Mão esquerda no Hammond.

    Autor Mensagem
    Siul
    Veterano
    # jan/05


    Que a mão direita faz solos imensos, eu sei. E a esquerda, o que faz? Acordes parados? Como acompanhar uma banda tocando órgão. É só com acordes parados? E se o organista estiver se apresentando sozinho, como ele vai se apresentar?

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Mr_Mojo_Rising
    · votar


    Com hammond de verdade, com a mão esquerda vc muda os registros das drawbars, habilita/desabilita a percussão, aciona a leslie, o chorus/vibrato e demais controles, e ainda faz os glissandos e outras técnicas caracteristicas deste instrumento (aqueles "tapinhas" que tornam o som de um cara que manja parecer tão funky são outro exemplo). Dependendo da ocasião, ainda pode oitavar o baixo, ou ainda fazer a linha de baixo na parte grave do manual inferior (especialmente se for um daqueles "combos" de acid jazz que não tem baixista).

    Num patch de hammond de sintetizador, vc usa a mão esquerda para dar as variações, a leslie, overdrive, e tudo aquilo que for possível de teclado para teclado. As técnicas (as técnicas, não o som) de tocar são as mesmas, variando o que vc vai fazer de acordo com a música, o estilo, o espaço que o hammond tem na banda, e principalmente o bom senso.

    Ou seja, a mão esquerda trabalha tanto ou mais que a mão direita no orgão.

    Num sei se ajudei, se soube explicar direito (tudo de acordo com aminha experiencia propria e o que ouço dos meus idolos tocando), mas acredito que é por aí.

    [ ]'s.

    Ric
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Então: Como havia sugerido antes pelo Mr_Mojo_Rising, vou fazer um review deste show logo mais, mas adiantando:
    Vi o Daniel Latorre com seu trio de Acid jazz: Hammond Grooves tocando num B3 completo!

    A mão esquerda hora fazia acordes e os pedais o baixo
    hora os dois faziam os baixos; uma parte na mão e outra no pé.

    Fiquei impressionado na dificuldade disso, mas achei uma puta aula de Hammond. Me deu uma noção real de como tocar o Instrumento e até como ouvir alguém tocando Hammond. Vendo ele tocar até parece fácil... víiiiixi!!!
    fiquei bem pertinho do Hammond e observei também que a registração da mão esq variava de acordo com o tipo de baixo que ele fazia (mais Jazzy ou mais Funk, por exemplo). E usava os presets do órgão para alterar entre partes com acordes. IMPRESSIONANTE! Na noite que fui Ver o Show estavam lá alguns baixistas conhecidos tb professores de escola de música pagando pau para os baixos do Latorre. Muito bom! Fora o show à parte do melhor batera do Brasil: Paulo Zinner e da guitarra Jazz do Bina!!!! que noite! Não vejo a hora de ir no show novamente.

    Falou!

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Num órgão tubular, o organista faz a melodia com as duas mãos e o baixo com os pés.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Putz Ric, vou ter q ir no proximo... Deve ter sido o bicho mesmo... Esse esquema dos baixos eh muito dificil, quem ja tentou sabe. Uma vez vi uma entrevista do Joey DeFrancesco (um dos maiores nomes do Hammond no jazz atualmente, até o Jimmy Smith pagou pau pra ele) em que perguntavam como ele fazia os baixos soarem tão fortes e tão funky, sendo que ele usava a mão esquerda fazerndo o "walking" e os pedais simultaneamente. Ele respondeu que deixava os registros dos pedais tão graves, mas tão graves que quase não se distinguia as notas. Aí, simultaneamente com cada nota da mão esquerda, ele tocava com o pé em qualquer nota do pedal, aleatoria mesmo. E isso era o que dava o tal corpo monstruoso pras notas de baixo dele. Como pode-se ver, até os mestres dão "migué"... rs

    Abraço, valeu pelo review.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Galera, estou com uma dúvida: no Hammond B3 tem como fazer split? Procurei nos tópicos mas não achei...É que eu estava vendo uns vídeos, e aquele Tony Monaco faz o baixo no Lower, mas faz também os acordes. Até aí, tudo bem, mas fiquei intrigado com uma coisa: o baixo está com um som mais alto do que os acordes, sendo que os dois são feitos no Lower. É alguma programação que ele fez nos Drawbars, ou é split mesmo?
    Estou com essa dúvida, pois procuro a melhor configuração para tocar o B4, da native, e tenho dois teclados, em um deles, o SP 76, divido os canais midi, de um lado pedal, do outro, Lower. Enfim, é isso, quero poder utilizar o B4 da maneira original, quem puder me ajudar, até mesmo falando como faz essas divisões, agradeço.
    Abraços.
    Mauro.

    kevinmoore
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Mauro Lacerda

    nem tem não...
    vc tem uma registração pro lower e outra pro upper, de 9 drawbars cada...
    e tem 2 drawbars pro pedal ( esqueceu? )

    isso aí é "truque" de drawbar...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    kevinmoore

    Valeu, é o que eu achava, mas não tinha certeza.
    Abraços.
    Mauro.

    gustavocp
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    A maioria dos organistas de jazz que eu vi usam a mao esquerda pra fazer as linhas de baixo. Geralmente os grupos que tem orgao no jazz nao usam baixo de cordas, e sim usam a parte grave do lowermanual pra fazer o som do baixo.
    E tambem, o que engana muita gente eh achar que a linha toda de baixo eh feita usando os pedais. O que tipicamente a gente ve eh eles usando o pedal pra dar aquele efeito de percussao (como se fosse o 'pluck' do baixo de cordas) no comeco das notas da mao esquerda. Podem ver os videos do Jimmy Smith, ele nao faz o baixo com o pedal... Ele usa o baixo pra auxiliar o que ele faz com a mao esquerda.
    Na parte superior do teclado de baixo eles usam pra fazer o que chamam de 'comping'. Quando a guitarra ou o saxophone estao solando o organista usa o teclado de baixo (a parte superior do teclado de baixo) pra fazer acordes e colocar cores a mais na musica.
    Agora, no rock eh dificil fazer as linhas de baixo com o hammond, entao nao eh dificil ver os tecladistas usarem soh o manual superior do hammond.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Galera, eu estou com duas dúvidas: primeiro, Kevinmoore disse que existem dois drawbars para os pedais. Como é isso? Dois jogos de drawbars? Eu sempre estranhei o Hammond ter tantos jogos de drawbars, nunca entendi direito, acho que são 4 jogos, se alguém souber, me explique, please...
    Segunda dúvida: quando você escolhe uma registração, os drawbars não se mexem, não é mesmo? Então, se você quer alterar algum harmônico de uma registração, se por exemplo quando você mudou a registração, e o harmônico 16 está no nível 8, quando você quiser diminuir ele, ele dá um salto para cima(pula para o nível 8) antes de começar a diminuir, ou só altera quando chega na registração?
    Acho que não consegui explicar...
    Harmônico 16, no nível 8. Mudo para outro present, que tem o harmônico no nível 4. Se eu quiser alterar esse harmônico, quando começar a abaixar o nível dele, ele apenas terá efeito a partir do nível 4 ou ele sobe até 8 e aí sim começa a baixar?

    Se alguém entendeu a salada que eu fiz, e puder me ajudar, eu agradeço, tou pensando em trocar meu SP em um tokai, e gostaria de saber esses detalhes, porque quero executar ele da maneira original, como um B3, e não utilizar recursos que facilitam a vida, mas desvirtuam o instrumento...


    Abraços.

    gustavocp
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Em um Hammond eletromecanico como o B3/C3/A100 etc a posicao fisica das drawbars eh exatamente igual a registracao que tu vai ouvir...
    Existem 9 drawbars para a registracao do manual superior, duas drawbars pra controlar a registracao do pedal, e mais 9 drawbars pro manual inferior.

    No caso dos emuladores de Hammond que tem soh um set de 9 drawbars (geralmente no lado esquerdo do teclado) como o XK-1, eu sei que podemos ter o caso da posicao fisica das drawbars estar diferente da registracao do som que estamos tocando. Sendo assim, quando eu mudo uma drawbar, ele pula pro registro fisico. Mas o unico registro que muda eh o da drawbar que tu alterou; as outras drawbars nao mudam e permanecem com o som que t estava tocando, mesmo que a posicao das drabars fisicas nao correspondam com a registracao que tu esta tocando.
    Isso eh uma das poucas coisas que eu nao gostei sobre o modo que o TX-5 opera, que se tu mudar uma drawbar o som pula todo para aquele representado pela posicao das drawbars fisicas.

    Eu nao sei se me fiz compreender. Hammond por mais simples que seja a ideia de geracao do som tem uma infinidade de conceitos e possibilidades. E eh isso um dos motivos do porque eh tao versatil.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Poxa, gustavocp, valeu...
    Eu já estava tentando saber sobre isso a bastante tempo, era uma coisa que me intrigava... São pequenos detalhes desses que fazem a diferença!
    Os 4 jogos de drawbars também me intrigavam... Pra que 4, se só tem o superior, o inferior e o pedal? Massa... Só não sei ainda pra quê dois jogos para o pedal...
    Eu sempre tentei ver se quando alguém mudava um registro no B3, os drawbars se moviam, mas nunca consegui perceber isso. Isso sim é ser eficiente, oooooo instrumento loco...

    Valeu pelas informações.
    Abraços.

    gustavocp
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Perai, o que tu quer dizer com "mudar o registro no B3"?

    gustavocp
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Mudar a registracao pra mim eh falar das drawbars...
    Se tu ta falando dos presets (as teclas de cores invertidas pretas e brancas) ai eh diferente.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Não, eu falo de você mudar um present nas teclas invertidas e os drawbars mudarem... é isso que eu estou tentando entender. Porque você muda um present, e mudam os registros dos drawbars. Não entendi se essa mudança é física (os draws mudam de lugar fisicamente) ou se é apenas interna essa mudança, e quando você vai mudar algum draw se ele dá um salto ou se a alteração começa apenas no momento em que chega no registro... Eu sei qual é minha dúvida, mas não consigo explicar...
    Você fez uma registração legal, tá usando ela de boa. aí, quer mudar para algum present rápido, por exemplo o 2, no meio da música. Aí, você quer fazer uma mudança nos drawbars, mas será que eles ficaram fisicamente no registro inicial ou eles mudam fisicamente para as posições que são do registro 2?
    Acho que eu só complico...
    Valeu pela paciência haahahaha

    Abraços.

    Música de Preto
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Mauro Lacerda
    Era exatamente a minha curiosidade. Eu acho que no B3 não existe preset. É um instrumento eletromecânico - eu acho. Se fosse digital eu acho que o melhor era os drawbars se mexessem sozinhos - vide mesas digitais. De fato eu não sei o que acontece, mas estou esperando alguém dizer e resolvi perguntar, pra que servem as teclas invertidas nas cores?

    AUTOBOT
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Música de Preto
    pra que servem as teclas invertidas nas cores?

    Presets!!! =)

    Música de Preto
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Presets? Eu aperto aquela tecla preta e o órgão vai se ajustar sozinho? Num instrumento analógico? Como? O drawbar se mexe? Oh, quantas questões... estou atordoado...

    Eu aperto... como se eu tivesse um B3 em casa...

    Música de Preto
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    No reply! Bad, bad server! No donut for you!

    johnny_floripa
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Pelo que li:

    Existem 4 jogos de drawbars em um B3 normal (fora as 2 drawbars dos pedais). São dois jogos para cada manual (upper e lower).

    Então, os presets são isso mesmo, presets. Cada uma das teclas pretas entre dó e lá representa um preset fixo (fixo mesmo, configurado com fios e parafusos em um painel traseiro), ou seja, as drawbars não respondem nesse caso. As teclas invertidas Sib e Si são diferentes. Cada uma representa um jogo de drawbar de cada manual, ou seja, quando eu seleciono o preset Sib eu posso alterar as drawbars correspondentes a esse preset, e o Si representa o outro jogo de drawbars. Assim, posso ficar alternando entre os dois jogos de drawbars durante a música.

    gustavocp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    johnny_floripa

    É isso aí... :-)

    Música de Preto
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    johnny_floripa
    Obrigado, irmão! Outra coisa interessante, pura curiosidade, mas interessante. Posso estar errado, mas os harmônicos que adicionamos - as barras - não são drawbars. Drawbar na verdade é o conjunto completo, concordam?

    gustavocp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    São sim... 1 drawbar, 2 drawbars... E com aquelas 9 drawbars temos um conjunto de drawbars (seja lower ou upper).
    Tanto que dizemos que temos duas drawbars para a registração do pedal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mão esquerda no Hammond.