Piano Digital, vale ou não apena?

    Autor Mensagem
    KingMaster80
    Membro Novato
    # set/15


    Olá pessoal, comecei a aprender piano agora, e nao possuo o instrumento, então consegui arrumar uma grana e pensei em comprar um, mas minha professora disse que piano digital é ruim, que quando vc pratica no digital e depois vai tocar em um outro que não é digital vc estranha bastante e pode acabar sendo prejudicado e tbm disse algumas outras coisas.
    Ela disse que era melhor juntar grana pra comprar um piano vertical usado, o problema é que um vertical mesmo usado é bem caro e eu só tenho 2000 reais, nada a mais, e até eu juntar mais 2000 reais, dependo dos pais ainda, iria demorar muito, e eu percebo que eu apenas treinando nas aulas, a coisa vai devagar demais, se eu tive-se o instrumento e pude-se praticar em casa, conseguiria progredir de uma forma bem melhor, então venho aqui pedir a opinião de vocês em relação a isso, vale a pena comprar um piano digital?
    E com 2000 reais qual piano digital consigo comprar?

    Artref
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Fiquei esperando pra ver se iam trancar o tópico, hahaha.

    Sendo bem rigoroso, a sua professora tem razão. A questão básica é que no piano digital o som está pronto, e não tem muito o que fazer com ele. No piano acústico você precisa estudar e treinar a sonoridade de acordo com o que está tocando. Você não vai tocar um Debussy da mesma maneira que toca um Bach ou um Mozart ou uma música popular, por exemplo. Então com o digital você acaba ficando sem essa preocupação, sem esse treino, complica um pouco e pode te viciar a tocar sempre do mesmo jeito, o que pode acabar prejudicando suas interpretações.

    O digital - não importa qual - também não responde tão bem a algumas coisas de expressão, como a diferença entre tocar ligando as notas (legatto), ou não ligando tanto (non legatto). Som de stacatto no digital não existe, é simplesmente o som ligado mais curto, enquanto o acústico dá "som de stacatto" (difícil explicar). Fazer frase no digital também é estranho, parece que ele não responde ao que você quer, rs. Em termos de mecânica também tem coisa que eu por exemplo não consigo tocar no digital; mesmo os de teclas melhores parecem não responder, tem coisa que sai com muito sofrimento no digital e é mais confortável no acústico. Enfim, há uma série de diferenças.

    Por outro lado, se for pra pegar um piano acústico muito ruim mesmo, eu acho melhor pegar um digital. E com 2000 reais realmente vai ser muito difícil achar um piano acústico aceitável. Os digitais Yamahas P-115, P-105 e até o P-95 são interessantes como primeiro digital, mas ultimamente subiram de preço, e seria interessante você pegar novo. Tem uns Casios que surgiram por aí com um bom valor, mas não tenho experiência com eles, não sei da qualidade das teclas (importante) nem do som. (tem gente do fórum que tem).

    Acho que pegar um digital já vai te ajudar bastante, e muito do que eu falei ali em cima de ser limitado no digital o aluno iniciante nem entende mesmo, rsrs. Cabe ao professor ir orientando para que o aluno saiba o que fazer quando tocar no acústico. Mesmo que ele não treine no acústico, se for bem orientado e tiver na cabeça claramente o que deve fazer, mais chance de mandar bem em qualquer situação.

    De qualquer forma, só treinar nas aulas é simplesmente inaceitável para quem quer de fato aprender. Vai demorar anos pra tocar coisas simples.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Piano Digital, vale ou não apena?