sarpa Veterano |
# out/04
· votar
Rocking, polifonia é o número de sons que o teclado/módulo/sintetizador pode tocar ao mesmo tempo.
Vamos exemplificar:
Digamos que você tenha um teclado que tenha 64 vozes de polifonia. Então, ele conseguirá reproduzir apenas 64 sons ao mesmo tempo. Se você tocar 70 notas ao mesmo tempo (isso inclui peças de bateria, etc, etc, etc) 6 desses sons certamente serão cortados, pois o teclado só suporta 64 vozes.
Mas existem equipamentos com até 256 vozes, ou seja, nenhum som será cortado dele.
As drawbars são caracteríscas do famoso organ Hammond.
Elas são baseadas em "tone wells" que modificam o timbre em tempo real, como num sintetizador, só que o organ é um eletromecânico que surgiu bem antes dos sintetizadores.
As drawbars são barras que, seguem uma "métrica" meio que "padronizada".
Ao tocar num Hammond (ou num simulador que possua drawbars) e movimentar as drawbars, você percebe que o timbre vai se modelando, mudando.
As barras aumentam o seu valor quando você as "puxa" em sua direção, e diminuem seu valor quando as "empurra" para dentro do gabinete.
Imagine que todas as barras estejam em 0 (zero). Quando voc^estiver tocando, o som sairá muito baixo ou praticamente, não sairá.
Ao aumentar o valor da primeira barra (da esquerda) um som mais "lodo", mais grave será produzido. É como se fosse um equalizador. Quando mais à direita, mais agudo você vai colocando, tirando e/ou modelando no som, em tempo real.
É basicamente isso...
Se alguém souber de algo mais técnico em relação às drawbars, por favor, deixe sua mensagem aqui.
Visite o site www.hammond.com.br você terá maiores informações sobre os organs hammond.
Esperando ter lhe ajudado,
Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.juninhosarpa.com.br
www.juninhosarpa.com.br/fotolog
|