to cansado, me ajudem

    Autor Mensagem
    and_luiz
    Veterano
    # mai/04


    to cansado de sempre tocar as mesmas notas

    C9 | Am7 | F9 | Dm7 | G9

    Sempre usando 9 nas maiores e 7 nas menores.
    Quero aprender algo novo, eu achei uma nota muito loca ( F#m7 5b ) eu achei isso sem querer tocando, meu professor viu eu fazendo isso do nada me olhou e gostou. Quer dizer es-professor né, eu quero aprender algo novo tipo Bb6 meu algo inovado, aprender a fazer isso é bico é so montar o meu problema e aonde encaixar elas!!!!!!!!!!!

    Felipe Davi
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    and_luiz
    Cara.. uma coisa q eu me amarro no teclado é: vc faz o q vc quiser... vc só precisa saber a regrinha dos Números..
    Exemplo... escala de C (dó maior)
    do - re - mi - fa - sol - la - si - do - re - mi - fa - sol -
    1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - 11 - 12 -

    - lá - si - dó
    - 13 - 14 - 15

    Pronto.. vc está vendo a escala montada com as notas... ou seja a 4° de dó é fá... como vc vai criar o acorde... exemplo:
    Qual A Base do acorde de C maior: DÓ - MI - SOL... vc tira a mediante q é mi.. e coloca a 4° .. entaum ficaria assim:
    C4 (dó maior com quarta justa): DÓ - FÁ - SOL
    C vc começar analisar algumas músicas q fazem passagem de C4 pra C.. vc vai notar a diferença!!! é mínima.. mas vc nota!
    E a mesma coisa é para os outros tons!
    Sib - dó - ré - mib - fá - sol - lá - sib - dó - re - mib -
    1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - 11 -

    - fá - sol - lá - sib
    - 12 - 13 - 14 - 15

    Agora é com vc, brow!!!!

    Felipe Davi
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Ah... depois vc cria os acordes como vc quiser. como seu ouvido mandar..

    sagat
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    and_luiz

    procure o tópico "acordes mais complicados"

    eu uso o livro da editora LUMIAR de autor Antonio Adolfo "Harmonia e estilos para teclado" ,nesse livro tem todos os tipos de acordes, ensina montar os acordes e tem aplicação deles em varios estilos.

    jotaesse
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Qual a diferença entre um acorde com 6 e outro com 13?
    como ficaria a execuçào em cada caso? de ouvido parece a mesma harmonia, e porque na cifragem vem um ou outro?

    Felipe Davi
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    jotaesse cara, lembra do q eu explikei sobre a nota e o número..
    tipu, um C6 pode ser feito como um Am/C : dó - mi - lá
    e um C13 tbm pode ser feito assim..ou entaum vc usa o acorde uma oitava acima... é só notação... o numero indica a altura.. o n°13 indica uma oitava acima em relaçao a 6°
    no teclado vc toca a 6° d dó .. no lá3 e a 13° vc toca no lá4
    entendeu?????????

    jotaesse
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Ok Felipe davi, Valeu pela dica.Continuando a assunto: Um C13 fica com o som bem mais agudo do que um C6, esta diferença é proposital na cifragem?
    Um Abraço.......

    sagat
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    jotaesse


    para obter triade com sexta basta adicionar uma sexta maior a uma triade maior ou menor.

    C do-mi-sol

    C6 do-mi-sol-la (e não do-mi-la,dessa forma voce estaria substituindo o quinto grau pelo sexto)

    tétrades com décima terceira são usados principalmente no sentido V7 (dominante) geralmente encadeiam bem com os acordes IIm7 e IIm7(b5) que também possuam nona e/ou décima primeira.

    ex: V7(9 13) V7(b9 #11 b13)

    como voce deve ter observado a notação (6) é usada geralmente em triades e (13) em tétrades

    jotaesse
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Valeu sagat, vou tirar muito proveito desta dica..

    Abraço..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a to cansado, me ajudem