Dificuldade em avançar nos estudos

    Autor Mensagem
    fernandesrc91
    Membro
    # 07/jun/23 08:46


    Pessoal, tenho dificuldade de sair do erudito em direção ao piano popular, no sentido específico de aprender a acompanhar instrumentos solos ou cantores.

    Não me considero nem iniciante, nem expert. Toco erudito há 10 anos, fiz aulas e tudo. Mas estou encontrando alguma dificuldade em encontrar conteúdo que ensine sobre como estudar algo diferente e sair da zona de conforto. Eu estou interessado em uma abordagem que, ao mesmo tempo que aproveite as ferramentas que já tenho sobre teoria e prática musical, consiga direcionar esses recursos para outros objetivos. Sinto que o estudante que está nesse ponto fica num limbo, pois não é iniciante para ficar aprendendo de novo escalas, campo harmônico, extensões, etc. Mas também não consegue construir arranjos que são relativamente simples tecnicamente. Ao buscar uma aula, geralmente encontro abordagens voltadas a iniciantes, o que é bem desmotivador.

    Exemplo com a mesma música: Quando pesquiso sobre isso, geralmente encontro pessoas fazendo isso aqui:

    https://youtu.be/ksBtRcAkU4w

    Sendo que o ponto que preciso chegar é algo mais ou menos assim (sem a melodia):

    https://youtu.be/H8OHUNI5_p8


    A execução em si não me parece complexa. E a construção do segundo arranjo me parece bem fácil de compreender considerando a estrutura dos acordes da música. Minha pergunta é: o que está faltando? o que ou como estudar para atingir os resultados que quero? Quer dizer, consigo ler partitura, entendo os fundamentos básicos da harmonia, campo harmônico.. Mas de alguma forma, quando tenho que acompanhar alguém, o resultado é bastante pobre do ponto de vista estético. Isso acaba sendo muito frustrante. Estou aberto até a investir em um método que me ajude nisso. Estou buscando dicas, materiais, professores, partituras, enfim, tudo o que puder ajudar.

    Grato!

    Delson
    Veterano
    # 07/jun/23 17:19
    · votar


    Não sou pianista, inclusive acho que é meu primeiro post aqui nesse fórum de piano, depois de sei lá quantos anos de membro.

    Mas o que me parece é que você precisa tocar junto. Reuna alguns amigos, ouça músicas interessantes, monte um repertório e toque em conjunto. Com o tempo você adquire esse traquejo.

    fernando tecladista
    Veterano
    # 08/jun/23 19:08
    · votar




    -

    -

    o wilson curia deixou um material bom nessa área de piano popular, tem esses algumas coisas pelo youtube, algumas coisas capturadas de VHS

    caso seja o que vc precisa vi que tem alguns DVD e métodos dele no mercado livre

    Lelo Mig
    Membro
    # 08/jun/23 20:08 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    fernandesrc91

    Primeiro: Não sou pianista/tecladista.

    Mas, toquei com muitos e alguns com formação erudita, alguns com uma formação bastante sólida.

    Lembro, em especial de uma garota que era uma pianista de alto nível, mas no início, quando se juntou a nós, confessava e dividia algumas dificuldades.

    Ela costumava dizer que seu problema maior era o "suíngue". A música erudita é basicamente europeia, branca, focada principalmente na melodia e harmonia. Possui uma certa rigidez, uma dureza... é a mesma dificuldade de uma pessoa que não sabe dançar ao querer "requebrar os quadris"... fica falso, descompassado, sem molejo.

    Ela se dedicou um tempo a ritmos latinos para "soltar os parafusos" ter maior malemolência... Acho que funcionou, porque ela se apaixonou pelo jazz e vive de seu piano nos EUA.



    warto
    Membro Novato
    # 10/jun/23 19:19 · Editado por: warto
    · votar


    Fala fernandesrc91,

    Tudo joia?

    Sobre a duvida
    tenho dificuldade de sair do erudito em direção ao piano popular, você está mencionando sobre aquela divisão clássica dos conservatórios em que um curso de piano erudito é voltado ao ensino e prática de músicas eruditas (clássicas) enquanto o curso de piano popular é voltado ao ensino e prática de músicas com repertório baseado em MPB e Jazz?

    Porque imagino que sua duvida baseado no comentário
    sentido específico de aprender a acompanhar instrumentos solos ou cantores seria realmente de tocar em banda ou tocar junto com outros instrumentistas e vocalistas.

    Até pelo exemplo que passou da música do Leonardo Gonçalves, sendo a primeira mais focada em execução melódica (mão direita melodia e mão esquerda acordes), enquanto a segunda execução focada em harmonia (mais o que vier do instrumentista como feeling, improvisação, progressões mas tudo em cima da harmonia), e pela seu comentário é a parte harmônica que você tem interesse.

    Vou te dar meu exemplo (não sei se é o seu caso ou similar), fiz aulas de piano erudito também, porém não em conservatório, com professora particular mesmo (anos 90). Quando meus colegas começaram a me convidar para participar de banda (após alguns anos de pratica, e todo mundo adolescente), eu não tinha a mínima noção do que fazer, eu só sabia fazer o que eu sempre havia feito que era ler partitura e executar o que estava na partitura. E a banda não era assim, ou a galera pegava cifra + tablatura, ou ouvido mesmo, e eu não sabia o que fazer, naquela época (acho que hoje talvez com guitar-pro ou outra ferramenta seja menos difícil) não existia partitura mais lista de timbres, então eu só sabia executar o que estava na partitura (com piano ou teclado com timbre de piano, que era só que eu fazia talvez por ingenuidade também de não ter tocado com alguém anteriormente) que não tinha.

    Foram os ensaios com os meus colegas e ouvindo o repertório não como fã das músicas, mas como um aprendiz a virar tecladista que fui ouvindo os timbres, ouvindo os acordes, ouvindo a harmonia, e a frase dos teclados nos momentos certos da musica, que me desenferrujou do piano para acompanhar as bandas. Porque as aulas de piano que eu fazia não me prepararam pro "mundo real", ou seja acompanhar outros instrumentistas ou tocar em banda, mas foram as técnicas e teoria que aprendi que me ajudaram a me desenvolver mais rápido nos ensaios e com os conselhos dos outros instrumentistas.

    Da uma impressão que o pessoal que aprende violão (aquele "popular" dos acordes), guitarra, baixo e teclado (aulas de teclado) já tem uma prática em aula voltada a tocar em banda ou acompanhar.

    Se seu caso em alguma maneira for similar ao meu, as técnicas pra tocar qualquer música você já tem, agora é o desafio da curva de aprendizado de tocar sozinho para tocar em conjunto, e isso com ensaios você vai tirar de boas.

    Aquele velho papel de cifra com os acordes em cima das letras e você se questionando - cadê a partitura, o que eu faço - será o bom pontapé inicial. E dica, treina o ouvido, o ouvido é o que vai te ajudar muito a tocar em banda e muito ensaio mesmo (tocando junto com o playback + Spotify + Deezer + YouTube) e muito ensaio com a banda.

    Boa sorte!!!

    LeandroP
    Moderador
    # 11/jun/23 12:18
    · votar


    Recomendo o livro do Almir Chediak - Harmonia & Improvisação, volumes I e II.

    Com inúmeros exemplos de aplicações sobre música popular brasileira, com análises e exercícios propostos.

    sereanes
    Membro Novato
    # 12/jun/23 21:38
    · votar


    fernandesrc91,

    Bem vindo ao clube.

    Abraços,

    warto
    Membro Novato
    # 27/jun/23 23:47
    · votar


    fernandesrc91

    E aí cara?
    As respostas aqui conseguiram te ajudar a se localizar no que estudar e praticar?
    Comenta aqui, pois sua dúvida e também o caminho que você seguir para estudos e prática pode também ser referência para uma futura dúvida similar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dificuldade em avançar nos estudos