LeandroP Moderador |
# jan/20
· votar
Dante_Shift
Acordes (tríades) são formados pela primeira nota da escala, mais a terceira e a quinta nota. Em outras palavras, são formados pela tônica, terça e quinta.
Tendo isso em vista, podemos classificar esses acordes (tríades) como sendo maior, menor, diminuto e aumentado. Isso está em função da distância em número de tons da terça e da quinta em relação à primeira, a tônica.
De uma maneira genérica, podemos classificar esses graus utilizando algarismos numéricos: 1, 3 e 5.
Desta forma, também podemos inverter esta ordem, e o acorde será o mesmo. Quando colocamos a terceira nota como sendo a primeira, chamamos de "primeira inversão", e ficaria desta maneira: 3, 5, 1. E quando colocamos a quinta como primeira, chamamos de segunda inversão, ficando desta maneira: 5, 1, 3.
Quando invertemos um acorde, colocamos o nome da primeira nota junto do nome do acorde, separado por uma barra.
Exemplificando em Dó maior, temos as notas Dó (C), Mi (E) e Sol (G), que correspondem respectivamente aos graus 1, 3 e 5.
Assim sendo, na primeira inversão temos um acorde formado pelas notas Mi, Sol e Dó (3, 5 e 1) e na segunda inversão temos um acorde formado pelas notas Sol, Dó e Mi (5, 1 e 3). Respectivamente, podemos escrever esses acordes da seguinte forma: C/E e C/G.
Experimente tocar: C - C/E - C/G - C e observe as sonoridades diferentes de um "mesmo acorde".
|