Teclado "cru" para iniciante?

    Autor Mensagem
    GutoRodd
    Membro Novato
    # 20/jun/26 11:33


    Eu sei que tem muitos posts aqui sobre teclado pra iniciante e sei que vocês estão cansados de falarem sobre yamaha psr e afins. Mas não achei nenhum post que responda a essa dúvida específica que tenho. Serei o mais breve possível: toco violão há 13 anos, já fiz violão erudito e canto popular/jazz em conservatório, sei tocar diversos instrumentos percussivos também, não sou iniciante na música, obviamente, mas sempre tive o sonho de aprender a tocar teclado, tenho R$600 pra gastar num teclado, mesmo que seja usado. Porém pesquiso um monte na internet, youtube e fóruns e só encontro pessoas falando sobre características como "ahh, esse aqui é legal, tem vários efeitos", "esse aqui é bacana, tem vários ritmos de acompanhamento", "esse outro tem vários recursos interessantes", bom, eu não entendo nada de teclado, mas o que eu busco é simplesmente um teclado com timbre bom de piano e sensibilidade boa, claro, dentro de possível nesse preço, não tenho o menor interesse em efeitos, acompanhamento, infinidade de recursos e coisas do tipo, quero apenas um teclado que seja um "emulador" honesto de piano e nada mais, existe isso? Peço desculpas se me prolonguei ou se estou sendo ignorante de alguma forma, grato!

    El Cid de Capricórnio
    Membro Novato
    # 20/jun/26 22:03 · Editado por: El Cid de Capricórnio
    · votar


    Um piano digital atende às suas necessidades.

    Só não posso recomendar nenhum modelo, pois essa não é minha praia (sou mais chegado aos sintetizadores).

    TrebleH
    Veterano
    # 21/jun/26 17:17
    · votar


    Amigo, vou ser beeem honesto com você.
    Você não vai comprar um teclado decente com 600 (ao não ser um desses teclados arranjadores (com ritmos, musinha etc)).

    Se vc quer um "teclado", que tenha um BOM som de piano e não tenha um tanto de firulas e tal, por 600 reais, você só tem uma alternativa: comprar um controlador MIDI e ligar ele via USB em um PC ou celular.

    Ai você vai ter sons virtuais de boa qualidade e um setup interessante. Porém, já aviso, pode ser um tantinho mais complicado de mexer e, como vocẽ disse que não é das teclas, pode não ser o melhor dos caminhos.

    A questão é, qual o seu foco? Tocar músicas clássicas? Apenas aprender o básico?

    Porque você consegue comprar teclados a um preço interessante (USADO), que vão te atender no início e depois você pode ir fazendo upgrades

    Exemplos de teclados que costumam achar até 600 reais e vão ser legais (usados na OLX): Yamahas PSR (240, 260, 290, 295, E3x3, E403, 550), Rolands antigos (Linha E, EM), alguns Casios CTKs (mas ai recomendo olhar a especificação pra saber se as coisas que tem vão te atender).

    Mas já te digo, por 600 reais, suas opções de teclados usados são muito limitadas e novos é zero (ao não ser que você compre um brinquedo!)

    Se vc quiser ver sobre características importantes sobre teclado (e como fazer uma compra economizando dinheiro) recomendo esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7bMx0euSfKs

    GutoRodd
    Membro Novato
    # 21/jun/26 19:59 · Editado por: GutoRodd
    · votar


    Um piano digital atende às suas necessidades.

    Só não posso recomendar nenhum modelo, pois essa não é minha praia (sou mais chegado aos sintetizadores).


    Pô, agradeço pela dica, achava que era tudo a mesma coisa, mas bom saber que existe algo específico e focado pra soar como um piano, mas sem ser um piano hahahahah...

    GutoRodd
    Membro Novato
    # 21/jun/26 20:11 · Editado por: GutoRodd
    · votar


    A questão é, qual o seu foco? Tocar músicas clássicas? Apenas aprender o básico?

    Então mano, meu foco por agora é aprender o básico, me familiarizar com as teclas. Aprender músicas simples, rock, pop rock, reggae, talvez uma bossanova. Depois mais pra frente quero ir pro Jazz, mpb, e apenas algumas coisas do clássico, não planejo me aprofundar em música clássica não. Mas isso leva tempo, eu sei disso muito bem, Meu objetivo é chegar num nível pra tocar algo assim: https://www.youtube.com/watch?v=TpGOZSutzGc

    Enfim, consegui comprar um REVAS KB-330, eu ia pegar um ctk-3500, mas pelo que pesquisei o revas tem uns timbres melhorzinhos, um pouco menos artificiais, o ctk parece ser mais completão e tal, mas não busco isso não, só quero o melhor timbre possível dentro do preço que cabe no meu bolso. Acha que foi um bom negócio? Não manjo dos teclado hehe

    TrebleH
    Veterano
    # 22/jun/26 09:15
    · votar


    Legal, GutoRodd.

    Bem, se vc vai tocar estilos bem variados (pop rock, reggae, e cia), talvez num futuro compense você investir em um Sintetizador/Workstation, que vai te dar mais recursos para edição de timbres (efeitos e cia). Hoje, pode parecer que você não precisa disso, mas, ao não ser que você vá focar apenas no piano, você vai precisar e muito desses recursos hehehehe. A boa notícia é que geralmente, ele já estão incluídos no teclado, meio que você não "paga a mais" por isso.

    Já se o foco for mesmo piano, músicas clássicas e tal, num futuro investir num bom piano digital pode ser mais interessante. Como você escolheu o Revas (um arranjador), foque no aprendizado e o que ele pode te oferecer hoje e num futuro você pode investir em máquinas mais avançadas :)

    É uma caminhada longa brother... força, dedicação e boa sorte!

    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 22/jun/26 09:27
    · votar


    Quer tecla pesada (piano digital) ou leve (teclado)? Eu sou violonista de formação tenho um piano digital da yamaha, recomendo. Recomendo alugar e testar

    https://batsss.co

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclado "cru" para iniciante?