curiosidade!!!!!!!

    Autor Mensagem
    Kennedy Bituba Israel
    Veterano
    # fev/05


    gente, olha estou querendo aprender mais sobre harmonia funcional.
    e veja só toco em banda, sempre procurando aperfeiçoar mais minhas tecnicas meus estudos sobre harmonia, escalas, musica em geral. mais vejam só cheguei uma conclusão que não basta simplesmente vc ter o conhecimento individual para se tocar com uma banda, tipo vc tecladista tocando com uma banda que tem contra baixo, guitarra, violão, bateria entre outros instrumentos, jamais posso fazer uma nota grave porque assim atralharia a função do contrabaixo, tipo como por exemplo ao inves de usar um segunda usar uma nota, uma quarta um decima primeira, tipo justamente para não atrapalhar o andamento dos outros instrumentos.
    bem pessoal sei algumas coisinhas, mais tipo já que aqui só tem gente fera queria uma dica de vcs, sobre esse assunto relacionado a harmonização com uma banda.

    bem gente desde já estou grato a todos
    Kennedy Bituba Israel
    kennedybituba@hotmail.com

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Kennedy Bituba Israel
    Eu tenho aqui um excelente material sobre Harmonia Funcional. Se você quiser, eu posso fazer um .pdf e te enviar pelo MSN :-)

    ROTTA
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Kennedy Bituba Israel.

    Uma das coisas que pode por uma banda inteira a perder é o excesso de virtuosismo por parte de todos os seus integrantes. Pior ainda se o cidadão não for virtuoso. :-) Não estou dizendo que o sujeito deva ser medíocre. Pelo contrário. Refiro-me às situações tão comuns em banda iniciantes onde todos querem "dar um show", sem se preocupar com o conjunto das coisas.

    Qualquer atividade em grupo (inclusive as bandas) exige equilíbrio. Grupos onde todos são muito iguais nunca resultam em grandes realizações. Estou viajando um pouco no tema...

    Voltando ao teclado, acho que o teclado deve ter uma função clara na música e, se for bem executado, será fenomenal. O exemplo que você deu sobre as "notas graves" vai nesta linha. Por outro lado, regras são feitas para serem quebradas. O The Doors, por exemplo, que não tinha baixo em sua formação, acabou criando um estilo de harmonia bastante dependente dos teclados de Raymond Manzarek (esse cara é bom!).

    Enfim, a boa técnica musical só será útil se for necessária e bem utilizada.

    Abraços.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Pois é, o Marco tocou num ponto legal ao dar o exemplo do Ray Manzarek. Acho que deve rolar um lance de personalidade. Ao inves de se preocupar apenas em nao atrapalhar os outros instrumentos, busque o seu proprio espaço (sem fazer que isso vire uma zona, e sem virar um egocentrico insuportavel, claro), mas faça o teclado ter uma cara dentro da banda, meta as caras mesmo, faça coisas que só vc pode fazer com os seus teclados, e se a musica ou o estilo da banda nao permitirem isso, seja um team player, dê peso na musica, etc. O negocio eh nao ter medo, vc ta ali pra tocar, e a sua presença ( e a do seu instrumento) tem que fazer a diferença. Outro exemplo eh o Jon Lord, o que seria do Deep Purple se ele nao tivesse colocado os teclados pau a pau com as guitarras do Blackmore? Claro que o cara eh foda, mas eh um exemplo a ser transposto pra nossa realidade.

    Desculpe se fugi do assunto do topico, mas quis apenas deixar um ponto de vista dentro do ponto de vista. :-)

    Abraço a todos.

    abararil
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Eu tenho aqui um excelente material sobre Harmonia Funcional. Se você quiser, eu posso fazer um .pdf e te enviar pelo MSN :-)

    mano_a_mano

    Se vc puder enviar esse material para mim, ficaria muito agradecido. Meu MSN é: alessobrinho@hotmail.com

    ricardo471
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    mano_a_mano
    Também gostaria de receber esse material.
    Meu email é: rhi_471@yahoo.com.br

    Obrigado

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Cara...se rolasse essa de não poder tocar uma nota pq atrapalha outro instrumento, não existiria música. Música é livre. Qualquer coisa que você fizer vai ter um jeito de escrever e/ou harmonizar.

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Ken Himura
    Exatamente... Vejam o exemplo desta banda gaúcha de progressivo: Apocalypse

    http://planeta.terra.com.br/arte/closeto/principal.html

    Kennedy Bituba Israel
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Ken Himura
    RAPAZ, NESTE PONTO DESCORDO TOTALMENTE DE VC, CONCERTEZA MUSICA É LIVRE MSI NÃO PARA UMA BANDA COMPOSTA POR VARIOS INSTRUMENTOS, TIPO VC TIVER TOCANDO SOZINHO ATÉ QUE VAI, MAIS TIPO COM UMA BANDA É BEM DIFERENTE, A BANDA TEM QUE TER ENTROSAMENTO E COMBINAR O QUE CADA UM VAI FAZER, PO VC IMAGINA SÓ EU FAZENDO UM ARPEJO EM Cmaj, E O GUITARRISTA FAZENDO O MESMO TIPO VAI SER HORRÍVEL MAIOR EMBOLO, TIPO PRA ISSO EXISTE O DUETO, E AÍ POR DIANTE
    MAIS É ISSO
    FLW AMIGO
    KENNEDY BITUBA ISRAEL

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    no caso dos acordes G/B vc nao precisa fazer o baixo pq o baixista faz... as setimas vc pode fazer... e as guitarras nao... pra diferenciar... se todos colocarem a 7 fica estranho... entao no caso soh o teclado daria as setimas.... fica um negocio mais limpo...

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Ken HimuraConcordo com
    Kennedy Bituba Israelneste ponto.Mesmo q a música seja o mais livre possível, temos q lembrar q existe um público alvo q devemos agradar ao máximo.E esse público(ñ me refiro a músicos) ñ se preocupa, na maioria das vezes, com o q vc pretende passar na música, mas sim com a sonoridade e qualidade da música.E para conseguir uma boa sonoridade e qualidade, temos q seguir certas regras.
    Ao menos q vc pretenda criar seu estilo e agradar seu próprio público q, com certeza ficaria muito restrito.

    rodrigo_c_g
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    mano a mano e abararil

    não tenho msn por isso pesso que me envie para o meu e-mail
    que é rodrigog3@pop.com.br

    e tambem dizer que estou aprendendo muita coisa topico

    rodrigo_c_g

    leandro rodrigues
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    MANO_A_MANO GOSTARIA TAMBEM DE RECEBER ESSE MATERIAL DE HARMONIZAÇÃO,AGRADECERIA MUITO SE VOCE ME MANDASSE PARA MIM MEU MSN É:LEANDROPISSAIA@HOTMAIL.COM.BR,MUITO OBRIGADO

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a curiosidade!!!!!!!