harmonia com ritmo?

    Autor Mensagem
    diegoalmeidaat
    Membro Novato
    # mai/16


    Como faço pra usar harmonia no teclado mas com ritmo
    Obs (ja aprendi a maioria dos conceitos de harmonia ) mas nao sei como usar td isso com una rítmica agradavel
    COM qual mao devo fazer o ritmo e qual mao faco os acordes
    Perdoem se a pergunta parecer boba estou a dois meses aprendendo sou novo nisso obg a tds!

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    procure aulas sobre distribuição de acordes, geralmente são aplicadas em jazz e bossa e depois você pode aplicar ár ao que você quer

    boa parte dessa distribuição trabalha com o baixo em parte da esquerda e melodia em parte na direita, no meio das duas mãos soa o acorde dando a ritmica junto com a linha do baixo

    mas isso não é coisa que de pra explicar em um tópico e você sair tocando
    então procure videos sobre o que comentei acima ou aulas de piano popular

    se tem boa leitura há 10 volumes do mario mascarenhas "o melhor da MPB" com esse tipo de arranjo, então o fato de tocar esse repertório te ajudará muito o que você quer
    se não tem boa leitura procure ter, porque todo matéria que procurar estará escrito em partitura clave de sol e fa´

    Synth-Men
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Diego boa noite.

    Você sabe a diferença entre harmonia e melodia?

    No teclado popular, harmonia são os acordes tocados com a mão esquerda e melodia as notas tocadas uma de cada vez com a mão direita.


    Geralmente quando estamos iniciando, o ritmo é praticado com a mão esquerda e a melodia com a direita.

    No nivel intermediario, a mão direita, começa a auxiliar a mão esquerda, encorpando os padrões ritmicos.

    No nível avançado, fica igual o fernandotecladista falou. O baixo é realizado com a mão esquerda, e a mão direita complementa os acordes realizados com a mão esquerda e ainda faz melodia. E a mão esquerda ainda pode ajudar na melodia também.

    Isto vai depender do arranjo da partitura.

    Você já está lendo partituras? Por que o ritmo está ligado diretamente ao valores das notas, que estão ligados ao compasso, que está ligado ao tempo.

    Você conhece a representação grafica dos valores das notas? Estes valores é que determinam o padrão ritmico dentro dos compassos.


    Por este motivo o fernandotecladista ilustrou que terás de ter uma boa leitura.


    Por exemplo, você pode pegar a partitura de Danubio Azul simplificada e analisar como as notas e seus valores estão aplicadas nos compassos (espaços entre as barras verticais)..

    Desta forma, você automaticamente verá que as notas estão organizadas em um determinado padrão (principalmente da mão esquerda). Este padrão é o ritmo.

    A melodia transcorre, dentro deste padrão ritimico, com a mão direita, dentro do compasso.

    Precisamos saber tudo que você já aprendeu dentro destes dois meses, para poder te ajudar melhor.

    Abraços.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Bem o ritmo tem a haver com o estilo que você vai tocar.
    É a música em movimento.
    O ritmo poder ter notas ou acordes com pontos fortes, fracos,médios, notas longas ou curtas.
    A melhor forma é estudar como o Fernando e Synth-Men escreveram.
    Pois num tópico de fórum não dá explicar bem este conceito.
    Mas por exemplo:
    Um ritmo bem simples o de valsa 3/4
    Você toca uma nota (ou acordes) com a primeira marcação (ou baixo) forte e as duas seguintes fracas, pronto você tem o ritmo da valsa.
    E assim sucessivamente com outros estilos já existentes, ou de acordo com a interpretação que você quer dar na sua música.
    Tem vários exemplos na internet até com alguns desenhos.
    O próprio teclado pode ter ritmos para você estudar junto.
    Qualquer método de estudo razoável também explica isto.
    Assim pesquise que tem muitos exemplos, basta procurar, e aí você tem que praticar:
    - Marchas, Rocks, Baladas etc...e sempre tendo algumas músicas como referência e obtendo as partituras.

    diegoalmeidaat
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    fernado tecladista muito obrigado pela dica

    sim eu tenho boa leitura
    eu entendi bem sua dica nao achava que partituras fossem ser importantes nesse meu inicio

    eu nao expliquei na pergunta acima
    mas quero tocar teclado no inicio em uma forma de harmonia
    pq na verdade quero somente acompanhar o guitarrista e baterista da minha igreja
    e como normalmente eles dão ritmo as musicas eu fico so na parte da harmonia

    como eu ouvi a respeito desse assunto chamamos de fazer a cama
    mas eu quero muito ser ritmado ter ritmo nas minhas harmonias

    por exemplo quanto estou em casa começo a cantar um hino bem lento
    mas quando começo a fazer os acordes fica algo mecanizado a progressao de acordes fica horrivel

    mas com sua dica vc me deu uma otima ideia de por onde começar muito grato!

    se tiver mais dicas por favor me ajude abraços !

    diegoalmeidaat
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Synth-Men

    obrigado pelas dicas

    sim eu entendo as diferenças entre harmonia e melodia

    harmonia e a junçao de varios sons ou acordes efetuado ao mesmo tempo de certa forma

    melodia e o som ou as notas feitas uma de cada vez

    a respeito do que ja aprendi sobre harmonia:

    escala maior

    C C# D D# E F F# G G# L L# B

    aprendi sobre acordes que combinam
    tons relativos tons vizinhos
    inversao de acordes
    inversao do baixo
    os tipos mais basicos de baixo
    triades tetrades nonas
    eu havia começado a estudar partituras mas nao achei q fosse tao importante no inicio como citei acima

    quero no começo tocar so pra acompanhar obaterista eo guitarrista da minha igreja
    e na verdade tenho um pouco de pressa em poder estar apto pelo menos pra acompanha-los ja q na igreja so os dois tocam entao fica aquela coisa sem sal

    diegoalmeidaat
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Adler3x3

    obrigado pelas dicas vou fazer como vcs tem me falado

    mas alguma dica ?
    estou sedendo por informaçoes
    vcs me ajudaram muito !

    diegoalmeidaat
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    galera vou falar pra vcs eu achava que teclado era bem dificil

    mas depois dessas novas informaçoes eu descobri que nao é bem dificil
    e extremamente dificil

    mas isso so me faz ter mais sede de aprender

    vou fazer como vcs tem dito

    vou procurar tudo o que eu poder sobre os asuntos que vcs tem citado aqui obg a tds

    diegoalmeidaat
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Synth-Men

    Entao mesmo pra fazer um acompanhamento usando acordes eu preciso estudar o que voce esta ensinando aui isso é uma duvida minha se for preciso vou começar hj mesmo
    e que ja quero poder pelomenos acompanhar o tocadores da minha igreja por isso essa pressa

    mas acho que nao adianta né ?
    tenho que ter calma
    eu quero me aperfeiçoar sempre
    mas de começo queria poder so fazer uma acompanhamento
    mas mesmo assim vou estudar os assuntos q tem me indicado

    abraços e muito obrigado!

    Synth-Men
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    diegoalmeidaat

    Isso mesmo meu caro!

    Pratique uma partitura bem simples e básica para mão esquerda e direita.

    Procure tocar a música toda. Com calma, paciência. Uma partitura a cada semana está bom.

    Dificil mesmo é tocar sem aprender estas técnicas. Por que você vai tocar "pra caramba" e não saber nada. O caminho inverso é muito pior.

    diegoalmeidaat
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Synth-Men

    Muito obrigado!

    ja estarei iniciando meus treinos com partitura

    diegoalmeidaat
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    ola a todos por favor alguem me ajuda
    o que uma partitura pode me ensinar
    o que eu posso aprender com ela isso aplicado ao teclado?

    obg a tds que me ajudarem

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    diegoalmeidaat
    Escreveu:
    "o que uma partitura pode me ensinar
    o que eu posso aprender com ela isso aplicado ao teclado?"

    Bem dizer tudo.:
    Como foi feita a música, os estilos, a forma da melodia, o arranjo da harmonia e muito muito mais.
    Como complemento a prática do teclado eu recomendaria o uso de um editor de partituras, e fazer a digitação de partituras de músicas que você gosta, além de aprender melhor a notação, dá um reforço geral na teoria musical.
    Recomendaria o muse score que é bom e gratuito.
    Editando as músicas dos grandes mestres você vai aprender muito mas muito mesmo, e não me limitaria somente as peças de piano, mas também a música em geral, quartetos de cordas por exemplo ensina a harmonia.
    Tem um site que é fenomenal, tem partituras originais, manuais de estudo e muito muito mais.

    http://www.imslp.org/wiki/Category:Composers

    diegoalmeidaat
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Adler3x3 valeu mesmo cara
    vc poderia me dizer só mais uma coisa
    eu estudando partitura vou entender melhor o uso de ambas as maos no teclado
    vou entender a divisao ritmica ?
    em outras palavras conseguirei aplicar alguns conceitos da partitura em musicas e acompanhamentos ?

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Diego
    Isto já foi respondido.
    Como o Fernando Tecladista disse:
    "Boa Leitura"

    Synth-Men
    "Boa prática"

    Que por fim levam a um bom resultado.
    Teoria + Prática = Perfeição
    Saber + Fazer = Acontecer
    1 + 2 = 3
    É o ternário se manifestando.

    Vou tentar explicar com um certo ponto de vista baseado no estudo das virtudes:

    Ou aplicando o quaternário, a base das virtudes cardeais:
    Prudência (saber, saber escolher, teoria), Fortaleza (Força, fazer, constância), Caridade (Amor, sutileza, justiça) e Temperança (oposto cardinal a Prudência, que é saber moderar e temperar a força com a sutileza, criando pequenas variações a cada compasso).

    O maior problema é quando estudamos sozinhos por conta própria, vamos adquirindo vícios na forma de tocar, usamos as mãos e os dedos de forma errada.
    Pela boa leitura e prática adquirimos as virtudes necessárias.
    Nem todas as partituras são completas com todas as informações, por isto que existem os métodos musicais, que tem mais detalhes na forma de tocar, muitas partituras de músicas já partem do princípio que a pessoa já tenha um certo conhecimento teórico e prático.
    De nada adianta pegar uma partitura complexa, se não temos o conhecimento teórico e prático.
    Pesquise e compre métodos para teclado.
    No início é necessário mais força do que sutileza, mas com o desenvolvimento em algum momento a sutileza entra em cena, e depois a temperança, o tempero ou seja o sal a que você se referiu.
    Por isto foi recomendado começar com músicas mais simples e praticar até conseguir tocar de forma completa, pode parecer desconfortável, mas é a base do ensaio, até músicos experientes ensaiam a exaustão.
    Os exercícios iniciais para as mãos e os dedos são de um modo geral enfadonhos de praticar, pois a repetição é necessária.
    Mas praticar com vícios também pode ser enfadonho e até pior.
    E enfadonho por enfadonho, chato por chato, melhor praticar com as virtudes desde o início, mas começa com humildade trabalhando em pequenas peças.
    É necessário constância em conjunto com a força (saber quando é necessário) e a sutileza da mesma forma, aí com notas fortes, menos fortes e mais sutis se consegue o ritmo, que segue a constância mas que na prática não soa igual o tempo todo.
    Para evitar que fiquem enfadonhos, quando tocar tem que aplicar sentimentos, ser sutil, mas também saber usar a força, e imaginar aquele som que sai como bom, que flui, que traz benefícios para você, assim como um bom exercício físico, que bem moderado, só traz o bem para o corpo, da mesma forma quando bebemos uma água, a princípio não tem gosto, mas se a cada gole tivermos uma boa atitude mental fica prazeroso beber, como se fosse uma benção da natureza ou de Deus, que é absorvida pelo corpo e pela mente.

    diegoalmeidaat
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Adler muito obrigado
    vc e tds os que postaram no meu tópico
    me ajudaram bastante
    obrigado de verdade !
    que Deus os abençoe!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a harmonia com ritmo?