| Autor |
Mensagem |
Jonathas Lacerda Veterano |
# 20/out/25 13:17 · Editado por: Jonathas Lacerda
Novidade da yamaha, a empresa lança o MODX M em três versões, M6, M7 e M8, com novo keybed nas versões 61 e 76 (FSB, encontrado nos modelos PSR SX700/720/900/920, com o dobro de ROM em relação ao modelo anterior, motor de síntese AN-X além do AWM2 e FM-X.
Todas as melhorias em relação ao MODX/MODX+
* Engine do Montage M (AWM2, FM-X e o inédito AN-X na linha mid level) * Rotary VCM da linha YC, incluindo os 3 modelos de simulação * 128 elements por parte (contra 8 elementos no MODX+) * 8 Faders * 6 novos encoders, abaixo do LCD * Alta resolução nos controles, compatível com MIDI 2.0 * Plugin VST standalone (ESP: Expanded Softsynth Plugin) nos moldes do Montage M * 6 partes SSS (contra 4 partes no MODX+)
https://br.yamaha.com/pt/products/music_production/synthesizers/modxm/ index.html
|
TrebleH Veterano |
# 20/out/25 17:57
· votar
Eu achei esse lançamento muito massa. Aumentou significativamente o controle do teclado com a inclusão de mais botões no painel
A questão é, será que ele não passa a brigar com o próprio Montage Clássico não? Claro, vai perder pela questão da qualidade, construção, teclas etc, mas agora o que justificaria comprar o Montage clássico e não o MODX M?
Eu não cheguei a comparar as specs, mas tive a impressão de serem muito próximos
|
TrebleH Veterano |
# 20/out/25 18:04
· votar
Realmente, comparando as specs dos dois
Montage: https://br.yamaha.com/pt/products/music_production/synthesizers/montag e/specs.html#product-tabs
ModxM: https://br.yamaha.com/pt/products/music_production/synthesizers/modxm/ specs.html#product-tabs
A diferença é cosmética! O Montage ganha em teclas, controle, aftertouch, interface de áudio e algumas outras coisas, mas perde em memória e tive a impressão de perder na spec do A/D também. Ou seja, se a diferença entre eles for de mais de 5K, pra mim não faz sentido comprar o Montage Clássico
|
# 21/out/25 11:47
· votar
A questão é, será que ele não passa a brigar com o próprio Montage Clássico não? Claro, vai perder pela questão da qualidade, construção, teclas etc, mas agora o que justificaria comprar o Montage clássico e não o MODX M?
Não existe briga real entre um instrumento novo e outro fora de linha, ao menos não para as vendas formais. Sobre os dois modelos, eu compraria o MODX M se a portabilidade, o motor AN-X e o VCM Rotary Speaker fossem a prioridade. Se não, o iria no Montage clássico.
|
TrebleH Veterano |
# 23/out/25 08:50
· votar
É verdade, Tendo em vista que o Montage clássico saiu de linha, não seria uma "competição".
Ainda sim, no mercado de usados, o Montage tá sendo vendido a um valor absurdamente mais alto que o Modx M (pelo menos na gringa).
Enquanto o Montage tá quase $4000, o MODX M tá sendo achado a menos de $2000. Isso é bem interessante hehehehe
|
warto Membro Novato |
# 25/out/25 13:00
· votar
Pensando em teclado novo / zero, e visto os upgrades aplicados ao MODX que são bem relevantes, imagino que a pessoa que tenha orçamento limitado (mas proximo ao valor do MODX), o MODX M pode ser uma opção muito legal. Vamos esperar os preços que serão aplicados no Brasil, uma vez que os mid-level estão com preços bem elevados, mesmo o MODX+.
|
TrebleH Veterano |
# 30/out/25 15:20
· votar
Cara, eu tô impressionado em como o MODX desvalorizou depois da chegada do MODXM.
Antes eu não achava ele abaixo de 10k nem a pau. Agora já acho na OLX por 8300, por exemplo (Um MODX7 PLUS!)
Eu detesto esse esquema de teclas da Yamaha (sem molas), mas vou confessar, esse MODX-M ficou muito animal! Se eu conseguir um em breve num preço aceitável, nem vou pensar duas vezes viu. A Yamaha acertou demais nos upgrades
|
TrebleH Veterano |
# 30/out/25 15:21
· votar
Essa sonzeira aqui ficou muito massa
https://www.youtube.com/watch?v=PfyG4nMh0t0
|
# 04/nov/25 07:28
· votar
TrebleH Eu detesto esse esquema de teclas da Yamaha (sem molas), mas vou confessar, esse MODX-M ficou muito animal! Se eu conseguir um em breve num preço aceitável, nem vou pensar duas vezes viu. A Yamaha acertou demais nos upgrades
O keybed dessa linha nova é o FSB, já usado pela yamaha nos SX7#0/9#0 e CK61. Eu tive o SX900 e a sensação de tocar nele era bem melhor que no MODX6 que tive. Isso não faz do keybed o melhor do mundo, mas deveria ser o mínimamente aceitável em equipamentos mid level.
|
TrebleH Veterano |
# há 22 minutos
· votar
Interessante saber. Esse teclado está muito promissor. Curti de verdade
|