Ligar piano digital no notebook

    Autor Mensagem
    Ferdinando_votu
    Membro Novato
    # nov/17


    Bom dia pessoal! Tenho um piano digital p-105 yamaha e querialigar ele no notebook que tenha algum software para simular outros timbres. A dúvida é: que software faz isso? E também se esse piano tem essa opção de simular outros timbres de softwares. Obrigado.

    soruji
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Então, meu amigo. O que eu acho que você quer fazer é usar o piano digital como se fosse um controlador, né? Ou seja, você quer controlar amostras de timbres que estão no computador, né?

    O software mais popular para esse fim é o Kontakt. Mas seu piano digital precisa ser ligado ao notebook através de um cabo usb.

    Fora isso, você precisa ter uma placa de áudio e o notebook precisa ser razoavelmente bom em termos de memória (6GB pra frente), enfim, é um Universo à parte, esse lance de controladores.

    Se tiver dúvidas, só perguntar.

    Wertys
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Cara, eu poderia ser direto e te falar: um notebook, uma interface de áudio e um sample player (Kontakt da Native Instruments) ccom alguns Samples.

    * Esse seu piano não tem condições de simular nada, da mesma forma que não pode receber nada de fora. Ele apenas trabalha com os timbres internos, podendo apenas receberem ou não seus efeitos (reverb, chorus) interno.

    * Assim como 99,9% dos teclados de meados dos anos 80 pra cá, seu teclado também tem uma saída MIDI, isso quer dizer que o que vc toca nele pode ser respondido por outro teclado ou módulo de som externo.
    - Neste caso, a saida Midi (MIDI Out) de seu teclado dever ser conectada a entrada Midi (MIDI IN) do outro equipamento (seja teclado, módulo de som ou um computador).

    * Entenda que há dois tipos de módulos externos: os Físicos e os Virtuais.
    - Módulo Externo: são "teclados sem teclas", muito comuns até meados dos anos 2000. Alguns modelos fizeram bastante sucesso como o Roland JV1010, Roland JV1080, Yamaha TX802, Yamaha Motif Rack, Korg Triton Rack, Yamaha TG77, Korg M3R. Com estes módulos, vc toca em seu teclado e o som sairá no módulo. Se vc tocar um DÓ MAIOR em seu teclado, o teclado avisa ao módulo que vc apertou as notas X, Y e Z com pouca ou muita força (nem é força que se fala, é velocidade...) e o módulo interpreta isso e o toca.

    - Módulo Virtual: são módulos de sons baseados em computador. Funcionam da mesma forma que os módulos físicos, mas como são de arquitetura aberta (em partes...), vc poderá por ou tirar muitas coisas ao seu gosto. Para se ter um módulo virtual, vc precisará ter alem do computador, uma placa de som especial, pois a placa de som original dos PC e/ou Notebook são inviáveis para processarem áudio de forma satisfatória. Além da parte física da coisa (PC/Notebook e placa de som - ou interfece) vc precisará de programas que façam o trabalho que se quer: Sintetizadores (Steimberg Hipersonic, Roland Hyper Canvas, Ik Multimedia Sampletank) ou Sample Players (Native Instruments Kontakt, Steimberg Haliom, Spectrasonics Keyscape).

    O básico do básico é isso!!!

    Para todo caso, não aconselho o uso de instrumentos virtuais para quem não tenha intimidade com partes lógicas e de hardware em computadores. Para estes, aconselho o uso de equipamentos físicos e dedicados (como os módulos de sons que descrevi anteriormente).
    Caso o usuário tenha afinidade com computadores e software, recomendo o uso de instrumentos virtuais, pois são muito versáteis. Uso há cerca de 15 anos e não abro mão.

    Pleonasmo
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Wertys
    * Assim como 99,9% dos teclados de meados dos anos 80 pra cá, seu teclado também tem uma saída MIDI, isso quer dizer que o que vc toca nele pode ser respondido por outro teclado ou módulo de som externo.
    - Neste caso, a saida Midi (MIDI Out) de seu teclado dever ser conectada a entrada Midi (MIDI IN) do outro equipamento (seja teclado, módulo de som ou um computador).


    Existe um conversor midi para usb que pode ser utilizado também.

    Wertys
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Pleonasmo, equipamentos de uns 10 anos pra cá começaram a incorporar conexões USB, e até mesmo substituir o convencional DIN 8 pelo USB.

    Mas com todo o advento do USB, grandes equipamentos pra grandes produções ainda se usam (e dão prioridade) ao velho e bom DIN 8.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    o P-105 não tem por midi daquelas de conector pino din-5
    só se conecta pela porta USB

    https://www.yamahamusiclondon.com/sites/ymlv5.93/productimages/big/YAM -P105-BUNDLE-SUPER_a.jpg

    então a lista acima de módulos externos não não funciona com seu teclado

    só resta mesmo ligar seu teclado no computador pela porta usb

    Caio ES BR
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Wertys
    Não sei se entendi. Quando a saída e MIDI Out eu posso usar o som dele em outro piano? Eu me aproprio do timbre dele? É isso?

    Quanto a ser um controlador, tenho um P95 e diferentemente do P105 ele não tem saída USB e só a MIDI Out rs.

    mauropsouza
    Veterano
    # jan/18 · Editado por: mauropsouza
    · votar


    Ferdinando_votu
    Membro Novato # 22/nov/17 12:11

    1 - Não tem midi comun, só USB. Sem problemas precisa de um note claro e se não for Mac precisa de uma placa de audio externa com UCA 222, ou Maudio um2 usb, isso falando das mais baratas. Isso é pra diminuir a latencia. Se não tiver grana agora instala um driver chamado "Asio for alls" que já reduz o atraso - latencia. Com a placa o som vai sair da placa e não do teclado ok? Isso no windows. No mac também usa a placa externa ,mas da pra usar sem ela...
    2 - Precisa de um cabo de impressora usb . Pode ligar seu teclado direto no Note. Acho que é plug in play. Não precisa de driver. Se precisar vai na Yamaha e baixa. Liga o usb do seu teclado no usb do note.
    3 - Vai precisar de um programa, como Kontakt que já foi falado, ou uma daw software como Reaper, ProTolls, Cubase etc.... ai pesquisando no google voce vai encontar dicas etc... Tem comunidades que compartilham sons timbres etc...É Um universo novo...
    4 - Outra opção é se voce tem ou pretende adquirir um Iphone ou Ipad, é só ligar nele também . vai precisar de um cabo específico da Apple. Tem apps a dar com pau também , muitos são free, como o garage band, Igrand Piano etc...

    mauropsouza
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    NO caso do windows existem muitos apps free também. O próprio Kontakt tem uma versão free com bons timbres. Aqui no fórum tem uma seção com várias páginas e dicas só sobre softwares free.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligar piano digital no notebook