Adler3x3 Veterano |
# set/15
· votar
Provavelmente é a limitação do conjunto, computador: microprocessador, memória ram, quantidade de vozes que podem ser tocadas simultaneamente. O que deve estar acontecendo é um colapso, os recursos do computador atingem o máximo e a performance ao vivo é prejudicada. De repente nos VSTis tem que diminuir o número de vozes que podem soar ao mesmo tempo, o tamanho do sampler, o sampler rate que pode esta muito elevado. Um coisa é a configuração para gravar no Ableton, outra coisa é para tocar ao vivo. Só para testar desligue alguns Vstis, é vá tentando fazer uma perfomance, e vá aumentando a quantidade de instrumentos aos poucos para descobrir em que ponto surge o colapso. E também os responsáveis por este colapso, pode ser não os instrumentos em si, mas algum efeito. Os efeitos são os que mais consomem os recursos, experimente desligar alguns efeitos e ver o que acontece. Os efeitos de guitarra são os que mais causam estes problemas. De repente alguma Track de Instrumentos VSTis tem que ser transformada em uma track de áudio. De repente tem que usar um efeito mais leve, de mais qualidade neste sentido.
|
Adler3x3 Veterano |
# out/15 · Editado por: Adler3x3
· votar
cleverfile
Eu acho que a integração entre o Teclado Controlador e a DAW dependem; - primeiro da compatibilidade entre si; - sistema operacional e programas ativos; - configurações bem feitas.
Não sou muito de tocar música ao vivo, mas o Ableton Live é feito para isto. O live aqui tem o sentido de ao vivo, foi assim com este objetivo que o programa começou e tem o seu foco.
Eu uso o Mixcraft 7 pro studio, e esta nova versão tem um sistema de pads para disparar loops, tem dois programas internos para isto, um mais simples e outro mais detalhado. Tem uma parte de perfomance para usar ao vivo, e os instrumentos de loops, tem o normal e mais dois o OMINI e o Alpha Sampler, além é claro de todos os recursos midi em que também é forte.
http://www.acoustica.com/mixcraft/v7/help/video-tutorials.htm#
E vem com uma biblioteca de loops de mais de 4 gigabytes com vários estilos, que podem ser editados, isto é um loop que esta no tom de dó maior, pode ser por exemplo transformado para o tom de Fá maior sem problemas, graças a tecnologia avançada. E tem versão em português.
Mas tem que experimentar, outra DAW bem leve é o Podium Zynewave. O Reason pode ser uma excelente aposta, tem até uma versão essentials, que roda bem ao vivo, e tem muitos refills de loops e de sintetizadores, não é VST é um outro formato exclusivo, e existem centenas de refills gratuítos para todos os estilos de música, altamente configurável e muito poderoso.
https://www.propellerheads.se/reason
Agora a questão de travar ou ficar lento deve ser um problema que o conjunto computador e periféricos deixa a desejar, e assim se falta um equilíbrio o setup não dá conta do recado. De repente o loop tem que passar por uma edição para ficar mais leve, loops mais curtos e com uma resolução de áudio mais baixa, mas desde que não comprometa tanto a qualidade do áudio. No geral a simples reprodução de um loop não deveria travar, mas se simultânea a um VSTi gerando o som junto pode travar, principalmente se esta usando junto efeitos Vsts. Talvez tenha que usar VSTs que exijam menos recursos, isto é tem usar plugins mais leves, obviamente a qualidade do som cai, e tem que pesquisar e experimentar usando diferentes Vsts até encontrar música por música o que o seu setup da conta, tem que sobrar recursos, não pode ficar muito perto do limite. Tem que fazer uma preparação música por música.
Para lidar bem ao vivo tem que fazer uma otimização geral. - usar um sample rate mais baixo; - otimizar o sistema operacional para isto, desabilitando recursos gráficos e outros serviços do windows; - na própria DAW, também é possível otimizar, configurando bem o drive Asio, experimentando variações no tamanho do buffer e outros pontos que aparecem no software; - mas no geral o ganho com estas otimizações é pequeno, e assim tem que usar somente versões de softwares e vsts leves, tem que pensar que tem um limite;
A palavra chave aqui é host (hospedeiro), que é o programa que vai se integrar com o teclado com uma baixa latência junto com os Vsts e loops. Tanto pode ser uma DAW (Digital Audio Workstation) que é mais completa, como um simples programa host de Vst com capacidade de disparar loops, ou até uma versão standalone de vst(que o instrumento carregue loops),assim tem que ir testando vários programas até encontrar o ideal que rode bem no seu setup.
Qual é a configuração do seu setup?, incluindo computador, processador, memória ram sistema operacional, hd, interface de áudio, teclado, programas de áudio, Vsts que estão patinando, enfim tudo, sem estes dados fica difícil avaliar e encontrar uma solução.
E descreva também num projeto típico seu os principais instrumentos e loops utilizados. Exemplo: - track 1 - áudio loop x Tamanho e resolução - usando efeitos n z - track 2 - áudio loop y x Tamanho e resolução - usando efeitos b d - track 3 - teclado controlador com Vsti x usando efeitos f h - track 4 - midi pré gravado usando o Vsti s com os efeitos m n - master track - usando os efeitos j k
|