabalhar com Discos Flexíveis de 3,5" 2 Double Density de 720k, no entanto tenho utilizado Discos Flexíveis de 3,5" 2 High Density de 1440k.

    Bom, até aí tá tudo uma maravilha, pois o Yamaha formata o disquete numa boa e consigo utilizar o disquete sem problema nenhum no teclado, no entanto este mesmo disquete não consegue ser lido no meu PC (utilizo Windows 2000), ou quando consegue ser lido (algumas horas lê, outras não) não consigo utilizá-lo normalmente. Quando tento copiar alguns arquivos, sejam arquivos .STY ou .MID (ou qualquer outro formato) às vezes dá uma mensagem no Windows dizendo que o disco não pode ser lido. Os que consigo gravar no disquete geralmente utilizo normalmente no teclado, exceto se eu insistir na gravação quando o Windows diz que não pode gravar no disquete.

    O que eu desejo saber: os disquetes utilizados no Yamaha PSR-620 são mesmo impossíveis de ser usados transparentemente no PC?

    Eu terei que comprar disquetes de 720k 2 DD?

    Me falaram uma vez sobre algum programa da Yamaha específico para a leitura dos disquetes gravados no PSR-620 através do PC, portanto, tal programa realmente existe? Como ele se chama?

    Existe alguma possibilidade disso estar sendo provocado por desalinhamento do Disk Drive?

    Por favor, gostaria que aqueles conhecedores do equipamento ou conhecedores de engenharia eletrônica pudessem tirar essas dúvidas (pelo menos as mais relevantes).


    Obrigado

    Gutto
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    adhoniran
    O que eu desejo saber: os disquetes utilizados no Yamaha PSR-620 são mesmo impossíveis de ser usados transparentemente no PC?
    O PSR620 cria um travador no disquete qd gravado, para ser lido somente no teclado, ficando proibido vc reproduzi-lo no pc ou em outro tecaldo de outro modelo Yamaha, pois fazendo o mesmo, não só irá ter conflito com o disquete na leitura, como tbm vc irá estraga-lo por forçar uma leitura não permitida.

    Eu terei que comprar disquetes de 720k 2 DD?
    Não, pq estes disquetes não são mais vendidos, vc terá q simular o disquete de 1.44mb para 720kb.

    Me falaram uma vez sobre algum programa da Yamaha específico para a leitura dos disquetes gravados no PSR-620 através do PC, portanto, tal programa realmente existe? Como ele se chama?
    Pelo meu conhecimento, não existe, pois o sistema de drive disquete do PSR620 não foi invetado para trabalhar com pc, uma desvantagem deste teclado, o disquete foi acoplado ao teclado como uma forma de memoria extra, porém em pcs antigos, com drives de 720kb ele lê facilmente, nos pcs mais novos (até windows 98 ou ME) o maximo q vc pode fazer é formatar o disquete de 1.44 para 720kb, depois ele reconhecerá o disquete por um tempo no pc, mas logo logo ficará impossivel a leitura!!!!

    Existe alguma possibilidade disso estar sendo provocado por desalinhamento do Disk Drive?
    Não, o problema não seria este mesmo, o problema é com o sistema q o teclado cria no disquete em arquivos ocultos, q se forem apagados danificaram o disquete.

    Por favor, gostaria que aqueles conhecedores do equipamento ou conhecedores de engenharia eletrônica pudessem tirar essas dúvidas (pelo menos as mais relevantes).
    Não estou a nivel do seu apelo, pelo menos acho q não, mas espero ter ajudado!!!!

    Sucesso e Boa Sorte!!!!
    Vinícius Augusto - Gutto
    www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
    viniciusaugustomusic@hotmail.com

    adhoniran
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: adhoniran
    · votar


    Rapaz, você com certeza está ao nível do meu apelo, pois respondeu as minhas dúvidas com precisão e confirmou o que eu já tinha em mente. Muito obrigado. O único problema em meio a todo esse processo é a impossibilidade de transferir para o disquete os Styles que já possuo. Vou tentar utilizar o Linux para ler o disco e sempre criar uma imagem do disquete a cada disquete que eu inserir, assim, com sorte, quem sabe consigo encher um disquete? ;)

    Bem que eu comentei com um colega quanto a redundância da Yamaha em colocar um Disk Dive e um Cartridge Drive no mesmo equipamento. Ela queria "vender o peixe" dela, he he he... Se eles fornecessem total compatibilidade com o PC então ninguém compraria os ditos cartuchos.

    Valeu Gutto!!

    * Àqueles que tiverem mais sugestões que possam ser utilizadas na resolução desta inconveniência são bem vindos *

    Gutto
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    adhoniran
    O problema do PSR620, é q foi o primeiro teclado arranjador comercial da Yamaha com sistemas de disquetes e multimidia, ou seja, na realidade foi um teclado inventado para se conhecer o retorno de teclados arranjadores semi-profissionais e interativos para epoca. Foi o PSR620 q deu o inicio da marca de reconhecimento dos Yamaha com os PSRs 530-540-550-630-730-640-740-1000-1100-1500-2000-2100-3000-4000-7000-80 00-9000-9000Pro-Tyros. Se vc reparar, o PSR620 é u otimo teclado para ser usado como controlador midi de modulos e pc, agora se for compara-lo com o PSR630 por exemplo, verá q todos os erros cometidos pela Yamaha no PSR620, foram corrigidos no PSR630 como timbres, polifonias, edições, midi, programação de ritmo, compatibilidade com drive disk pc, to host pc, etc... Mas isos não significa que o PSR620 seja um teclado ruim, pelo contrario, é um otimo teclado para determinados tipos de trabalho.

    O único problema em meio a todo esse processo é a impossibilidade de transferir para o disquete os Styles que já possuo.
    Vamos resolver este problema...

    Em uma conversa com o amigo Sergio Paulo no topico http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/67874/p2 explicamos, como resolver este simples problema q vc tem.

    No primeiro topico, o caro colega Rogrm, reponder a uma pergunta do Sergio Paulo:
    P: alguem sabe se tem como troca o drive de disquete do PSR-620 pra um drive que seja compatível com o computador ?
    R: Não precisa trocar o drive, basta formatar o disquete com 720kB. Este recurso tem desde o Windows 98. Vá no Explorer, coloque um disquete no drive, clique como botão direito e selecione "Formatar". Na parte superior tem um tablet "Capacidade" e lá é só selecionar "3,5'', 720kB, 520 byte sectors". Aguarde a formatação e pronto. Vc já pode salvar midis e estilos no disquete e tocá-los no seu PSR.

    Em coplemento a resposta do Rogrm, eu comentei:
    ViníciusAugusto-Gutto:
    a explicação do rogrm está corretissina, porém no geral, os disquetes nao funcionam apenas vc formatando-os emm 720 kb pelo windows 98. Vc terá q colocar um adesivo no orificio do disquete que fica contrario a travam ou seja, mais ou menos assim:
    O buraco da trava é o buraco maior, q tem uma travinha, vc vai tapar com um adesivino o buraco q fica do utro lado do disquete e feito isso, vc vai formata-lo e assim poderá executar o seu disquete no teclado.

    OBS: após usado no teclado os disquete, depois de um periodo minimo ele nao será mais reconhecido no computador, entao evite de executa-lo no pc e em outros teclados, patra nao estraga-lo

    Em mais complemento de resposta, o amigo Yani540 conclui:
    Alem do que disseram os colegas acima, a formatação deve ser completa (fisica) e não a rápida. Na hora de transferir os arquivos para o disquete formatado para 720KB, o computador começa a travar então vc dar um "enter" que será completada a transferência.
    Os styles serão reproduzidos no seu teclado normalmente. Mas e os MIDIS? Não conseguem ser reproduzidos. Porque?
    O problema pode ser o formato MIDI no qual foram gravados os arquivos que vc tenta usar. Alguns teclados somente conseguem reproduzir o formato "O" e outros, o "1" (caso mais raro). Verifique os arquivos que são baixados para determinar o seu formato.
    _____________________________________________________________

    adhoniran
    Espero ter ajudado mais uma vez com meus posts, boa sorte e sucesso!!!
    Vinícius Augusto - Gutto
    www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
    viniciusaugustomusic@hotmail.com

    emanuel macedo
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    formatar disquete para 620 ...dicas somente pelo ´´DOS...720 KB ...feixar janelinha que não e a da trava...e não existe este poblema do teclado não reconheçer a formatação...pois todos que eu formatei comtinuam em ordem...não tente formata sem tampar a janela pois danificarar o disquete...

    gustavohenrique
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Gutto
    a trava deve ser colocada antes ou depois de formatar no computador?

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # out/05
    · votar


    hahahaha, o "Gutto" (com dois T, gay ou não?? ) deu uma saída e já volta.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/05
    · votar


    mais uma vez o V.A. gutto falando merda e dando uma de consultor

    primeira -
    O PSR620 cria um travador no disquete qd gravado, para ser lido somente no teclado, ficando proibido vc reproduzi-lo no pc ou em outro tecaldo de outro modelo Yamaha, pois fazendo o mesmo, não só irá ter conflito com o disquete na leitura, como tbm vc irá estraga-lo por forçar uma leitura não permitida

    como o emanuel macedo respondeu é só formatar o diskete colocando uma etiqueta na janela antes

    segunda -
    O problema do PSR620, é q foi o primeiro teclado arranjador comercial da Yamaha com sistemas de disquetes e multimidia o primeiro teclado arranjador com disquete foi o psr 600 (o qual tenho um) e o que seria multimidia????? eu entenderia multimidia algum teclado com diskete, zip, hd, cd-r, entrada mic e line, video out .....

    terceira-
    o PSR620 é u otimo teclado para ser usado como controlador midi de modulos e pc
    e que pensava que o a33 era +/- .... e

    quarta-
    Foi o PSR620 q deu o inicio da marca de reconhecimento dos Yamaha com os PSRs tenha psr a um grande tempo atras deste modelo, mas talvez o 510 que deu um up mas ouve bastante reconhecimento tb com os psr 47/48 e 400/500

    quinta-
    o sistema de drive disquete do PSR620 não foi invetado para trabalhar com pc
    o disquete foi acoplado ao teclado como uma forma de memoria extra
    e eu que pensei que isso era só problema do meu d-20 e do meu 01/w... hehe...

    sexta-
    o problema é com o sistema q o teclado cria no disquete em arquivos ocultos, q se forem apagados danificaram o disquete.
    nunca mais uso a lixeira do computador...


    Por favor, gostaria que aqueles conhecedores do equipamento
    Não estou a nivel do seu apelo, pelo menos acho q não,
    mas no final é uma pessoa humilde

    coidloko
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Programa para quem tem XP e não consegue formatar disquete em 720kb.
    Com o ALKONOST vc formata em varias capacidades

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a PSR x Disk Drive