| Robson Luís Veterano
 | # dez/04 · Editado por: Robson Luís · votar
 
 TriTz, conheço o K5000S.
 Realmente a programação de fábrica não convence muito (com exceção de uns poucos patches). Porém, com um pouco de paciência e criatividade, pode-se tirar sons excelentes dele. A programação de síntese aditiva não é muito fácil, já que você pode programar cada um dos 128 formants separadamente (uma maluquice total, principalmente se for programar direto no painel do K5000, pois o número de parâmetros é grande e tudo multiplicado por 128 !).
 
 O ideal é usar utilitários que auxiliam na programação e/ou baixar sons prontos da internet.
 
 No site da Kawai (www.kawaius.com) tem vários patches e atualizações do sistema operacional.
 
 Com relação à mecânica do teclado, acho muito boa a do K5000S. É do tipo sintetizador (teclas semi-pesadas), mas muito boas de tocar.
 
 Coisas que acho que faltam no K5000: mais ROM-waves (além da síntese aditiva você pode usar alguns samples da ROM), saída digital S/PDIF ou AES/EBU e efeitos mais convicentes.
 
 De 0 a 10, daria nota 9 no conjunto. Resumindo: é um excelente instrumento, infelizmente muito pouco divulgado (mesmo na época do lançamento, em meados de 1997).
 
 Consulte o site oficial (www.kawaius.com) e busque no Google (www.google.com) que você vai encontar muita coisa interessante sobre a linha K5000*.
 
 Link direto para a página de download da Kawai:
 http://www.kawaius-tsd.com/pages/downloads.html
 
 Abraços e boa sorte!
 
 
 |