SmdCarvalho Veterano |
# fev/05
Olá amigos, sabemos que o CAMPO HARMONICO MAIOR, pode ser definido como, I7+ - IIm7 - IIIm7 - IV7+ - V7 - Vm7 - VIIm7-5 - , pergunto: como harmonizo uma musica que esteja numa tonalidade menor , um Am por ex: (VIm - eolio, sexto grau, o relativo no tom de DO) qual seria p.ex: o V7 dessa tonalidade Am, E7?. Ou qual seria o IIIm7 (frigio, terceiro grau) desse mesmo Am? C#m7? Duvida lançada, aguardo notas esclarecedoras, abraços.
|
mazza Veterano |
# fev/05 · Editado por: mazza
· votar
SmdCarvalho
Para harmonizar uma música na escala menor vc possui três opções: a escala menor harmônica, a menor natural e a menor melódica.
Sem entrar em detalhes sobre cada uma, você pode harmonizar da seguinte forma:
Menor harmônica
Im(7M) - IIm7(b5) - bIII7M(#5) - IVm7 - V7 - bVI7M - VII°
Menor natural
Im7 - IIm7(b5) - bIII7M - IVm7 - Vm7 - bVI7M - bVII7
Menor melódica
Im(7M) - IIm7 - bIII7M(#5) - IV7 - V7 - VIm7(b5) - VIIm7(b5)
Normalmente, os acordes mais utilizados são:
Im7 - IIm7(b5) - bIII7M - IVm7 - V7 - bVI7M - VII° e bVII7
A função harmônica dos acordes acompanha as mesma da tonalidade dominante, ou seja:
I - Tônica
II - Subdominante (meio forte)
III - Tônica (Fraca)
IV - Subdominante
V - Dominante (Fraca)
VI- Tônica (fraca)
VII - Dominante (meio forte)
Então, na tonalidade de Am, poderia ser esse o campo harmônico utilizado:
Am7 - Bm7(b5) - C7M - Dm7 - E7 - F7M - G°
portanto, o V7 estaria correto como E7, como acorde diatônico da tonalidade de Am, porém o IIIm7, pertencente à função harmônica da escala maior, é substituído pelo bII7M, daí o uso do C7M, entendeu? o uso do C# descaracterizaria o uso da escala menor, pois seria a terça maior do acorde.
acho que é isso, se estiver errado por favor alguém corrija.
|