Dúvidas

    Autor Mensagem
    RRC ROLAND
    Veterano
    # mar/04


    Ouvi vcs mencionarem varias escalas com uns nomes que eu nunca viantes(arabes, etc?) alguem pode me dizer que escalas sao estas?
    Valeu pela força!!!

    The Pianist
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Ae cara fica difícil explicar!
    Eu sei fazer!
    Tipo assim, não posso ficar passando ela!
    Pois quase ninguém sabe!

    SaintFerio
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    The Pianist
    Como é que é? Vc não quer passar só pq poucas pessoas sabem?

    Poxa, legal! Parabéns, morra feliz com seu conhecimento!

    RRC ROLAND
    Eu tenho um livro com escalas exóticas, mas nem cheguei na parte que tem isso ainda...

    Dennis_Tecladista_Doido
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    The Pianist
    cala boca seu ninguém...
    vc nem sabe oq é escala
    liga naum RRC ROLAND
    esse cara naum sabe nmada
    fica falando que sabe...
    então pq naum fala neh
    quantos anos vc tem the pianist?
    vc sabe oq the pianist ou um, pianoforte?
    quis imitar o apelido do meu amigo o pianista?
    tosco

    RRC ROLAND
    RRC ROLAND

    RRC ROLAND
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    SaintFerio
    Valeu pela força, quando vc chegar lá vc me fala valeu!

    RRC ROLAND
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Ae, infelizmente eu tenho uma formacao teorica muito fraca, por isso é que eu gostaria de saber. Vai ver eu até sei fazer mas nao sabia o nome!

    Carlos Sesti
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Eu conheço uma escala q parece musica arabe, é a menor harmonica, sera q é essa?

    RRC ROLAND
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Carlos Sesti
    Quem sabe! Como é essa escala?

    Carlos Sesti
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    é a escala menoR com o 7º grau aumentado...

    ve a escala de Lá menor Harmonica

    A B C D E F G# A

    TOCA ELA FAZENDO UMA BASE EM MI

    se eu tive errado alguem q saiba mais diz ai...

    fathertime
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    RRC ROLAND

    Eu também não sei muito sobre escalas exóticas, mas acho que se tu procurar bem na internet, consegue achar....

    Ace
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Carlos Sesti
    Qual a diferença de uma escala Melodica para uma Harmonica???

    The Pianist
    Esse site é para troca de informações, mas se vc nao quer passar nada, a porta é ali nos fundos!

    LeandroDoria
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    A pior coisa q existe, não só em música como em qualquer outra coisa, é guardar conhecimentos só pra si e não passar pra ninguém! Se todos cobrassem por passar informações ou explicar e ensinar coisas, eu já estaria devendo até o meu apartamento pro O Pianista. Eu o considero o nosso professor virtual.
    Carlos Sesti: É bem legal essa escala mesmo! Eu faço exatamente como vc, só q 1 tom abaixo. base em RÉ e dedilhando nos G - A - Bb - C - D - Eb - F# - G
    Eu sempre toquei essa escala fazendo improvisações árabes. Tirei ela sem querer quando tirei uma música do Legião q poucos conhecem, chamada "Feedback Song For a Dying Friend", do "As Quatro Estações". É um rock bem legal, com um final meio árabe, medieval, bem legal!!
    Aí perguntei aqui, certa vez, e me explicaram esse esquema de menos harmônica.

    LeandroDoria
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    ops, de menoR harmônica!

    O pianista
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Dennis_Tecladista_Doido
    LeandroDoria
    Obrigado pelas considerações meus amigos. Tento dar uma força na medida do possível.

    Já surgiu um tópico desses, um tempo atrás. Só ví agora esse aqui mas vou responder também:
    Escala cromática: Anda sempre de um em um St. Ex: C - C# - D- D# - E ...

    Escala Bachiana: É a escala menor melódica, só que na volta, ela permanece com os Sustenidos. Foi utilizada por Bach em alguma Suítes Inglesas, minuetos e etc. Ex:
    A-B-C-D-E-F#-G#-A-G#-F#-E-D-C-B-A

    Escala Hexafônica (Tons Inteiros): Anda sempre de T em T, não possui St. Ex:
    C-D-E-F#-G#-A#-C-A#-G#-F#-E-D-C

    Escala Cigana: Escala menor Harmônica com o IV grau aumentado em um St.Ex: A-B-C-D#-E-F-G#-A-G#-F-E-D#-C-B-A

    Tem mais mas essas são as mais aplicadas. Uma explicação sobre escalas menores:
    A escala menor, surgiu diretamente do modo Eólio. Este modo, pode ser também chamado de Modo Menor Natural, assim como o modo Jônio pode ser chamado de Modo Maior.

    Na escala maior, o VII e VIII graus, se constituem em um semi-tom, o que nos dá a sensação de fechamento, finalização. Já a relativa menor natural, se constitue em um Tom. Para se resolver isso, elevou-se o VII grau da Escala Menor Natural em um semi-tom. Obteve-se, a escala menor harmônica.

    Porém, mais a frente, (estamos falando do renascimento e ínicio do barroco) verificou-se que na música cantada, havia uma dificuldade em se cantar essa escala, pois entre VI e VII graus - 1 e 1/2 T e entre VII e VIII graus - 1/2 Tom. Esse um Tom e meio, gera uma dificuldade natural à voz humana.

    "Pegou-se" então 1/2 Tom entre VII e VIII grau e adicionou-se entre V e VI graus, gerando a Escala Menor Melódica, por possuir naturalmente uma linha melódica mais cantável.

    Essa é mais ou menos a hiastória do surgimento das escalas menores.
    Abraços

    LeandroDoria
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Grande, cara! Valeu pelas explicações!! Essa hexafônica eu não conhecia, assim como muitas! hehehe
    Só ainda não sei direito como é a menor melódica. Poderia explicar novamente? T - st - ...?

    O pianista
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    LeandroDoria
    Sim, lógico. Acho que falei muito de história e deixei um pouco a prática de lado, hehe.

    Escala Menor Melódica: Deriva da escala menor Harmônica.
    Possui o VI e VII Graus aumentados em um St quando ascendente e naturais quando descendentes.

    Exemplo: Lá Menor Melódica:
    A-B-C-D-E-F#-G#-A-G-F-E-D-C-B-A

    (T-St-T-T-T-T-St-T-T-St-T-T-St-T)

    LeandroDoria
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Ah, entendi! pelo menos as 2 primeiras eu acertei. Chutando, mas acertei! hehehe
    Assim q eu tiver a oportunidade, vou gravar alguma música pra vcs ouvirem. O Pianista, sua opinião será de grande valia nos meus estudos. Eu peguei o seu ICQ em algum tópico q nã lembro qual foi. Quando a música estiver pronta, eu te passo.

    O pianista
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    LeandroDoria
    Será um prazer ouvir. Acho que amanhã vou entrar no ICQ por volta desse horário. Nos outros dias não entro por falta de tempo. Inclusive hoje to postando que nem um louco aqui, por que depois fica complicado, hehehe.

    RRC ROLAND
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    LeandroDoria
    VALEU LEANDRO, PELAS DICAS, EU AINDA NAO PRATIQUEI AS ESCALAS MAS DE ANTEMÃO, AGRADEÇO PELA AULA.

    E A TODOS QUE PARTICIPAM DESSE TÓPICO, VALEU MESMO PELAS DICAS!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas