Treinando Escalas

    Autor Mensagem
    Ace
    Veterano
    # fev/04


    É o seguinte, já toco piano a 8 meses +-, e agora estou aprendendo escalas. Teoricamente eu sei bastante, mas na prática nem tanto. Estou comecando pela escala de Dó Maior, e tenho sucesso com as duas maos, mas separadas, pq juntas eu nao consigo.
    Alguem sabe de algum exercicio para conseguir individualidade das maos, e conseguir tocar com as duas maos mais rapidamente??

    kap.sp
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Ace...
    Também estou aprendendo a tocar teclado, e não tem jeito a saída é você sentar em frente do seu piano e tocar, tocar e tocar, só assim ficará mais ágil. Quanto a tocar com as duas mãos as escalas, não é tão difícil assim, pra facilitar procure um livro ou até na net...os dedos indicados pra cada tecla, ajuda bastante
    E boa sorte!!!!

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Ace
    kap.sp
    Não tem jeito - o remédio é treinar sempre as duas mãos juntas. E leitura pras duas mãos juntas também, porque senão depois sua leitura pode ficar prejudicada.

    E os exercícios de independência de mãos e dedos já exigem que você saiba tocar no mínimo escalas com as duas mãos.

    gustavorino
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Ace

    pra ti juntar.. tenta fazer bemm devagar.. nao tenta acelerar..

    KORG TR
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    No começo eu tentava fazer os exercícios muito rápidos e saia tudo errado.

    O segredo é começar bem lentamente até seu cérebro se acostumar com os movimentos. Aos poucos vá acelerando.

    Quando vc menos perceber já vai estar com prática!!

    Taura Teatino
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Galera, aproveitando o tópico, gostaria de tirar uma dúvida e pedir uma sugestão de estudo.

    Estou aprendendo escalas (tanto memorizá-las quanto a mecânica de execução no instrumento - acordeon).

    A primeira escala (Dó maior) foi tranquilo, pois na medida que eu executava os movimentos de forma ascendente ou descendente, eu pronunciava as notas (DÓ, Ré, MI....... MI, Ré DÓ, etc.) Ao mesmo que eu memorizo, se torna mais fácil a execução e a memorização da posição no teclado e nos baixos.

    Porém, entrando nas escalas que tem alterações ou acidentes, fica estranho...eu perco o ritmo da execução ao pronunciar as notas. Por exemplo (LÁ, SÍ...tudo certo, mas daí DÓ SUSTENIDO...falar esse sustenido me tira, por exemplo, de um tempo marcado por semínima para um tempo de mínima, no mínimo, rsssss).

    Alguém tem alguma dica ? Eu devo falar ou pensar nas notas ou tocar como se fossem naturais ?

    pianoid
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: pianoid
    · votar


    tocar pra mim é pelo tato. é sentir a próxima nota e os intervalos

    não falo nem pronuncio nada. Aliás, parece interferir na minha fala, pq não consigo mesmo falar enquanto toco - como quando me perguntam algo e preciso parar pra responder kkkk

    às vezes inadvertidamente me pego "murmurando" alguma nota

    Ace
    Alguem sabe de algum exercicio para conseguir individualidade das maos, e conseguir tocar com as duas maos mais rapidamente

    treinar escalas :)

    sei que é tópico velho e esse já deve ser ace mesmo kkkk

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Taura Teatino
    Fala só o nome e pense no #

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Treinando Escalas