Qual efeito usado no teclado nesse trecho da música?

    Autor Mensagem
    Dion1992
    Veterano
    # mar/19 · Editado por: Dion1992


    Primeiramente, Por favor não excluam o tópico, eu não estou pedindo cifra, apenas quero ajuda pra conseguir esse efeito.
    Bom dia a todos
    Estou ensaiando uma música e no finalzinho dela estou na duvida em que efeito foi usado.
    Nesse vídeo, reparem que a partir de 5 minutos toda a banda para e fica apenas o teclado fazendo som de orgão
    Mas exatamente no minuto 05:11 entra um timbre diferente e eu to em dúvida se ele usou split ou aplicou algum efeito. e se foi efeito qual foi?
    poderiam me ajudar?
    desde já agradeço


    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    É a leslie do hammond

    deve estar como rotary

    Dion1992
    Veterano
    # mar/19 · Editado por: Dion1992
    · votar


    É a leslie do hammond

    Obrigado pela Resposta Fernando.
    Mas não é desse efeito que estou falando
    é um em que o som do orgão fica mais "estridente" parecido com um voice de fundo em 5:11 antes de entrar a Leslie
    O som que entra ta em D#
    Mas não consigo identificar se o teclado foi dividido e esse timbre foi adicionado junto ao primeiro, ou aplicou um efeito sobre o timbre primário, e se foi isso, qual efeito seria?

    M.André
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Me parece ser um efeito de chorus que ele aplica no timbre. Órgãos geralmente tem os botões V1, V2 e V3 (pra vibrato) e C1, C2 e C3 (pra chorus). Dá uma olhada no vídeo abaixo se é isso mesmo.



    Não sei que teclado tu usa, mas se tu não encontrar o efeito, posso sugerir que tu combine um desses timbres de coral (ou um pad bem suave) nessa parte.

    Dion1992
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Obrigado pela Resposta M.André
    Posso estar enganado, mas ouvindo bem com um fone de ouvido bom aqui, Percebi que esse som que entra esta separado do timbre inicial, até porque ele desaparece antes do fim e o timbre inicial continua la inalterado.
    Se prestarmos bem a atenção, esse timbre em D# que entra as 5:11 termina a 5:15 aproximadamente
    ele começa mais baixo e gradualmente fica mais alto que o timbre inicial e vai diminuindo sem altera-lo.

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Isso é mudança dos drawbars do hammond somado a leslie. Não tem nada a mais do que som de orgão ai.

    Dion1992
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Isso é mudança dos drawbars
    Mas o drawbar é capaz de incluir um timbre diferente e não apenas acrescentar terças, quintas etc ...?
    Porque esse timbre mencionado é diferente do que iniciou.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/19 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    para mim
    tudo parece hammond

    tem que considerar, se for um hammond original, há dois manuais e cada um pode ser timbrado diferente
    é uma gravação de estúdio (se fosse ao vivo poderia ter overdubs) em estudio você faz o que quer até colocar 10 hammonds em uma gravação

    antes dos 5:11 tem um lead junto com a guitarra
    nos 5:11 qualquer PAD meio com cara de coral junto, que você pegar e dar uma espacialidade maior no reverb fica com essa cara
    acho que é o mesmo que aparece ali pelos 4:30

    Dion1992
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Ele não usa um hammond original.
    É um teclado mesmo. Inclusive o piano usado no começo da música é feito nesse próprio teclado.
    Só não da pra identificar qual é porque o vídeo que eu vi foi alguém da plateia que gravou de longe.
    Mas deixa eu ver se entendi.
    É possível um drawbar adicionair um armonico com timbre totalmente diferente junto com o inicial é isso?

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Dion1992
    tem que ter na cabeça que studio pode tudo e nem tudo sai da própria fonte sonora, o tecladista ai pode ter um teclado que ele usa ao vivo, mas em estúdio além dele talvez levar o usual, pode ter outras coisas em casa que só sai para o estúdio além do equipamento e toneladas de VST do próprio estúdio

    década de 80, 90, você ouvia um CD e falava esse é um DX7, é um piano da Roland, o cara tá usando um timbre X do JD800, escuta um M1 ai passando... hoje em dia acabou isso

    do pouco que ouvi a música, de cara tem lá o piano de inicio o LED junto com o solo da guitarra, o Hammond e esse PAD
    além de um Strings mais fazendo cama, além de um efeito parecido com microfonia ali nos 0:38 (que pode ser uma ou algum preset de VST) que vai se misturando com outro Strings ali nos 1:40
    outro strings ali nos 3:13 mais parecido com quarteto

    agora reduzindo tudo isso pra tocar ao vivo:
    ter um timbre de piano limpo pra iniciar e depois passar para um piano com strings, que depois passar talvez para um timbre mais marcado de strings,
    talvez em dual com um strings pad pra fazer o grave,
    e depois chega nesse hammond do final, que para fazer esse efeito que busca, ao mesmo tempo que você altera a leslie dele, mexer nos drawbar para simular o efeito que busca talvez destacando os drawbar com as frações,
    talvez algo próximo a | 16 | 5,1/3 | 2,2/3 | 2 |


    se o teclado tem aftertouch, ver se tem como jogar a leslie para o aftertouch e você fica com a mão mais livre para mexer nos drawbar
    o teclado tem drawbar?
    se não tem, ele corta o timbre na mudança do timbre? se corta, tira o clima do treco
    que teclado vai usar?

    Dion1992
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    fernando tecladista
    Obrigado pela analise e ajuda na obtenção do efeito
    Meu teclado é um CTK 7200 da Casio
    Ele não corta o timbre na mudança e tem drawbars
    Ele tem Leslie Mas nao tem aftertouch, se tem eu nao encontrei
    mas acredito que não tenha mesmo pois não vi nada a respeito no manual.
    Não sei se da pra jogar no pedal ou algo do tipo.
    Mas vou tentar sua recomendação
    Seria mesmo aftertouch? Porque quando muda pra D# entra instantaneamente como se tivesse dual, salvo que sou leigo em aftertouch mas se fosse aftertouch nao teria que entrar um pouco depois e nao instantaneamente?
    mais uma vez obrigado

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Dion1992
    O aftertouch, você escolhe algum tipo de efeito para quando presiona mais forte a tecla "após o toque " esses casios não tem, geralmente, vem meio configurado a modulação, mas da pra alterar, mais reverb, abertura do filtro, bend...veja algum video no yotube para conhecer o recurso, o meu xwp1 da mas, como so tem jma entrada de pedal, eu perco o sustain

    Dion1992
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    No Timbre de orgão em si não precisaria de sustain, apenas no piano no começo.
    Eu não sei se teria uma troca fácil entre a função do pedal pra se fazer ao vivo.
    Vou me familiarizar como o aftertouch embora meu teclado certamente não tenha essa função vai me ajudar a entender a música.
    No final de semana terei tempo de tentar novamente fazer aquele final
    posto o resultado aqui

    Dion1992
    Veterano
    # 28/jun/23 21:08
    · votar


    Dion1992
    Bom, 3 anos depois vim dar o feedback, meu teclado nao tinha mesmo o recurso aftertouch. Então não pude testar. Comprei um novo estou esperando chegar Não sei se ele tem aftertouch, ou qualquer que seja o recurso usado pra fazer o efeito.

    Dion1992
    Veterano
    # 29/jun/23 16:09 · Editado por: Dion1992
    · votar


    edsm100
    Boa tarde tudo bem?
    Na verdade eu não comprei ele por esse recurso e sim porque pretendo usar sample.
    É um Mz x500 da Casio.
    Sabe me dizer se ele tem este recurso ou algo similar?
    Dei uma pesquisada e não encontrei nada concreto

    Dion1992
    Veterano
    # 29/jun/23 20:58 · Editado por: Dion1992
    · votar


    edsm100
    Obrigado pela resposta.
    Não tem?
    Poxa que pena. Bom, o teclado chega amanha. Como eu disse eu não o comprei pelo aftertouch e sim para poder samplear. Procurei o melhor custo benefício pra isso e optei pelo Mz por ser o que mais oferece recursos pelo valor. Com esta compra me lembrei deste recurso que se viesse seria um bonus kk
    Achei que pudesse ter porque vi em um anuncio dizendo que tem. Deve ter sido um erro
    https://www.wwbw.com/Casio-MZ-X500-Music-Arranger-J42441.wwbw.

    Vou tentar simular este efeito quando o teclado chegar. Porque vi um video em que o cara adiciona camadas no timbre usando os drawbars
    no minuto 1:14 veja
    https://www.youtube.com/watch?v=Dec9qERYcoc

    Dion1992
    Veterano
    # 30/jun/23 08:34
    · votar


    edsm100
    Estes modelos da korg tem aftertyouch? Pesquisei e parece que não.
    Ele esta acima dos 6 mil.
    Achei o Mz bem completo pelo preço, inclusive com Drawbars indispensável pra mim e crucial na escolha.
    Mas voltando ao efeito, ainda estou na dúvida se foi realmente usado Aftertouch naquele trecho. Pensei em perguntar ao Jinxx (Músico que toca na banda) No instagram quem sabe ele responde hehe

    Dion1992
    Veterano
    # 14/jul/23 11:51
    · votar


    Mas o drawbar é capaz de incluir um timbre diferente e não apenas acrescentar terças, quintas etc ...?
    Sobre este questionamento a Resposta é sim!
    Dependendo do teclado, vc pode aplicar timbres em cada um dos drawbars. Como demonstrado neste vídeo:



    sereanes
    Membro Novato
    # 15/jul/23 18:23
    · votar


    Prezado Dion 1992

    A resposta é não. Você, com todo respeito, está confundindo "Capitão de Fragata" com "Cafetão de Gravata". São parecidos (e que meus colegas de turma não leiam isto), mas não são a mesma coisa.

    Quando você diz que:

    "Sobre este questionamento a Resposta é sim!
    Dependendo do teclado, vc pode aplicar timbres em cada um dos drawbars
    , a resposta correta é, categoricamente, não.

    E o rapaz do vídeo é honesto em sua proposta. Em nenhum momento ele se referiu à "drawbars"; o que ele fez foi aplicar "layers" ao piano, utilizando-se dos "faders", como, aliás, está no título do vídeo.

    Espero ter retificado este seu conceito errôneo.

    Abraços.

    Dion1992
    Veterano
    # 18/jul/23 21:31
    · votar


    sereanes
    Boa Noite Sereanes tudo bem?
    Os faders em questão no teclado são usados como drawbars nos timbres de orgão concorda?
    Creio que tanto um termo quanto ao outro estão se referindo à mesma coisa. Aos knobs do teclado localizados no canto esquerdo.
    Desculpe se não deixei claro a que eu realmente estava me referindo.
    Abraços.

    sereanes
    Membro Novato
    # 19/jul/23 14:44
    · votar


    Prezado Dion 1992

    Poderia estar melhor se o nível desta nossa conversa fosse, tecnicamente, mais elevado.

    Quando você diz que:

    Dependendo do teclado, vc pode aplicar timbres em cada um dos drawbars, a resposta correta é, categoricamente, não.

    Quando você diz que: Creio que tanto um termo quanto ao outro estão se referindo à mesma coisa, você está equivocado.

    E quando você diz que:

    Aos knobs do teclado localizados no canto esquerdo, estes não são "knobs", são "sliders" ou "faders", mas, nunca "knobs".

    E nosso "papo" se encerra por aqui, devido ao meu total desinteresse em comentar assunto tão básico com um músico que demonstra completa falta de conhecimento teórico.

    Abraços.

    Dion1992
    Veterano
    # 20/jul/23 09:29
    · votar


    sereanes
    Opa bom dia, realmente errei em me referir como knobs.
    Ainda bem que o fórum serve para aprender e tirar dúvidas não é mesmo?
    Obrigado por comentar com toda sua sabedoria e humildade
    Abraços!

    Schelb
    Veterano
    # 20/jul/23 16:03
    · votar


    Caraca .. da onde veio esse Sereanes .. ainda estou na dúvida se foi uma resposta babaca ou se é só uma brincadeira de mal gosto

    makumbator
    Moderador
    # 22/jul/23 12:56
    · votar


    Dion1992
    Ainda bem que o fórum serve para aprender e tirar dúvidas não é mesmo?

    Não se sinta constrangido em perguntar ou comentar qualquer coisa sobre música e equipamentos musicais por aqui. O fórum serve pra isso mesmo. Sua colocação é perfeitamente pertinente e merecia uma resposta mais amigável. Infelizmente não entendo dessa parte de teclados, portanto me abstenho em responder.

    Schelb
    ainda estou na dúvida se foi uma resposta babaca ou se é só uma brincadeira de mal gosto


    Concordo que ele foi sem nenhum tato na resposta. Mas como tecnicamente não houve uma ofensa ou nada fora das regras, nem posso punir ou mesmo advertir o usuário.

    Lelo Mig
    Membro
    # 23/jul/23 12:05
    · votar




      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual efeito usado no teclado nesse trecho da música?