Quando é hora de parar ?

    Autor Mensagem
    Taura Teatino
    Membro Novato
    # ago/16


    Há mais ou menos um ano iniciei do zero meus estudos no acordeon. Embora não tivesse contato anterior com música, este é o instrumento que sempre despertou minha atenção e sempre quis aprender. Infelizmente não tivesse acesso a ele anteriormente.

    Hoje, com 34 anos, faço aula, uma hora por semana, com um professor de 17. Ele toca em banda, domina bem o instrumento, tem uma boa teoria. No entanto, talvez ainda lhe falta a didática para motivar o aluno.

    De fato, a minha motivação é o gosto pelo instrumento e minha persistência. Mas em termos de resultado estou pensando seriamente em desistir.

    Tenho muita dificuldades de conciliar teclado e baixo. E não é tanto por falta de treino, pois tento treinar diariamente 1 hora. Escalas até hoje cometo falhas. Estou trabalhando na última semana com arpejos nos acordes relativos (Pág 118 do método Anzaghi). Estou me batendo para memorizar as sequências e (C / Am / F / Dm / Bb.....) e os dedos para modulação.

    Quando me passam alguma música simples, só consigo tendo a partitura ou as notas escritas. Tenho dificuldade em pegar ou memorizar por outros métodos. E para tocar porcamente, fico mais de uma semana repetindo exaustivamente. Ocorre que daí vou perdendo a habilidade de executar os exercícios já vistos...

    Inclusive o próprio professor me falou esses dias que talvez eu me desse melhor com violão. Que estou indo devagar, mas indo. Ele já percebeu que não levo jeito para o negócio...

    Seria o momento de desistir ?

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Taura Teatino
    Cara, eu toco bateria, baixo, guitarra e teclado. O único que realmente domino é a guitarra, e mesmo assim continuo tocando todos. Você toca quando gosta, e se gosta de verdade quer tocar. Falta de resultado não me desanima, mas se vc está desanimado, dê um tempo, quem sabe volta

    khalifa
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    No começo o resultado vem mais devagar. É importante você manter pelo menos 1 hora de prática diária. Não fique apenas no que lhe é passado na aula, tentar tocar músicas que você gosta também ajuda muito.

    khalifa
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Tem o dom para música quem tem paciência para estudar sem perder o ânimo.

    Taura Teatino
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Não fique apenas no que lhe é passado na aula,

    Via de regra, eu estudo uma hora por dia. No entanto, esse tempo é pouco para mim pegar vagamente o que é passado na última aula. Eu demoro muito para pegar...não consigo ir além. E quanto a tirar outras músicas, ainda não tenho autonomia para isso. Para cada música que eventualmente o professor passa, eu fico quase 2 meses.
    O negócio está feio "

    Jube
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Taura Teatino
    Não sofra o mal dessa geração imediatista, música é algo que leva tempo. Acredito que um ano não seja o suficiente para você ficar tão fluente, são anos de estudo para que as habilidades fiquem bem aprimoradas. Devagar e sempre continue estudando que os resultados vão aparecendo.

    JJJ
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Se gosta e tá bom pra você, continua.
    Se virou mais "obrigação" do que prazer, parte pra outra.

    felipenove
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    JJJ disse tudo. Quando eu estudava teclado era obrigação. Com isso, parei. Quando parei senti falta e interesse. Quando voltei, senti prazer. E cada vez mais quero tocar, estudar e descobrir coisas novas. Esse é o sentimento.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Fica meio dificil alguem avaliar seu nível seu uma 1/2 hora coverando com você ao vivo e vendo o quevoce toca

    De curiosidade baixei o método
    E vi alguns exercicios, vi a pag 118 que citou
    Se... ainda tem dificuldade de tocar as duas mãos, ainda não é hora de tocar isso
    Treino de escalas é bom, mas parece que ainda não é a hora
    Já consegue tocar aquelas musiquihas do inicio? exercícios de baixo alternado? As valsinhas?

    Tem coisa que e pra se aprender depois de um ano, 2 anos... se pegar antes, ficará esse tempo treinando a mesma coisa até ficar limpo


    Quanto a tentar tocar de cor, vai da cabeça de cada um quando eu estudava em conservatório tinha vários alunos lá -18 que só tocavam com partitura, vai de cada um
    tente dividir a música em partes, treine 4 compassos, depois mais quatro pegue musiquinha de 16 compassos, as primeiras....tente cantar as notas como se fosse a letra....

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Nunca consegui terminar o curso de piano no conservatório, só são 9 anos kkk

    Música é para a vida... Tenho professor a mais de duas décadas, toco desde os 5 e estou para fazer 40, e detalhe, tenho certeza que estou muito longe de saber tocar

    Mas me divirto sempre, o que me faz ter mais certeza que nunca vou parar...

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Inclusive o próprio professor me falou esses dias que talvez eu me desse melhor com violão. Que estou indo devagar, mas indo. Ele já percebeu que não levo jeito para o negócio...

    Seria o momento de desistir ?



    Cito também a primeira frase do fernando tecladista

    Fica meio dificil alguem avaliar seu nível seu uma 1/2 hora coverando com você ao vivo e vendo o quevoce toca


    É isso, não dá para avaliar rapidamente, sobretudo por posts na internet.

    Assim como não dá para avaliar seu professor, fiz a citação da sua ultima frase apenas para dizer que as vezes, vale a pena buscar ajuda de algum outro professor antes de pensar em parar de vez.

    Se você gosta do instrumento, mesmo que aparentemente desmotivado neste momento, faz mais uma tentativa.

    Se decidir buscar ajuda de outro profissional, seja o mais direto e transparente possivel com ele, diga todas as suas dificuldades, como vinham sendo tuas aulas, etc...

    Já passei por alguns professores e peguei muita gente boa pelo caminho, te garanto que a forma como a pessoa interage com o aluno, aliado a experiencia de um excelente professor, muda muito de um para outro, como já tive varios consigo perceber claramente pontos fortes e fracos em cada um deles, e estou falando de gente top e muito capacitada.


    Outro "achometro" meu, mesmo que você veja pessoas como pouco tempo de estudo já tocando bem mais do que voce, na sua avaliação, para mim 1 ano de aulas é muito pouco ainda, eu julgo que um tempo de 2 a 3 anos com bons professores, inclusive seguindo essa possibilidade de ir trocando, é um tempo razoavel para alguem ter um dominio melhor.

    Bom, sobre ir para o violão, fiz piano classico quando era pequeno com uma professora muito experiente e reconhecida. Larguei e só na juventude me interessei novamente por musica, guitarra no caso.

    Não sei se é só comigo, mas acho o teclado/piano um instrumento muito mais facil para entender harmonia, construção de acordes, escalas, etc..

    Pode ser que você tenha dificuldade tecnica e motora, de execução com as duas mãos, de leitura da pauta em Sol e Fá simultaneamente, mas te garanto que o violão apresenta bastante dificuldade tecnica também se o objetivo for estudar seriamente.

    Esta tua indicação de que é dificil memorizar as musicas, os acordes, etc... um bom professor de harmonia vai começar te inserir mais facilmente neste mundo, talvez o teu proprio tenha dominio para te ensinar isto, mas ele não pode desistir né.

    Pensa no caso de buscar ajuda de outro profissional, sem peso na consciencia, antes de tomar a decisão de parar.

    Boa sorte ai.

    Taura Teatino
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Realmente, eu fiz essa postagem em 12 de agosto. Ontem, 01/09, tinha aula novamente. Meu professor tinha passado os tais arpeggios relativos (pág 118/119 do método Anzaghi). Só no teclado a princípio. Eu antecipadamente, treinei a união com o baixo. Chegando na aula ele perguntou se eu havia treinado. Falei que mais ou menos, afinal, ele não tinha demonstrado. Treinei porque eu tinha a partitura do exercício com a digitação. Então ele pediu para mim exercitar o mais rápido possível. Disse ele que seria interessante para podermos aplicar na música "milonga para as missões".
    Porém, como como ainda não dominei o exercício, ele falou que talvez fosse cedo para esse exercício. Que ele aprendeu mais tarde.
    Fica uma sensação assim: ele passa algo esse semana. Se na semana que vem eu não for com o exercício dominado, ele não pode passar outro. E dai se ficar um mês em cada coisa, ele tem a impressão que não está dando aula....daí ele muda a abordagem. Talvez falte a ele seguir uma sequência lógica, gradativa. Talvez esses saltos sejam bons para quem tem facilidade ou pressa. Eu tenho dificuldade, pouco tempo para ensair (uma hora por dia em média. A noite geralmente pego uns 45 minutos, mais uns 30 minutos cedo. Porém, nunca o apressei.

    Deixo uma dúvida me valendo da experiência de vocês:
    Um aluno com um ano de aula, na média, consegue estar em que nível ?

    keyboardjones
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Já te passou pela cabeça trocar de professor?
    Muitas vezes não nos acertamos com o primeiro que aparece...

    Thiago V. Colares
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Taura Teatino

    Oi Taura! Acompanhei seu tópico desde o começo, mas não tinha me manifestado ainda... Mas pela sua última mensagem, eu complemento a mensagem do amigo keyboardjones: Se não passou ainda pela sua cabeça trocar de professor, recomendo que comece a pensar nisso!

    A música é algo muito amplo, esse negócio de "você tem que dominar isso pra gente ir pra frente" é balela, pra mim isso é coisa de professor preguiçoso ou sem didática. Existem várias coisas que podem ser feitas em paralelo.

    Já tive vários professores diferentes nos 3,5 anos em que venho estudando teclado (5 professores pra ser mais exato). A relação entre professor e aluno precisa ser dinâmica, motivadora, acho muito importante que o aluno admire o professor como músico.

    Boa sorte nos seus estudos e espero que você encontre motivação pra não parar! Quem ama música ama e pronto, não tem pra onde fugir, rs...

    Abraço!

    Jube
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Taura Teatino
    Deixo uma dúvida me valendo da experiência de vocês:
    Um aluno com um ano de aula, na média, consegue estar em que nível ?

    Isso vai variar muitoooo de pessoa para pessoa, não da para fazer muitas comparações, tem gente que tem tempo de sobra, tem gente que não, uns tem mais disciplina e outros menos.

    Meu primeiro instrumento foi a guitarra e com 1 ano faltava muita coisa para polir ainda.

    Já seu professor deveria se adaptar à sua disponibilidade para estudos, ele não pode seguir um padrão dando aula no mesmo ritmo que da para um adolescente que tem o dia inteiro para treinar.
    Minha namorada é tecladista e quando começou a fazer faculdade, passou pelos mesmos problemas, as vezes a gente ensaiava as 23:00 da noite e me lembro da angustia de não conseguir treinar o necessário e chegar na semana seguinte sem ter dominado o exercício anterior. O professor teve que se adaptar à disponibilidade dela.

    E, eu acho que se ele não conseguir passar o conteúdo de uma forma que você possa aproveitar, mude de professor.

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/16 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    O aprendizado de um instrumento musical, qualquer que seja, é contínuo. Ninguém, salvo em casos muito raros, consegue virar profissional com um ano de aula apenas. Eu tive que estudar por DEZ anos, e ainda vejo que falta muito...

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Se eu pegasse exercícios sozinhos e fosse para aula já tocando muito rápido não precisaria mais de professor... Saia imediatamente desta armadilha aí, não tenho nem ideia se ele presta ou não, mas aluno só se desenvolve em um ambiente de ensino estimulador

    E com um ano de estudos não vai saber nada... Tem muita coisa para se treinar... Volto a te lembrar o curso de piano clássico são 9 anos, sera que 1 ano resolve?

    Estude sem datas, música é para a vida

    Thiago V. Colares
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Edson Caetano

    Estude sem datas, música é para a vida

    Aí sim! Os olhos encheram d'água kkkkk

    Falou e disse :)

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Quando é hora de parar ?
    Nunca

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Edson Caetano
    Estude sem datas, música é para a vida
    Exatamente. Música é um eterno aprendizado.
    O que acontece é que hoje o pessoal quer aprender num tapa o que só se consegue estudando em muitos anos. Por que cada vez menos pessoas pensam em se especializar em algo? Porque, sabe, é muito demorado, cansativo, penoso, e tem um tutorial na Internet que (supostamente) ensina tudo rapidinho. É como se alguém se tornasse um cirurgião renomado apenas por ter colocado um Band-Aid numa ferida.
    Estamos numa era de imediatismo exagerado, e isso é em tudo.

    Taura Teatino
    Não caia nessa armadilha de querer sair tocando um instrumento com poucas aulas. Isso não funciona. E outra: se esse professor de acordeon considerou que você provavelmente leva mais jeito para tocar violão, que seja, aprenda a tocá-lo, mas lembre-se: estudar, treinar, aprender, é para toda a vida, não para uns meses.

    Sanfona man
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    undefined

    Sanfona man
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Taura teatino,se tiver algum contato posso te ajudar!

    jorget
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Taura Teatino
    Há mais ou menos um ano iniciei do zero meus estudos no acordeon
    Tenho muita dificuldades de conciliar teclado e baixo
    professor me falou esses dias que talvez eu me desse melhor com violão


    Posso dar uma crítica (construtiva)?
    Viu a salada que está fazendo. Isso não leva a nada, alias,leva sim: a indecisão e confusão.

    99% do pessoal daqui tem uma única preferência (ou a principal): teclado. Alguns também gostam de pianos, mas ainda a dedicação mesmo é teclado. Se voce fosse assim, teu professor (de pouquíssima experiência, só tem 17 anos? isso?) nem teria te insinuado o violão (talvez queira se "desfazer" de voce, ou não tenha paciência)

    Só há um conselho pra voce: antes dessa salada, confusão e problemáticas, reveja, escolha o que realmente quer. Nestes 4 instrumentos, talvez nem queira acordeon, talvez seja outro e se dê bem manualmente noutro instrumento. Tente um mês em cada e depois volte aqui. Ninguém no mundo acerta algo na primeira, excluindo de sorte. Já ví gente gastar 4 ou 5 anos num curso e no último ano desistir porque não era isso o que queria. Voce tem tudo isso para ter este perfil, pelo pouco que disse.

    obs: há algo muito importante no que disse:
    Quando me passam alguma música simples, só consigo tendo a partitura ou as notas escritas.

    Isso "pode" indicar falta de aptidão musical. Posso estar (muito) enganado mas dê importância a isso. Só máquinas (computador) depende exclusivamente ou totalmente de ordenamento para fazer algo. Ou um avesso a tal ação. E nunca confunda o "gostar de ouvir" uma música ou instrumento com o "gostar de tocar". Reveja isso.
    Torço que tenha muita aptidão.
    boa sorte.

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/16 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    jorget
    Ele estava falando sobre o teclado e o baixo do acordeon, não sobre três instrumentos diferentes.

    dom de Deus
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Taura Teatino

    não desista assim tão facil.
    este desanimo um dia já bateu em mim e não foi uma só vez. E te garanto que também já bateu nos noventa e oitos por cento das pessoas que te ajudaram aqui neste tópico.
    na verdade um instrumento diferente até ajuda a intender o outro.

    boa sorte

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quando é hora de parar ?