Eta mãozinha arretada...hehehe

    Autor Mensagem
    Sharlander
    Veterano
    # jan/04


    Ae galera, como anda os estudos.???
    Pois bem...ultimamente estou tendo um poquinho de dificuldade com os meus 23cm X 27cm de mão...hehehe....sei lá...mão um pouco grande as vezes dá trabalho...
    Pratico bastante mas, gostaria que vcs me dessem um toque a respeito de técnica para mão esquerda, já que sou destro...
    tenho um pouquinho d dificuldade em conciliar a mão esquerda com a direita...ultimamente estou tentando tirar 1ªinversão a duas vozes de Bach...mas...tá um poquinho complicado. E olha que essa peça naum é considerada lá grande coisa...

    Se vcs puderem me dar uns toques ae eu agradeço..
    Lembrando tb que eu naum toco piano, eu toco teclado...

    VALEU...

    O pianista
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Sharlander
    1ªinversão a duas vozes de Bach...
    Inversão?? É um novo estudo contrapontístico?? Hehehe, desculpe a piadinha infâme, não aguentei.

    Olha, se você nunca tocou piano e quer começar de cara com Invenção de Bach, é um pouco complicado mas até dá. Estude cada mão separado e vá estudando cada frase. Depois é só juntar tudo. Ou tenta começar com peças mais fáceis, como os minuetos de Bach.Em todo caso, comece num andamento BEM devagar, tipo umas 80 colcheias no metrônomo. Aí é só ir aumentando. Requer muito treino, mas é um dos melhores jeitos de estudar Bach.

    Quanto a mão grande, considere como um dom. Eu peno por não ter mão grande e querer tocar Rachmaninoff. Minha abertura é no máximo uma 10ª. As músicas de Rachmaninoff, exijem até 13ª (exato de dó a lá da segunda oitava).A mão dele tinha 30 cm de dedão a dedinho. Isso é pura questão de hábito, quanto mais você treinar, mais vai se acostumar. Problemas como bater o dedo na tampa do piano de cauda ou errar as vezes uma 8ª vão acontecer mas é só treinar, que se supera.

    Espero ter ajudado.

    Sharlander
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    O pianista

    A inversão foi boa...hehehe
    Tenho em mente em cair pro lado do clássico, mas só que tem um esquema, que é o do teclado né...mas nada que me impeça de tentar desfrutar do gênero...
    Com relação a sua experiência no ramo, se puder me dar mais dicas de peças pra eu ir tomando providências a respeito eu agradeceria muito...
    "Minuetos de Bach"...pode deixar que já estou à procura...

    VALEU...
    sharlander@bol.com.br

    yanni540
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    O pianista
    Vc anda sumido? Vc faz muita falta.Eu fico só acompanhando
    as perguntas da galera e qdo tu as respondes nos enche de
    esperança em saber coisas novas. Brigadão, cara.

    O pianista
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    yanni540
    Opa, que nada, estou aí dando uma força po pessoal na medida do possível. Fiquei uns dias fora por problemas pessoais. Inclusive a apostila que tava montando tive que parar mas agora vou retomar. E que bom que ajuda vocês, para mim é um prazer poder dar essas explicações ou dicas. No que eu puder ajudar, estarei sempre aí.

    Syl
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Sharlander
    No começo é meio difícil conciliar as duas mãos, mas com treino e tempo, vc consegue.

    O pianista
    Vc é bastante requisitado aqui no fórum pelo visto! :)

    O pianista
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Syl
    Faço o possível para ajudar. :)

    jadcs
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    O Pianista
    Sou novo no fórum, mas gostaria de aproveitar a sua boa vontade se não for um abuso de minha parte, pra pedir algumas orientações. Frequentemente deparamos em algumas músicascom alguns arranjos rápidos e improvisações que são interessantíssimos mas que às vezes não dá pra tirar de ouvido por ser as vezes executados muito rápido, percebo que são escalas as vezes diferentes da escala tonal utilizada. Agora vem a grande pergunta.
    Você poderia nos mostrar ou fornecer algum material (apostila, arquivo MIDI, ENCORE ou Finale) desmonstrando esse arranjos e improvisações mas utilizados por você.
    Agradeço a sua ajuda.

    O pianista
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    jadcs
    Apesar da pergunta um pouco confusa, acho que entendi.
    Só que preciso esclarecer uma coisa: sou músico erudito, não toco mais teclado, então improviso não é meu forte.
    Quanto aos arranjos, dá para ser um pouco mais claro o que seria?? Existe tanta coisa... posso ver o que acho aqui de música clássica, com "arranjos" (formas de compor) diferente. Escalas exóticos, músicas que revolucionaram alguns conceitos tradicionais. Se interessar... mas se você quiser coisa de teclado, vou ficar devendo, hehe. :)

    ScaTMaN
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    jadcs
    Eu tenho alguma coisa de improvisos aqui, mas não li tudo ainda.
    Se quiser
    ICQ 94626143

    Sniperage
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Eu tenho 26 cm de abertuta de mão

    vai de dó a fá

    tá bom?

    O pianista
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Sniperage
    Que maravilha, tá ótimo, aproveite bem essa "mãozinha", porque eu por exemplo nunca terei esse abertura, a não ser que faça operação mas tenho medo e é muito bizarro, hehe. (com todo respeito se alguém aqui já fez!)

    Sniperage
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    O pianista
    é, o que adianta ter mão grande se não saber usá-la ! hehehe

    Então se possivel e se vc quiser e se souber de algum exercicio que exija uma larga abertura da mão me avisa.

    abraços

    MMM
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    The Flight of The Bumble Bee - Rimski-korsakov

    precisa de uma boa abertura na mão esquerda (e claro, mt rapidez no teclar)

    treinar melodias oitavadas me ajuda bastante

    O pianista
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Sniperage
    Olha, como eu nunca tive e acho que nem vou ter a mão muito grande, nunca fui atrás de exercícios para treinar este tipo de mão. Mas conheço músicas que exigem boa abertura de mão.
    Muita música de Villa Lobos precisa de aberturas de 10ª ou 11ª e é coisa que dá para gente com pouco tempo de piano tocar, depois reocomendo Liszt, que usa sempre aberturas de 10ª (nunca mais do que isso). Passe por Schumann, Beethoven, Chopin e por último o "grande mestre das aberturas", Rachmaninoff, pegue a partitura do concerto para piano nº 2 dele e olhe as sequências de acordes nas duas mãos logo no começo,já exigem boa abertura de quem for executar. Mas antes de partir para seus concertos, toque os prelúdios e estudos, para chegar com base.

    Se quiser o nome especifico de alguma música, de algum destes compositores, pode pedir que lhe passo. Agora se você quiser exercícios, pode ser que alguém aqui lhe indique ou você pode tentar ir atrás, porque eu não conheço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Eta mãozinha arretada...hehehe