Korg X3

    Autor Mensagem
    tiaguinhu
    Veterano
    # fev/04


    Caras...
    Bom....eu tenho um KorgX3.
    mas ele está todo desconfigurado.
    Não consigo ajustar os timbres dele e tal.
    Alguém sabe como faço isso, ou tem os arquivos do timbres pronto??

    No aguardo...
    Tiaguinho

    bi_bi
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    thiaguinhu... procura no manual dele... se vc quiser, eu conheço um cara que arruma o korg X5D lah da minha igreja, deve arrumar o X3 tb... vc eh do RJ?

    tiaguinhu
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Cara....
    tipo...o manual dele é em inglês e naum sei inglês.
    Sou de Blumenau-SC

    bi_bi
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    eu comprei o manual em portugues... procura que vc acha!!!

    tiaguinhu
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Cara.....já procurei um monte.
    Já liguei pra Korg mas naum consigo achar.

    Aonde vc comprou???

    bi_bi
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    nao sei... quem comprou nao fui eu, foi um carinha lah da igreja... e jah tem um tempo. se ele ainda souber onde foi, posto aki

    yanni540
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Desculpem por desenterrar este tópico, mas é melhor do criar um outro com a mesma finalidade.
    Eu estou com problemas com o sequencer de um X-3 e gostaria de pedir, por gentileza, que algum amigo me ajudasse.
    É o seguinte: quando estou no modo de gravação (no sequencer), aperto o rec, fica o simbolo ativado no painel, deixo o metronomo em onn, escolho o track, tempo...e quando aperto o play/stop não acontece nada, nem o metronomo faz o barulhinho. Então quando aperto stop/play pela segunda vez o rec desativa.
    Será que é problema de configuração no global ou é do teclado mesmo??
    O drive tbm não está blz, quando insiro algum disquete (2DD), aperto disk, uma mensagem aparece "disk not ready". Já limpei várias vezes com o disquete próprio para limpeza e nada.
    Desde já agradeço pela atenção e colaboração e dos amigos.
    Abração.

    SnOOpeR
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Olá Yanni,

    Tenho um X3 faz muito tempo, mas nunca usei nem fuçei muito o sequencer. Realmente pode ser problema na configuração nos parâmetros Global. Ou então, pode ser que o metrônomo esteja desligado/mudo.

    Quanto ao drive, primeiramente você deve saber que não é pra disquetes comuns - o X3 só reconhece disquetes de baixa densidade (2DD). Por isso será necessário criar artificialmente este tipo de disquete adaptando se um disquete de alta densidade (2HD). Veja como fazer isso passo a passo aqui:

    http://www.korg.com.br/download/download.asp#

    Nesse mesmo endereço você poderá baixar o preload original do seu X3 e, depois de formatar devidamente um disquete, poderá reconfigura-lo totalmente.

    yanni540
    Veterano
    # set/06
    · votar


    SnOOpeR
    Obrigado pelas informações. Eu sei que o drive só lê disquetes 2DD. Eu sempre formato os disquetes 2HD prá 2DD enganando o computador, fechando o orificio do lado direito com uma fita durex.
    Eu já peguei o preload e as dicas de como fazê-lo neste site da korg, mas quando insiro o disquete, vou na pag 1 de preload, dou OK, aparece a mensagem "disk not ready".
    Pego disquetes de sequencia midi do 01/WFD e coloco prá rodar no X-3, tbm aparece a mesma mensagem.
    Vlw. por ter respondido. Vamos ver se alguem mais dá aqui um complemento.
    Abração.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/06 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    yanni540

    veja como é no meu 01/w e vê se é +/- igual no teu

    com o metronomo em OFF
    aperta REC a luz fica acende (o metronomo em silencio) aperta START o metronomo marca dois compassos e depois volta o metronomo em silencio

    com o metronomo em ON ou REC
    aperta REC o metronomo fica marcando aperta START e o metronomo marca dois compassos e depois continua marcando
    na hora de somente tocar se estiver em ON você escuta o metronomo mesmo não estando gravando
    ---------------------------------

    quanto a alguma configuração
    no modo SEQ no ultimo grupo de funções do sequenciador tem um controle de Volume e um de PAN do metronomo
    no 01/W o pan começa com 9:1..8:2.. 5:5... até 1:9 esse seria o L e R (ou A e B) normal depois disso continua C, C+D, D e ALL

    o C e D são as saidas 3 e 4 que não tem no X3 mas talvez tenha essa opção pra poder endereçar efeitos e remeter depois pra L e R
    dependendo do tipo de efeito e de como está o PAN pode ser que você não escute o metronomo

    --------------------------
    sobre os disquetes:
    Pego disquetes de sequencia midi do 01/WFD e coloco prá rodar no X-3, tbm aparece a mesma mensagem
    o formato do 01/w é esclusivo dele e do X3 é o mesmo formato de PC

    só vai conseguir ler alguma coisa do 01/W se ele for a segunda versão que tem suporte pra SMF (arquivo MID), mas tem que ser salvo em outra tela do 01/w não a mais usual

    yanni540
    Veterano
    # set/06
    · votar


    fernando tecladista
    Blz amigo??

    com o metronomo em OFF
    aperta REC a luz fica acende (o metronomo em silencio) aperta START o metronomo marca dois compassos e depois volta o metronomo em silencio

    com o metronomo em ON ou REC
    aperta REC o metronomo fica marcando aperta START e o metronomo marca dois compassos e depois continua marcando
    na hora de somente tocar se estiver em ON você escuta o metronomo mesmo não estando gravando

    Ok, tbm estou com um 01/WFD com banco GM e faço sequencias sem problemas.

    quanto a alguma configuração
    no modo SEQ no ultimo grupo de funções do sequenciador tem um controle de Volume e um de PAN do metronomo
    no 01/W o pan começa com 9:1..8:2.. 5:5... até 1:9 esse seria o L e R (ou A e B) normal depois disso continua C, C+D, D e ALL

    o C e D são as saidas 3 e 4 que não tem no X3 mas talvez tenha essa opção pra poder endereçar efeitos e remeter depois pra L e R
    dependendo do tipo de efeito e de como está o PAN pode ser que você não escute o metronomo

    Isso eu não sabia!!! Vlw.
    sobre os disquetes:
    Pego disquetes de sequencia midi do 01/WFD e coloco prá rodar no X-3, tbm aparece a mesma mensagem
    o formato do 01/w é esclusivo dele e do X3 é o mesmo formato de PC

    só vai conseguir ler alguma coisa do 01/W se ele for a segunda versão que tem suporte pra SMF (arquivo MID), mas tem que ser salvo em outra tela do 01/w não a mais usual

    Estas sequencias midi do 01/WFD eu consigo reproduzir em qqer teclado com drive de disquete, pois foram salvas na p4 (SMF) do /W.
    Eu acho q o problema deve ser mesmo do drive.
    Vlw muito obrigado pelas dicas.
    Abração.

    yanni540
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Alô galera!! Mais alguem????
    Abração.

    leond
    Veterano
    # set/06 · Editado por: leond
    · votar


    faça uma busca aqui mesmo no forum para o teclado n364 da korg(novos timbres), lá tem outros sons que talvez sirva no korg x3, nesse topico vc tb vai achar o disco de configuração de fábrica...

    "e se puder" passe esse teclado "pra frente", compre um melhor dando esse como parte de pagamento antes que desvalorize ainda mais...

    yanni540
    Veterano
    # set/06
    · votar


    leond
    Tá!!! Obrigado pelos conselhos!!

    yanni540
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Subindo!!!

    yanni540
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Olá à todos!
    Resolvi o problema do sequencer do X-3. Vou postar aqui como solucionei pq se alguem vier a ter o mesmo problema será fácil resolvê-lo:
    VÁ EM GLOBAL
    PÁGINA 3A CH/CLOCK
    1 EXT (ANTES ESTAVA ASSIM)
    MUDEI PARA: 3A CH/CLOCK
    1 INT
    É só trocar o "EXT" por "INT"

    Depois posto aqui o resultado da adaptação do drive de disquete, de 720 para 1.44, ou seja, do conector de 24 pinos para o de 34 pinos de PC.
    Abração.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/06
    · votar


    VÁ EM GLOBAL
    PÁGINA 3A CH/CLOCK
    1 EXT (ANTES ESTAVA ASSIM)


    pelo que entendi o X3 estava esperando algum sinal de tempo pelo "midi in" então como não tinha nada ligado nele ficava lá esperando .....
    com o clock em ext o teclado ignora o tempo do metronomo interno dele

    se o teclado estivesse ligado a um pc ou outro teclado com ritmo ou sequencer ele assumiria o mesmo tempo do metronomo do outro teclado

    ------------------------------------------------------------

    já que falamos do assunto
    hoje como teclado é "tudo em um" e muita coisa é compativel entre si (arquivo *.mid) e PC faz tudo usa-se pouco isso mas já usei muito isso

    quando trocava de teclado e não existia o padrão de arquivo midi (e nem pc) tinha que passar todas as sequencias uma a uma para o teclado novo
    então colocava o teclado novo com o clock em "ext" apertava o rec e o teclado ficava lá esperando, ai dava o play no teclado antigo, o antigo tocava e o novo gravava sincronizado, mas geralmente trilha por trilha, as vezes dava até pra gravar de uma só vez mas dava Buffer overflow (o teclado não aguentava ai perdia tudo)

    quando tinha um sequenciador e uma bateria eletronica, colocava a bateria com o clock em ext pra ela assumir o tempo do sequenciador

    vi uma vez um cara que tinha dois sequenciadores, naquela epoca praticamente só tinha sequencer de 8 pistas, e tinha algumas musicas mais trabalhadas que 8 não dava, então ele carregava meia musica em um sequenciador a outra metade em outro que estava com o clock em ext então era só dar o play no primeiro que os dois tocavam sincronizados (cada sequenciador comandava um teclado diferente)

    salquimista
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Olá amigos, sou novo por aqui, mas ja que este tópico é ref. ao x3
    gostaria de saber de usa ele em performance no palco mesmo, como vcs fazem para trocar os tibres do modo comb tipo vc tem, um split strings na esquerda e um piano na direita como ce faz para adicionar tipo abilitar outros tibres na direita ou tem q trocar de comb se quiser ativar mais uma string junto com o piano, achei meio complicado ded operar o bicho.
    a algum tempo atras eu usava o jv90 e era muito facil criava a performance e pronto nos bo´~oes do painel eu abilitava e desabilitava
    o timbres que tinha pré programado para cada performance,´quem usa o bixo da uma luz aí obrigado inculusive manual em pt daria uma boa ajuda se alguem souber onde posso conseguir agradeço, obrigado pela atenção
    (eu nasci a dez mil anos atras)

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/06
    · votar


    salquimista
    , como vcs fazem para trocar os tibres do modo comb tipo vc tem, um split strings na esquerda e um piano na direita como ce faz para adicionar tipo abilitar outros tibres na direita ou tem q trocar de comb se quiser ativar mais uma string junto com o piano, achei meio complicado ded operar o bicho.

    desta forma ao vivo não dá, tem que ter um combi pra cada combinação de timbre que você quer usar

    o que facilita é você organizar os timbres:
    no meu o1/w tem algumas coisas assim:
    ex:
    tem um piano no A01
    o piano com strings é no B01

    então somente apertando o botão bank eu coloco strings ou desligo ele
    outra forma é usar aquele botão 10/ hold, onde ele congela a dezena e você só digita a unidade

    ex:
    A01 piano
    B01 piano + strings
    C01 piano strings + alguma coisa

    então apertando o 10/hold você só digita o nº 1 ou 2 ou 3 pra mudar entre os timbres

    salquimista
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Valew Fernando, neste caso vou ter que voltar pro roland affff e eu me apaixonei pelos organs do bixo, dificil heim não acredito q os 64
    são assim tb, po no roland vc cria a performance que seria o comb no korg,
    mas vc abilita e desabilita qualquer um dos timbres dentro da performance com o toque de um botão......brigadão pela resposta.

    fustbento
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Companheiros tecladistas. Sou novo por aqui e gostaria da ajuda de vocês, se possível!
    Tenho um X3 a uns 4 anos, mas nunca consegui aprender a futucar ele, pois tenho medo de desconfigurar mais ainda do que já está. Não tenho o manual dele e não sei o que fazer. Os timbres do combi e do prog estão completamente desconfigurados, uns altos demais e outros muito baixo e sem contar que so tem loucura de timbre... não tem um piano nem um string mais ou menos, só coisa horrível. Alguém poderia me ajudar com um tutorial, manual ou qualquer coisa que oriente para uma melhor edição de timbres.

    Muito obrigado pela ajuda!

    Tears Of Fire
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    cara... acho que achei um manual e em português ainda! :D
    http://manual-de-instrucoes.com/manual-de-instrucoes-guia-usuario/KORG /X3-_E

    da uma lida nele, vê se fala como se formata o key...

    Tears Of Fire
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad= rja&ved=0CCQQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.kvraudio.com%2Fforum%2Fviewtopi c.php%3Ft%3D176310&ei=pkupUPuJM4-88wTB8ICADQ&usg=AFQjCNGrXDqj8TfXfRYd0 i0hXg1DxPpb-A
    é em inglês... mas acho que deve ajudar....

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    fustbento
    da uma lida nele, vê se fala como se formata o key...
    deve ter uma tela lá no global com algo de "preload all"
    volta como saiu da fábrica

    já que esta todo zuado, não vai perder nada mesmo com isso

    Tears Of Fire
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    é... e você pode, sempre, usa-lo como um controlador :D
    kkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Korg X3