Faculdades...

    Autor Mensagem
    sarpa
    Veterano
    # ago/04


    Olá galera das teclas!
    Boa noite.

    Primeiramente, gostaria de pedir desculpas pelo OT (off-topic), se bem, quem tem até uma certa relação ao fórum, mas enfim, é o seguinte:

    Estou no 2º ano de Tecnico em Sistemas de Informação (informática), estudo linguagens de programação comerciais (C++, Pascal, Delphi), científicas (Java), para web (css, javascript, asp, PHP, mySQL) além de publicidade e várias outras matérias.

    Ano que vem, começam apertar as coisas para faculdade, etc.
    Ao contrario do que muitos poderiam pensar, eu não penso em fazer faculdade de música... hehehe. Pretendo seguir no ramo da informática, mas me especializar em algo relacionado à áudio. Sabe?

    Eu tenho emprego garantido quando acabar de me formar em Tecnico, com uma empresa que presta serviços à Petrobrás, e à outras empresas até internacionais, e multi-nacionais.
    Esta empresa de programação é de um amigo meu, e ele me garantiu que assim que eu me formar, eu já estarei empregado com ele.

    Mas eu tenho certeza de que, eu estando lá, trabalhando, programando, os meus pensamentos estarão completamente direcionados ao studio, à música, etc... Portanto, eu gostaria de fazer uma faculdade que já abordasse este assunto.

    Este tópico, se resume no seguinte:
    Alguém conhece alguma faculdade aqui no Brasil (se for no estado de SP, melhor ainda) que tenha algum curso que relaciona informática à áudio?
    Como por exemplo "Áudio e Tecnologia"... Alguma faculdade que é direcionada à studios, não só de áudio como de televisão...
    "Áudio e Tecnologia", "Engenharia de Áudio", "Musica Computacional"... sei lá! Algo nesse sentido.

    Estou procurando algum curso neste patamar.
    Se alguém souber de alguma faculdade que se encaixa nas descrições que passei, por favor, poste aqui.

    Desde já obrigado,
    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog
    www.musicalpoint.com.br

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    sarpa
    você faz sistemas de informação aonde??

    sarpa
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    FáBiO LiOnE estudo no colégio Poli-Tecnico Bento Quirino, unidade II em Campinas - SP.

    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog
    www.musicalpoint.com.br

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    sarpa
    legal...eu faço ciências da computação!...e não conheço uma faculdade com esse perfil que você quer!

    sarpa
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    FáBiO LiOnE, hmmm... eu até pensei em fazer ou Ciência da Computação ou Análise de sistemas. Mas ainda prefiro algo relacionado à áudio, que é mais ainda a minha praia.

    Áh, já que tocamos no assunto, gostaria de fazer uma pergunta que sempre me acompanhou:
    Qual a diferença de "Engenharia da Computação", "Ciência da Computação", "Análise de Sistemas" e "Sistemas de Informação"?

    Pelo que imagino que seja, é o seguinte:
    Engenharia da Computação - Mais direcionada à parte de Hardware, redes, etc...

    Ciência da Computação - E mais a parte matemática da coisa. Programação "à fio" mesmo.

    Análise de Sistemas - Seria +/- uma "pré-produção" de um sistema. Trabalha mais com a parte de idealização.

    Sistemas de Informação - Algo mais comercial. Destinado ao lado comercial da informática.

    Estou certo nessas conclusões?

    Se eu acertei, eu faria ou Análise de Sistemas, ou Engenharia da Computação...
    Mas ainda prefiro procurar algo relacionado à "Engenharia de Áudio".

    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog
    www.musicalpoint.com.br

    Bico
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    sarpa
    Alguém conhece alguma faculdade aqui no Brasil (se for no estado de SP, melhor ainda) que tenha algum curso que relaciona informática à áudio?

    Já ouvi falar que em SP existe o curso Engenharia Acústica, mas não sei se é bem isso, pq como eu moro em BH e a única certeza que eu tinha era que aqui não tem esse curso, nem procurei saber mais. Mas pesquisa aê...

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    sarpa
    está certinha sua definição

    sarpa
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Já ouvi falar que em SP existe o curso Engenharia Acústica

    Será que você consegue pelomenos mais alguma informação pra mim com relação à este curso Bico? Se conseguir, ficarei muito agradecido.

    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog
    www.musicalpoint.com.br

    Bico
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    sarpa
    Ih, cara... Eu realmente não sei nada sobre o tal curso. Só tenho essa informação vaga pq um conhecido meu, sabia que eu gostava de música e já que eu iria prestar vestibular ele me falou algo do tipo.

    Ele disse que é um curso novo e q os profissionais da área são muito requisitados, pois não existe muita gente nesse ramo específico. Ele me disse que o curso tem é em São Paulo...

    Eu não sei ao certo em q o cara q se forma nisso pode trabalhar, mas acredito q tb possa ser o q chamam de sound designer, saca? Ou engenheiro de som q trabalha junto com produtores e tal... Sei lá! Mas agora eu tb fiquei curioso e vou procurar saber mais. Aí, se eu tiver informações mais relevantes, eu coloco aqui! Falou!

    Eder Rodrigues
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    sarpa,

    A Faculdade de Tecnologia e Ciências (Bahia) oferece uma Pós-graduação em Engenharia de Som e Acústica (http://www.ftc.br/espec_interna2.asp?cod=81).

    Mas graduação mesmo (faculdade) acho que você não vai encontrar... O ideal é você fazer alguns destes cursos "normais" como Sistemas de Informação (eu fiz este), Engenharia Elétrica, Ciências da Computação etc. e depois você faz a especialização em Engenharia de Som e Acústica... mas é só a minha opinião...

    Abraços,
    Eder Rodrigues

    jpsamara
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Mega post(OT):

    sarpa,

    Vamos as diferenças(pelo menos é assim que eu vejo o assunto):
    Ciência da Computação: Trata dos fundamentos teóricos e alguns práticos da programação de computadores. Você aprenderá muitos algoritmos, análise de algoritmos, grafos, problemas clássicos, estrutura de dados, algoritmos, grafos, algoritmos, grafos... etc :) Mais voltado à programação.

    Engenharia Elétrica com enfase em computação(Eu faço esse curso na Usp e me formo ano que vem)/ Engenharia da Computação: As duas são parecidas. Voltada mais para a soluções de problemas (engenharia) de natureza computacional, para diversas aplicações. Vc aprende um pouco de programação e de hardware(no meu caso a carga de hardware é maior), mas está mais voltada para a entrega de soluções ao cliente. Exemplo de matérias: Fundamentos da eng. da computação, estatística, economia, contabilidade, calculo, algebra linear, calculo numerico, fisica, quimica, mecanica, resistencia dos materiais, mecanica dos fluidos (toda engenharia tem esses primeiros.
    Especificos: programação, estrutura de dados e algoritmos, engenharia de software I e II, laboratorio de eng de software I e II, redes de computadores, laboratorio de redes, arquitetura e organização de computadores, linguagens e compiladores, logica computacional, lab de circuitos digitais I e II, lab de processadores I e II, e o meu curso (o de elétrica) ainda inclui: eletricidade I e II, lab de eletricidade, eletronica I e II, lab de eletronica, eletromagnetismo, ufa... e pensar que ja fiz tudo isso...

    Sistemas da informação: É a nova estrutura do antigo "Análise de sistemas". Apesar de ser de graduação, talvez seja o mais parecido com o seu curso tecnico, com uma parte de modelagem que vc talvez nao tenha tido. Acho que pra vc é o menos interessante.

    Veja, essa é minha opinião. Eu se fosse vc faria ou Engenharia da Computação ou Ciência da Computação, apesar de achar que a empregabilidade da eng. da computação é maior.

    Se vc fizer em uma universidade que tem faculdade de musica (usp, unicamp, unesp, etc) vc pode fazer algo muito legal que é fazer estágio na faculdade de música na área de musica com auxílio do computador.

    Pq veja, se vc quer seguir a carreira de TI, digamos, se vc encontrar algo como "engenharia de audio" vc irá fazer um curso muito específico, o que não acredito ser bom na graduação, seria melhor fazer isso na pós graduação.

    Se vc tem talento para a música, faça música. Sério. Melhor trabalhar com algo que gosta e ganhar mal que ser frustado. E quem sabe vc nao ganha bem?

    Se vai seguir a area de computação, faça como eu falei, pq se vc se especializar logo na graduação irá restringir seu campo de atuação logo no começo.

    Eu estou muito feliz com meu curso e posso trabalhar em hardware/ software, pesquisa, desenvolvimento, gerência, mercado financeiro, consultoria, administração etc...

    Mas pra mim musica é um hobby. Se vc quer fazer da musica a sua vida, vá logo fazer regência e vê se encara essa de frente. Pq fazer computação só pra garantir financeiramente não é o ideal.

    Bom, essa é minha opinião.

    QQ coisa se quiser conversar, meu email é
    jpsamara@yahoo.com

    Abraços,

    João Paulo.

    sarpa
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    jpsamara, muito obrigado pela "aula" aqui.
    Neste ponto de vista, realmente, o ideal seria eu fazer a graduação em informática mesmo, e depois, na pós-graduação, direcioná-la ao áudio, música, etc.

    Miuto obrigado,
    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog
    www.musicalpoint.com.br

    CIRO
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    sarpa
    Eu também por enquanto não penso em fazer faculdade de música...Vou esperar uns quatro ou cinco anos pra tentar entrar, pois eu pretendo fazer primeiro artes plásticas. Bem...Já ouvi falar que na própria faculdade de música existem cursos e estágios alternativos para a área mais tecnológica da música. Vou procurar me informar mais...

    jpsamara
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    sarpa,
    De nada. Lembre-se que essa é minha opinião pessoal, se vc perguntar pra 10 pessoas vai ter 10 respostas diferentes. Boa sorte em sua carreira.

    Bruno Cicanci
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    no final do ano eu vo prestar vestibular, pretendo fazer ciencias da computação ou engenharia da computãção, naum decidi ainda, vcs sabem quais são as melhores universidades q possuem esses cursos??
    valew!

    thrash
    Veterano
    # set/04
    · votar


    é o seguinte, estava pesquisando sobre o assunto e vi que o curso de Engenharia Eletrica da Unicamp dá suporte.
    Veja o link abaixo:
    http://www.fee.unicamp.br/cg/resolucoes/Resol_Som.htm

    Por enquanto é só

    sarpa
    Veterano
    # set/04
    · votar


    E aí galera das teclas, tudo em cima?

    Estou postando aqui, para informar que, com relação aos cursos, como ainda não encontrei nenhuma faculdade que realmente me interesse (que aborde os assuntos que citei lá em cima), no próximo dia 21 de setembro de 2004 (terça-feira) eu inicio um curso de Técnico de Áudio.

    Este curso é mais direcionado à P.A., porém com noções de acústica, microfones, microfonação, crossover e milhares de coisas.

    O preço dele é um pouquinho salgado (R$950,00) masl valhe à pena. Eu e meu irmão (que já é tecnico de áudio e P.A.) faremos este curso, com duração de 3 meses, ou seja, é um intensivão.

    Ao final do curso eu saio dele com diploma de técnico de áudio assinado, e uma carteira nacional de tecnico de áudio e P.A., assim como as carteiras de músico da OMB, as de Advogado da OAB, etc, etc, etc...

    Estou bem animado para tal... assim que for ampliando os conhecimentos, eu irei postando aqui.

    E no ano que vem, eu e o baterista da minha banda iniciaremos um curso de gravação e mixagem no conservatório Souza Lima em São Paulo - SP.
    Este curso sim, é direcionado à estudio, gravações em DAT, ADAT, ProTools, etc, etc, etc... Esse é mais caro ainda, mas com certeza compensará.

    E também, ano que vem pretendo tentar entrar no consevatório de música de Tatuí - SP, pra piano popular, organ ou algo do tipo.
    O guitarrista da minha banda estudou lá, disse que é muito bom!

    Bom galera, essas são as novidades... hehehe. Assim que for obtendo maiores informações, irei postar aqui, e quem souber de algo mais também, coloque aqui pra todos os usuários poderem possivelmente usá-las.

    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog

    Ken Himura
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Bom Juninho, não sei se é curso superior, mas existe Produção Musical e Tecnologia da Música (ou Tecnologia de Teclados...alguma coisa assim)

    Ken Himura
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Bem..eu tô no 3º ano do Técnico de Informática e pretendo fazer Regência e Ciências da Computação, mas não ao mesmo tempo...

    LuizPauloGS
    Veterano
    # set/04
    · votar


    sarpa vc é o cara em! hehehe... eu tb vo prestar vestibular para informática (mais precisamente: Sistema de Informações), bem, por enquanto to no 2º Ano... batalhando pra num fica de recuperação hehehe...
    Eu acho q pra quem gosta de musica, saber mecher com produção musical e estúdio é uma boa... Vai que da um problema e num tive técnico no áudio... e melhor ainda... se vc for tocar vc passa o ajustes pra deixar que você gosta hehehe

    Owww... se tiver MSN me dá um toque pra nois troca umas idéias ;)

    Jailson Mota
    Veterano
    # set/04 · Editado por: Jailson Mota
    · votar


    Oi Sarpa!!

    Cara, é incrível, mas estou exatamente com a mesma dúvida que vc estava...

    Sou técnico em eletrônica, mas acabei me especializando em programação em Delphi... Estou afim de fazer um curso, e pensei exatamente como vc: partir pra uma área onde pudesse conciliar conhecimento técnico e música, pois tenho um monte de composições mas não toco nada, seria uma forma de me realizar estando em contato com a área...

    Mas não consigo me decidir... Sou de Brasília, mas vivo na Bahia há dois anos, pensei neste curso de engenharia acústica da FTC, mas ao mesmo tempo fico imaginando como seria uma grande brecada no meu desenvolvimento como programador... Caramba, que dúvida!!! Meu, quando começar o curso, por favor me transmita suas impressões, porque agora acho mesmo que vou investir no Java e quando for em Março, uma escola muito conceituada aqui (a DB) vai estar abrindo turmas, dependendo do que vc me disser eu encaro essa, pode ser??

    Um forte abraço!!!

    motasantos@pop.com.br

    sarpa
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Jailson Mota primeiramente, me desculpe pela demora à reposta. Creio que logo quando você postou aqui, outros tópicos foram respondidos e criados e este tópico foi enviado para página seguinte, e assim, não pude ler.
    Hoje, dando uma vasculhada nos tópicos passados, e encontrei este aqui com você esperando uma resposta minha.

    Bom, com relação ao curso de áudio que eu disse que iria fazer, infelizmente não o fiz, pois não "deu turma". Não tiveram alunos suficientes para fechar uma turma, e por isso não fiz o curso.

    Já pesquisei sobre oustros cursos, e encontrei um em Campinas - SP (cidade em que eu estudo) um curso MUITO interessante e barato, dividido em 3 módulos.
    O curso custa R$90,00 por módulo, e você pode escolher em fazer todos os 3 módulos ou separados, ou um só, como quiser.

    Um dos módulos é direcionado à gravações em studio, etc.
    O outro é um curso de MIDI, o que me interessou muito. Com esse curso você por fazer produções só com o computador e tudo mais, bem como programar sintetizadores e módulos, e muito mais! Com certeza, um curso muito interessante.
    O outro módulo é direcionado à equipamentos de som mais utilizados em palcos, como equalizadores, microfones, plugs e tudo mais...

    Eu gostaria de fazer os três módulos, mas faria o de som de palco e MIDI primeiro, depois faria o de studio. Com certeza, dá pra aproveitar 100% do conteúdo do curso.

    Se alguém quiser mais explicações sobre esses cursos, enviem um e-mail ao studio que promove o curso, que eles passa via e-mail uma tabela de preços e explicações mais detalhadas sobre os módulos.
    O e-mail é araraazulproducoes@terra.com.br

    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog

    Thiago Mafra
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Sarpa, o jpsamara falou muito bem. Pra compeltmentar o que ele disse, sugiro a você, que mora em Campinas que dê uma olhada no que a unicamp oferece em termos de graduaçõ e pós-graduação. Agora se você realmente quer fazer graduação nesta a área e, tem dinheiro pra bancar, ou quer encarar a vida, sugiro a você que vá estudar no exterior. A não ser que as circunstâncias te impeçam. A revista teclado e audio publicou uma matéria de capa sobre este assunto em outubro.O site é www.tecladoeaudio.com.br . Agora se não for possível, ir lá pra fora faça o que eu falei pois suponho que Unicamp tenha alguma coisa nesta área.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original