Preços Absurdos nos Instrumentos

    Autor Mensagem
    warto
    Membro Novato
    # nov/21 · Editado por: warto


    Olá pessoal,
    Tudo joia?
    Estava pensando (e estou desistindo) em adquirir um teclado novo para mim.
    Não sou profissional da musica, mas como tecladista há quase 30 anos, e agora com uma banda recém-formada, para tocar em barzinho e alguns eventos (temos alguns convites), pensei em adquirir um novo instrumento.
    Está praticamente impossível comprar um teclado, considerando até usados, que por logica acompanham os aumentos dos novos.
    Não penso em opções top level, por não ser profissional, então Korg Kronos, Montage, Fantom, Nord Stage nem me passam pela cabeça.
    Me interessei no começo do ano pelo Yamaha YC-61, e ate pelo Electro 6, mas acabei baixando o orçamento (não tem sentido para mim que não sou profissional, gastar esse montante), pois como existem combos como Roland VR-09 e VR-730, que tem drawbars, possibilitam um timbre aceitável, apesar de não chegarem perto dos modelos citados acima, acabei pesquisando por eles nestas ultimas semanas.
    Porém um VR-09 que meados de Março deste ano beirou por volta de 5500 (que já acho um absurdo, e apesar de ter sido difícil achar nesse preço, consegui achar), esta beirando os 10000 (quase o dobro do começo do ano).
    Vou ter que optar seriamente por usados, isso se conseguir algo legal (bem conservado e funcionando) por um preço justo.
    Como está sendo a experiencia de vocês?
    Se eu fizer algum negocio bom, comento aqui o resultado final.

    Edit: achei que talvez o fim do ano melhorasse algo, como Black Friday, e possivelmente Natal, mas pensei errado.

    warto
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    Trazendo como exemplo, o Yamaha MX 61.
    Comprei um em 2017 novo, com garantia, por 2800.
    E agora olhando esse mesmo modelo, usado, achei na Tecla Center de 5200 por 4680 (promoção Black Friday).
    Está um absurdo total os instrumentos de teclas neste país.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    andei refletindo sobre o fato de preços hoje de manhã
    até gringo está reclamando lá fora, e amigos meus que se mudaram pra fora recentemente comentaram
    até lá fora perderam a mão no preço, coisa que se acompanhava o mesmo preço por anos, até usados subiram de preço sem explicação esses últimos meses
    -----------------------------------------
    aqui a gente fala que são os custos, gasolina, dólar alto....
    mas não é só isso
    ------------------------------------------
    em exemplo que tive:

    tenho duas behringer uca 222, uma que uso para gravar o áudio dos meus vídeos e outra que fica em outro pc
    nessas lembro que paguei usada 100 reais anos atrás, são baratinhas por isso acabei tendo duas

    começou a pandemia, com ela a onda de lives que muita gente começou usar essa interface para as lives
    e uma das minhas resolveu dar problema
    mandei para o conserto e comecei pesquisar ter uma outra segunda aqui de estepe

    o preço dela estava acima de 550,00... 600...e até o céu... lá para meados de 2020, amigo meu que iria começar fazer essas lives desistiram da ideia e fizeram voz e violão com som ambiente do celular, não valia o investimento

    hoje vejo ela nova por 315,00 no ML praticamente metade de algumas que vi em 2020
    então o preço de venda é teste de quanto a pessoa quer pagar

    vender uma nova por 315 ou por mais de 600 não é culpa do dolar, que esta acima dos 5,00 faz tempo
    um frete hoje sai mais caro porque o combustível está o dobro de 2020

    problema dos preços no brasil.... não é só a economia

    sereanes
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    warto

    Para um tópico que, acredito, pretende discutir um assunto, conforme você colocou em "Como está sendo a experiencia de vocês?", o título que você escolheu já me parece tendencioso. Tipo choro, compreende?

    Mas, já que você colocou vários exemplos de preço, vou citar uma postagem do André Luiz Keys, de Dezembro de 2015, aqui no FCC, colocando o preço do Roland XPS-30 em R$5.149,00. E tive a pachorra de pesquisar, agora, o preço do Roland XPS-30 e encontrei várias lojas vendendo, novo, à R$5.589,00.

    Uma variação no período de 2015 para 2021 de 8,5%. Repito: 8,5% em 6 anos, portanto.

    Fica aí uma boa indicação para sua banda. Meu falecido pai dizia que nós só deveríamos por a mão onde pudéssemos alcançar.

    Abraços.

    Delson
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    Preços Absurdos nos Instrumentos
    É tudo, não só instrumentos musicais.

    Tudo subiu porque tudo parou.

    "ainnn mas o agro não parou". Não parou, mas tudo o que envolve o agro parou. O preço da ração, dos insumos, defensivos, tudo subiu, porque não dava pra produzir. Então produzir ficou mais caro, e quem paga essa conta? Vocês já sabem.

    O agro é só um exemplo de como a economia está globalizada já tem tempo. Se o componente de silício não está sendo fabricado em larga escala, quem fabrica quer vender pelo preço de um rim mais os olhos da cara, e não é culpa do burro, do jumento ou da anta, mas do mercado, da lei de oferta e procura.

    Como disse o fernando tecladista, o preço tá alto em todo o mundo, portanto, não só por causa do atual governo brasileiro.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/21
    · votar


    A única coisa que tenho vontade de comprar ultimamente é uma AK 47 e sair metendo o loko pela rua!

    sereanes
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    Pessoal,

    Só pra se ter um referencial, os fretes no mercado spot, que estavam em uma média de US$ 2 mil por contêiner antes da pandemia, alcançaram recentemente valores próximos a US$ 10 mil, no caso da rota para o Brasil, se tornando o frete mais caro com origem na China.

    Para os USA, segundo o Paulo Figueiredo, à 2 meses atrás, o frete foi de US$2.000,00 para US$16.000,00. Um aumento de 800%.

    Por esta ótica, o preço dos instrumentos está até barato.

    Abraços.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    Isso de estar caro não é só para teclados, muita coisa aumentou tbm para outros instrumentos e acessórios. Isso foi tbm pelo fato que como muita gente ficou em casa, resolveram ter um hobby e quiseram adquirir um instrumentos, e a demanda subiu e assim os preços também. E nisso afetou os usados também, mesmo muitas pessoas se desfazendo dos seus instrumentos por falta de dinheiro, a demanda foi muito maior que isso. O jeito é ir procurando algo mais em conta dentro do que planeja, que logo isso tende a melhorar

    renatocaster
    Moderador
    # nov/21
    · votar


    sereanes

    Só pra se ter um referencial, os fretes no mercado spot, que estavam em uma média de US$ 2 mil por contêiner antes da pandemia, alcançaram recentemente valores próximos a US$ 10 mil, no caso da rota para o Brasil, se tornando o frete mais caro com origem na China.

    Exatamente, ainda tem isso também.

    Outro detalhe é a escassez de matéria prima e componentes, isso tbm impacta no valor do produto final.

    sereanes
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    É isso aí.

    Agora, acho que quem mais sofre é o tecladista, porque os fabricantes de Guita, Baixo e Batera, não têm muito de onde tirar para reduzir custos.

    Já os fabricantes de teclados, para reduzir custos e fazer frente a todos estes problemas que relatamos, substituíram os chassis de alumínio por plástico (para reduzir custo e frete). Trocaram as teclas com contra-peso por teclas leves e sumiram com quase todos os botões, knobs e faders. Hoje, teclado é uma caixa de plástico com visor "touch".

    Abraços.

    warto
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    Galera,
    Que legal o brainstorming ai de todos, muito interessante os pontos levantados.
    Alguns pontos mencionados também podem ser conferidos aqui no video do Kazu da Groover: Groover - Por que os instrumentos musicais estão tão caros? .
    Mas o mais complicado, é que o vampirão entregou ao Bozo, um dolar a +- 3,10 reais e, o Bozo ta conseguindo quase dobrar a desvalorização em menos de um 1 mandato completo.
    Então com o dolar lá em cima, o real totalmente desvalorizado e com os pontos que vocês mencionaram esta muito dificil comprar.
    sereanes, sobre o XPS-30 não vejo particularmente como uma adição para mim que tenho um MX61 (um é similar ao outro, estão na mesma categoria e entregam resultados muito iguais, apesar das diferenças).
    Mas vamos ver o que da pra fazer, infelizmente o cenario não ta positivo.
    Um colega meu conseguiu uma Gibson por 8K (usada), e não consigo ver nas teclas uma possibilidade de achar algo legal (ate usado) numa categoria mid. Posso ate achar top's, porem serão muito antigos e ai o risco sera muito alto. Infelizmente manutenção nas teclas é mais caro que em guitas/violões.

    sereanes
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    warto,

    Bom o vídeo do Kazu da Groover. Bem resumido, didático e referenciado.

    Ele só não abordou 2 coisas: além da crise de semi-condutores e da crise energética na China, tem a crise imobiliária (Evergrande) na China e, no Brasil, os impostos estaduais aumentaram, em média, de 2020 para 2021, 30%. E o ICMS é um dos impostos que, localmente, mais afetam o preço dos produtos (instrumentos).

    Quanto à esperança do anderson_gesteira, ou seja, "O jeito é ir procurando algo mais em conta dentro do que planeja, que logo isso tende a melhorar", que eu também comungo, mas acho dificílimo que aconteça: que é o preço dos instrumentos baixarem. Podem até não subirem, mas, abaixar... não sei não.

    O que vocês acham?

    Abraços.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    warto
    Porém um VR-09 que meados de Março deste ano beirou por volta de 5500 (que já acho um absurdo, e apesar de ter sido difícil achar nesse preço, consegui achar), esta beirando os 10000 (quase o dobro do começo do ano).

    Os preços estão muito altos mesmo. Ano passado, na black friday, eu consegui comprar um VR-09B novo, por 4400 reais com cashback de 10%, ficando abaixo dos 4000 quando recebi o dinheiro de volta. De repente vc acha alguma coisa esse ano.

    lamas92
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    A inflação não tem sido um privilégio nosso. Com a pandemia, já estava escrito que os preços em todo o mundo iriam subir, com uma crise mundial como poucas vista que ainda está escalando.

    Países mais desenvolvidos sofrem menos, por terem mais estabilidade de economia e sere, assim, um porto seguro para investidores, mas a maioria está sofrendo, principalmente com os novos patamares do petróleo.
    Ainda ontem mesmo os USA lançaram mão da sua reserva estratégica para segurar os preços do combustível e, por consequência, da inflação.

    Aqui, alguém abre a boca, fala uma bobagem e o dólar dispara... Afinal, quem seria louco de investir aqui?
    O que estava encarecendo, subiu ainda mais.
    Infelizmente pra nós, é um caminho sem volta.
    Quem puder, que compre logo suas coisas. Vai piorar.

    Wertys
    Membro Novato
    # 08/abr/22 10:36
    · votar


    Eu já vi uma explicação para o grande aumento dos equipamentos eletrônicos em geral.

    Já estava ocorrendo um aperto na oferta de matéria prima na área de semi-condutores. Isso afeta todo o mercado de eletrônicos.

    Com a pandemia, o consumo de celulares e computadores subio absurdamente, junto com a nova tecnologia dos veículos (que hoje em dia são mais parecidos com computadores que motores).

    E, agora, parece que a coisa só tende a piorar com o núcleo dessa materia prima em guerra no leste europeu.

    Se não me engano, VW e Toyota estavam parados por causa disso.

    sereanes
    Membro Novato
    # 08/abr/22 13:19
    · votar


    Wertys,

    Esta semana a Mercedes Bens deu férias coletivas e parou a produção de caminhões e ônibus, por falta de semi-condutores.

    Os preços devem continuar subindo, se você achar o teclado que está interessado; porque eu estou interessado no Roland Fantom-0 e não acho, nem na Roland Store.

    Abraços.

    Ramsay
    Veterano
    # 08/abr/22 23:32 · Editado por: Ramsay
    · votar


    edsm100
    Concordo plenamente, o Brasil é um país que só tem tamanho.
    Em tudo que é bom (saúde, educação, prosperidade) o Brasil está sempre nos últimos lugares, enquanto que em tudo é ruim (criminalidade, fome, falta de segurança, saneamento básico) aí o Brasil está sempre nos primeiros lugares.

    Não é a toa que foi colonizado por desterrados e criminosos mandados pra cá por Portugal.

    Se nós tivéssemos sido descobertos pelos ingleses, aí possivelmente o Brasil seria um país de 1º mundo e talvez até uma potência mundial.

    Há décadas atrás diziam que o Brasil era o país do futuro. Só que o tempo passou e isso não se concretizou.

    fernando tecladista
    Veterano
    # 09/abr/22 17:20
    · votar


    instrumento musical é caro, sempre foi caro e pelo visto sempre será
    as vezes o que pode mudar é o dinheiro girando ou não, no momento vejo que não gira, povo com medo, segura a mão, mas aparenta estar girando aos poucos ...

    mas vejo por comparação
    lembro de quando comprei o 01/w, esse fico fácil para comparar porque guardei o momento e os valores em mente o cenário era bem pratico para ter de referencia:

    comprei ele no inicio do plano real
    paguei US$ 3.000
    dolar no inicio do real era menos de 1,00 (hoje aparenta estar barato)
    em reais dava R$ 2.800 e toda loja de SP pedia isso, corri a teodoro sampaio por telefone e a resposta era a mesma
    consegui um desconto e saiu por R$ 2600

    trazendo para o cenário atual:
    -US$ 3000, passa de R$ 12.000... então poderia estar caro hoje também
    quando implantou o real o salario minimo era R$ 70,00 ....entonse se eu considerar o salario mínimo como referencia

    -2600 que paguei daria 37 salários então era caro na época
    hoje pagar R$ 12.000 seria pagar 10 salários mínimos então esta barato ... ou não hoje?

    mas se eu corrigir 2.600 de 94 até hoje pelo IGPM dá 26.000
    então eu Pagar US$ 3.000 hoje está mais barato do que foi na época

    bom...
    salario mínimo e cotação de dólar não servem como indicadores de reajuste, mas mostra o cenário da época e cenário atual
    ou você tem mais dinheiro girando rápido ou não, você pode abrir mão ai de uns 10.000 e ele retorna logo ou não

    o que sei que músico naquela época ganhava ai quase 100zinho.... e continua ganhando 100cenzinho até hoje, se eu usar o 100zinho como referência para correção veremos que estávamos e ainda estamos lascados

    não lembro quanto era que eu ganhava pra tocar, talvez 50,00 mas com o salario minimo a 70 na época era lindo ou não? ja´que a realidade era outra e o que segurava o reajuste do salario minimo era o pagamento de aposentados de inss ( era isso que eu ouvia)

    fernando tecladista
    Veterano
    # 10/abr/22 10:57
    · votar


    a coisa tá assim, se tem dinheiro agora, vai l[a e compra,
    porque daqui um ano ou mais... a prioridade é outra na vida, o preço é outro e não se compra mais

    a história acima que comentei, comprei na época pq era a prioridade, o 01/w era o teclado melhor da linha da korg na época, como um kronos ou Nautilus é hoje... hoje em não compraria nenhum desses, (não por eles são lindos), mas a prioridade na vida é outra

    manasses.ss
    Veterano
    # 10/abr/22 12:32
    · votar


    fernando tecladista
    Tem razão, vivemos no mundo do consumismo, em que as pessoas querem sempre ter um produto mais moderno e "melhor" quando as vezes não é o que elas realmente precisam, acabei de comprar um korg x50 que é um teclado ótimo e vai me atender bem para eu tocar na igreja, saiu por 1800,00, pois tenho outras prioridades (casa, aluguel educação do filho). Se você tem dinheiro sobrando para gastar, 7.000 num xps 30 ou 10.000 para comprar um modx6 ou é profissional que vai ter um retorno desse investimento então vale a pena.

    Lelo Mig
    Membro
    # 10/abr/22 15:55 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Vejo um pouco diferente da maioria...

    Claro que num País pobre como o Brasil, sem instabilidade na economia, com uma tributação absurda e com a indústria nacional sucateada as coisas são mais complicadas. Mas isso, não é de hoje. Sempre foi assim, em alguns momentos mais outros menos, mas nunca foram baratos nem acessíveis instrumentos importados de boa procedência.

    Por outro lado, existe um glamourização de determinados produtos, um elitismo, uma ostentação de marcas e modelos. Não vejo o menor sentido um cara que não vive de música, que compra instrumento para fazer vídeo no Youtube ou tocar na igreja gastar o valor de um carro num instrumento.

    É possível, se correr atrás, achar um instrumento decente que cabe no bolso. Aquele usadinho maroto que papai comprou e o filhinho nunca aprendeu e agora tá queimando, aquele modelo que por algum motivo não caiu nas graças da galera mas é bom, aquele que é antigo mas têm tudo que o cara precisa... etc.

    Resumindo, pode não ser o ideal, mas quem quer tocar, quem ama a música, têm que correr atrás e fazer o melhor possível com o que pode ter. Nada contra a reclamação, ela é válida... mas, acreditem, não vai mudar.

    Synth-Men
    Veterano
    # 11/abr/22 07:25
    · votar


    [Desvalorização do dinheiro + altas taxas de importações + altas taxas para manter um comercio + altos impostos sobre vendas + oneração de folha de trabalho + altos valores de fretes e seus insumos]

    [Desindustrialização + mão de obra escassa + escassez de tecnologia + escassez de manipulação de mateira prima.]

    Essa equação com dois grupos de variáveis é que deixa o preço das coisas que entrarão e estão dentro do país altas.

    - Os preços do importados elevados - são para que você procure o mesmo produto dentro do país, ou seja aquele falso incentivo de quase 100 anos à industrias brasileira que nunca saíram debaixo da lama.

    - Os preços internos caros - São para controlar o consumo e para que o produto não fique com seu preço desatualizado mediante a inflação e as desvalorizações monetárias.

    Ou seja o produto que custa R$ 20.000,00 na situação econômica hoje, se custar R$ 20.000,00 daqui a 10 anos, ainda será extremamente caro, já que o dinheiro atualiza um numeral depois da virgula (1,0 ) e a renda atualiza dois numerais antes da virgula (0,01). Isto não teria problemas se a inflação não passasse de uns 2,5%, mas... Não é o nosso caso.

    Wertys
    Membro Novato
    # 12/abr/22 16:53
    · votar


    Synth-Men
    - Os preços do importados elevados - são para que você procure o mesmo produto dentro do país, ou seja aquele falso incentivo de quase 100 anos à industrias brasileira que nunca saíram debaixo da lama.

    Esse é um tipo de tributação que, convenhamos, vem açucarada pra nos enganar.
    Tributação em cima de um Yamaha Montage. Ok, vamos sobretaxar para inibir o consumo desse equipamento importado e incentivar o consumidor a procurar um equipamento equivalente nacional.

    Opa, quem é o concorrente NACIONAL do Yamaha Montage?

    Pois é, não tem. Por isso não deveria ser sobretaxado.
    Mas esperaremos essa solução para, quem sabe um dia, as próximas gerações....

    renatocaster
    Moderador
    # 12/abr/22 19:07 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Sobre o assunto...um colega perguntou em um outro tópico qual guitarra seria melhor pra comprar entre um modelo da Cort e um modelo da Tagima.

    Não era esse o modelo da Cort que ele está avaliando comprar, mas quando cliquei para pesquisar sobre o modelo que ele queria, apareceu essa, da mesma marca (Cort). E eu simplesmente fiquei pasmo em ver uma guitarra Cort (made in Indonesia) custando mais de 8K.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2173117831-guitarra-6c-com-cap a-marca-cort-x700-duality-lbb-wbag-_JM?matt_tool=18956390&utm_source=g oogle_shopping&utm_medium=organic

    Não vou entrar no mérito da qualidade do instrumento, pois aparentemente é uma boa guitarra, com bom hardware, boa construção, etc...mas esse valor é simplesmente surreal, em se tratando de uma marca que historicamente (pelo menos até onde eu conheço) oferece produtos para consumidores que estão buscando um instrumento mais entry e mid-level.

    Simplesmente tá bizarro demais esses preços de instrumentos musicais.

    warto
    Membro Novato
    # 28/fev/24 01:36
    · votar


    E aí pessoal?

    Tudo joia?

    Reabrindo este tópico novamente.
    Que vocês tem achado do mercado de instrumentos ou até mesmo acessórios ou equipamentos de áudio.
    Tem notado alguma melhora?
    Alguém conseguiu adquirir novos equipamentos ou aproveitar mercado de usados? Mercado de usados tem valido a pena?
    Eu tinha vontade de sair de um equipamento entry level como meu Yamaha MX 61 que tenho usado nesses últimos anos (e tem me atendido dentro do meu uso) para um mid (ou talvez um top usado), infelizmente não deu certo, porém adquiri um piano acustico de armário restaurado, que já era um sonho de muito tempo atrás e foi dentro do orçamento que eu tinha.

    Compartilhem ai se conseguiram boas oportunidades ou se ainda o mercado não está bom, o que é muito subjetivo, mas também objetivo para quem não é profissional da música (não é a fonte de renda principal ou é apenas um hobby).

    LeandroP
    Moderador
    # 28/fev/24 06:58
    · votar


    warto

    Tenho notado uma falta de noção no mercado de usados. Tudo bem que não precisa anunciar o produto por 10% do valor, mas também não é pra vender mais caro que um novo. Tenho visto anúncio de usados mais caro que o produto novo. O que esse pessoal anda bebendo?

    JJJ
    Veterano
    # 28/fev/24 10:21
    · votar


    Se a pessoa não estiver muito fissurada por um produto específico, dá pra achar coisa bem em conta.

    O problema é quando o sujeito quer porque quer um modelo específico de uma marca específica com as características tais e tais. Aí ferrou.

    O pior é que estou EXATAMENTE com esse problema... Quero uma guitarra no modelo Jaguar. Dificílimo encontrar o modelo exato que quero!!! Se eu fosse mais condescendente quanto a meus desejos, podia me satisfazer com uma Tagima TW61, por exemplo. Ou até uma Tonante Starlight... Mas elas são Jaguares de fato, em todas as specs? Não... Eu estou igual o cara do café (EU QUERO UMA JAGUAR!)... Não quero uma guitarra "mais ou menos" Jaguar. Eu quero Jaguar, porra!

    E aí, o que tem, no mínimo? A Squier Jaguar CV. Precinho? Tem gente querendo 5, 6 mil. Nem no revendedor oficial (Pride) tem!

    Mas se eu quisesse uma Stratinho... qualquer 600 conto dava, mole.

    Resumo da ópera: tem instrumento barato, mas você tem que abrir mão de ser exigente com as specs...

    LeandroP
    Moderador
    # 28/fev/24 10:37
    · votar


    JJJ

    Aproveitando a oportunidade, como estão os instrumentos que você comprou/montou/adaptou há algum tempo?

    JJJ
    Veterano
    # 28/fev/24 16:27 · Editado por: JJJ
    · votar


    LeandroP

    Toda guitarra, depois de um certo tempo (que varia de acordo com a qualidade das partes), precisa de um tapa na regulagem, né?

    Mas é só isso. De resto, está tudo OK.

    Ah... As pinturas com tinta esmalte, não. Essas ficam uma merda mesmo... kkkkkkk

    LeandroP
    Moderador
    # 28/fev/24 20:35
    · votar


    JJJ
    está tudo OK

    Então valeu muito a pena!
    :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preços Absurdos nos Instrumentos