Teclado x Piano (Caso em Particular)

Autor Mensagem
Vudu_Xande
Membro Novato
# ago/15


Bom dia Srs,

Sei que os Srs já estão de saco cheio dessa comparação um pouco boba, mas gostaria de uma opinião do pessoal mais experiente na área para meu caso em específico:

Antigamente toquei teclado por uns 2 anos (faz tempo) e pretendo voltar a praticar agora. Pergunta: Quero tocar apenas para satisfação própria, mas as musicas que eu gosto e no estilo que vão desde "Metalica / Bandas de rock tocada no piano" / a tantas outras que fico "vidrado ao ver"... Músicas atuais tocadas no piano que está bem comum, esse seria meu foco e também outras brincadeiras voltadas para o teclado no sentido de acordes etc etc etc.. Mas vejo muita gente falando que, para aprender e tocar piano, tem que se dedicar muito e ter muito tempo disponível e isso acaba desestimulando quem que aprender a tocar um instrumento e não viver disso ou virar um expert no ramo.

Para meus fins, considerando que eu trabalho bastante e tenho pouco tempo disponível diariamente, e que gostaria de voltar a praticar mas mais voltado para piano, o que sugerem?

Compra de um piano digital + professor de piano
Compra de um teclado bom + professor de piano
Compra de um teclado bom / piano digital + autodidata?
Um bom teclado que simule um piano? Ou piano digital?

Seria legal ao comentar, sugerir algumas marcas e modelos...

Volto a dizer que meu intuito não é ser um expert / TOP músico mas também não é ser um leigo no assunto que não irá saber ler uma partitura, também dou valor a saber sobre as teorias.

Desculpem as perguntas tolas,

Obrigado pessoal

Edson Caetano
Veterano
# ago/15
· votar


Vudu_Xande
Aprender Piano Erudito é uma coisa, aprender piano de música pop rock é outra completamente diferente, fica tranquilo que para o que você quer é completamente possível e nem tão díficil assim

Pianos digitais são bem mais caros e não são indispensaveis para o que você quer, ou seja compre um bom teclado de entrada e um professor, vai gastar em torno de uns 3000, reais mais os 200 das aulas

No futuro se desejar ir alem, se profissionalizar, vai saber o que precisa

fernando tecladista
Veterano
# ago/15 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Se gosta de piano e caso goste das teclas pesadas do piano, compre um piano digital
Um teclado com bom timbre de piano geralmente é mais caro, porque alem do piano bom vem mais coisas boas e isso encarece.

Quanto a modelos qualquer um da linha P da yamaha e a serie Privia da casio seram bons para você



Mas vejo muita gente falando que, para aprender e tocar piano, tem que se dedicar muito e ter muito tempo disponível e isso acaba desestimulando quem que aprender a tocar um instrumento e não viver disso ou virar um expert no ramo.

Para meus fins, considerando que eu trabalho bastante e tenho pouco tempo disponível diariamente


Até pra tocar berimbau precisa ter um tempo disponivel
Que voce consiga 1/2 hora ou 1 hora por dia já e um bom tempo, o importante é que seja diario, tocar 4 horas em um domingo e ligar o piano só o domingo quem vem não da certo
Mas que voce consiga treinar todo dia um pouco, terá um avanço. Como você disse que ja tocou teclado tempos atras, você já tem idéia que precisa treinar

Quanto a professor procure um

pianoid
Veterano
# ago/15
· votar


Edson Caetano
Pianos digitais são bem mais caros e não são indispensaveis para o que você quer, ou seja compre um bom teclado de entrada e um professor, vai gastar em torno de uns 3000

dá pra comprar uns bons pianos digitais por volta de 3000. de uma olhada nos DGX da Yamaha ou nos Privia da Casio (como o de entrada PX-150, com ação tão boa quanto os mais caros)

Vudu_Xande
Membro Novato
# ago/15
· votar


Bom dia Edson / Fernando

Obrigado pelo retorno, acredito que esclareceu um pouco as minhas dúvidas, tenho sim de 1 a 2 horas disponíveis para "dedicar" ao aprendizado, então vou comprar um teclado bom em um custo benefício e procurar um bom professor que eu acho que já é meio caminho andado, minhas dúvidas eram realmente a relação tocar em piano x tempo de dedicação. Curto muito a performance de "vkgoeswild" no youtube, se puder vejam, muito bacana. Claro que o nível dela é outra questão mas é muito bacana.

Muito obrigado galera!

Vudu_Xande
Membro Novato
# ago/15
· votar


Outra pergunta, esses modelos entre 2000 a 3000 mil são com mais de 5/8? ou seria dispensável pensar nisso agora?

Atte,

Edson Caetano
Veterano
# ago/15
· votar


pianoid
com ação tão boa quanto os mais caros
Dúvido, mas se você quer acreditar nisso tudo bem

E tem um detalhe Vudu_Xande dúvido que alguem querendo tocar pop rock fique apenas nos pianos, vai precisar dos strings, synths, leads, orgãos... na grande maioria os pianos digitais são bem limitados quanto a quantidade e variedade de timbres, o foco afinal é o piano, então os de 61 teclas (leia Yamaha MX, Roland XPS, DI, Korg Kross... etc) vão te dar um leque de opões bem maior (menos as teclas pesadas de um piano de verdade)

pianoid
Veterano
# ago/15 · Editado por: pianoid
· votar


comprei meu privia px-850 novo por volta de 3400 à vista. o px-150 tem mesma ação básica, menos um sensor, menos pedal contínuo, menos polifonia...

claro, isso foi uns 2 anos atrás, antes da alta do dólar, mas das últimas vezes que olhei, não parece ter mudado tanto

sobre quantidade de oitavas no teclado: de Bach até Beethoven se toca tranquilamente no espaço de 5 oitavas. já música pop que você quer não deve usar muito mais que 4, então ta de bom tamanho. Mas acho que 7 oitavas é padrão em todo piano digital

Vudu_Xande
Membro Novato
# ago/15
· votar


Edson Caetano

E tem um detalhe Vudu_Xande dúvido que alguem querendo tocar pop rock fique apenas nos pianos, vai precisar dos strings, synths, leads, orgãos... na grande maioria os pianos digitais são bem limitados quanto a quantidade e variedade de timbres

Isso foi um ponto bem importante agora... acredito que vc e o pessoal conseguiram identificar o que to querendo, vou olhar alguns desses modelos

Vudu_Xande
Membro Novato
# ago/15
· votar


Edson Caetano

E tem um detalhe Vudu_Xande dúvido que alguem querendo tocar pop rock fique apenas nos pianos, vai precisar dos strings, synths, leads, orgãos... na grande maioria os pianos digitais são bem limitados quanto a quantidade e variedade de timbres

Isso foi um ponto bem importante agora... acredito que vc e o pessoal conseguiram identificar o que to querendo, vou olhar alguns desses modelos

Vudu_Xande
Membro Novato
# ago/15
· votar


pianoid

Obrigado amigo!

Edson Caetano
Veterano
# ago/15
· votar


Vudu_Xande
Se não pretende aprender piano Erudito ou Popular de verdade não vai precisar de 88 teclas, simples assim... para o que você quer 61 teclas são suficientes, e digo um outro detalhe, aprender a tocar em teclas leves é sensivelmente mais fácil do que as pesadas do piano de 88

Vudu_Xande
Membro Novato
# ago/15
· votar


Edson Caetano

Achou bastante a nortear as ideias kkkkk. Vou procurar um teclado que simule um piano legal e dar início aos trabalhos, meu foco é aprender e voltar a tocar... e tocar essas musicas que citei que acho bacana em som de piano, com as mãos independentes e nem sempre a esquerda fazendo acordes..

Pretendo investir uns 2 mil e um teclado bacana, de início... conforme o andar da carruajem e se houver necessidade vou melhorando o equipamento.

Alguma sugestão legal?

Edson Caetano
Veterano
# ago/15
· votar


Vudu_Xande
Novo o mais barato que vai achar é o Roland XPS10, se tiver sorte por uns 2800,00, a gama de preços é enorme, e as opçoes muito variadas, mas infelizmente dolar alto = preços altos , está díficil nosso ramo

Vudu_Xande
Membro Novato
# ago/15
· votar


Edson Caetano

Acredito que se fuçar bem consigo achar mais barato ou talvez um semi-novo bom tbm...

Vou procurar alguns no ML pra ver, cassio / yamaha / roland..

Se tiver alguma indicação de modelo, será bem vindo

Vudu_Xande
Membro Novato
# ago/15
· votar


Bom, vou comprar um teclado...

Melhores marcas? Roland e yamaha?

Gastar entre 2 a 3 mil

Valeus!!

jorget
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: jorget
· votar


Acho que eu fiquei mais confuso e com mais dúvida que voce:

Compra de um piano digital + professor de piano
Acredito que todo SP é um teclado, não? já que voce põe o "teclado" abaixo

Compra de um teclado bom + professor de piano
Pra voce, qual seria a diferença entre SP e teclado, pra pôr essas duas comparações?

Compra de um teclado bom / piano digital + autodidata?
Qual a diferença entre um SP e um teclado "bom"? E voce precisa de professor ou consegue se virar por sí mesmo?

Um bom teclado que simule um piano? Ou piano digital?
Ainda não entendi a diferença entre um "bom" teclado e SP. Não sendo um piano acústico e tendo teclas e sendo eletrônico, profissional ou amador, de R$ 500 ou de R$ 20 mil, não são todos a princípio teclados? Sinceramente fiquei na dúvida.

**obs: essas comparações, já ví por aí parecidas e levam a muitas confusões e dúvidas.

avatar 2
Veterano
# ago/15
· votar


Mano pelo que li acima indico pra vc o casio ctk 7200 ou superior,o wk7500 ou superior, yamaha piagero npv 60 ou npv80, roland xps 10 ou juno di e o korg kross por esse preço são os melhores...

pianoid
Veterano
# ago/15
· votar


jorget
assumo que por SP você queira dizer PD, piano digital

sim, é tudo teclado, mas a diferença é o mecanismo por trás. Historicamente, os primeiros teclados criados foram os de órgãos, ainda na antiguidade e idade média. Eram mecanismos simples que liberavam a passagem de ar quando uma tecla era acionada. Apertando com força ou não, era sempre o mesmo som. O cravo é um instrumento posterior, mas o princípio era o mesmo: um toque, um som. Um italiano chamado Cristofori adicionou um sistema gradativo de pesos ao mecanismo básico de teclados que permitia sensibilidade ao toque: dos sons mais baixos aos mais altos, ou em italiano, um cravo com piano e forte, ou pianoforte como ficou conhecido.

a maioria do que se chama teclados eletrônicos usa a ação leve e insensível dos órgãos. Pianos digitais usam a ação do piano.

Vudu_Xande
Membro Novato
# ago/15
· votar


Edson Caetano e pianoid

Bom então pessoal, e todos que aqui participam tb


Após pesquisar um pouco ainda preciso de um pouco mais de opinião, como VOU VOLTAR AGORA e sou iniciante, vou procurar tbm algum bom professor na região pra maximizar um pouco o aproveitamento, fiquei com as opções abaixo, que acredito serem ótimas opções dentro do que posso, mas mesmo assim opinem sobre elas. LEMBRANDO que, não é pra vcs, e sim pra um iniciante que apenas sabe admirar o instrumento, então, pfv levem isso em consideração, o que será melhor pra eu iniciar os estudos e aprender com mais facilidade:

CASSIO XWP1 (+-$2.000,00) X ROLAND XPS10 (+-$2.300,00)

OU

YAMAHA PSRE443 (+-$2.000,00) X CASSIO CTK7200 (+-$1.700,00)

Valeusssssss

Artref
Veterano
# ago/15
· votar


Respeito a opinião dos colegas, mas penso diferente e não recomendo esses modelos que você citou, pelo simples fato de todos terem teclas que não são muito boas. Esse tipo de tecla (leve, de synth) não ajuda muito na técnica de piano, o que você quer tocar, e acredito que a técnica pianística é fundamental para qualquer um que vai tocar teclado. Esses modelos, além de terem teclas leves, são leves que não são de boa qualidade. Acredito fortemente que todo tecladista que queira se desenvolver deve estudar com teclas pesadas, e só acredito que não seja realmente necessário para aqueles músicos bem específicos, como cravistas, organistas e sanfoneiros. E tenho minhas dúvidas se a técnica de piano não os ajudaria também.

Em resumo, eu recomendaria um piano digital. Som de teclado você pode pegar no computador, ou então comprar outro depois.

pianoid
Veterano
# ago/15
· votar


concordo com Artref. Piano Digital nem é tão limitado nos timbres como afirmaram, embora realmente não chegue a tantos quanto um teclado arranjador. Eu tive o Yamaha DGX-620, que tá mais para um teclado arranjador com teclas sensíveis ao toque mais mais leves, e tenho hoje um Casio Privia PX-850, com uma ação de teclado e pedal sensivelmente melhor que a do DGX, embora nem de perto o mesmo número de timbres e funções.

um dos que indiquei é o Casio PX-150. Ele está a irrisórios R$ 2600 no boleto na teclacenter, com estande e pedaleira juntos. Quando comprei o meu, fiquei com pé atrás, porque Casio tinha fama de só fazer teclados de brinquedo. A série Privia definitivamente deixou essa impressão pra trás.

quanto à Roland: se você não é profissional, nem perca tempo. São careiros porque é a marca mais usada por profissionais. Seu modelo mais barato de PD - FP-20 - é por causa disso "apenas" pouco mais de $2000 mais caro...

agora, se quer portabilidade, um modelo com menos teclas e sem estande pode ser melhor...

Vudu_Xande
Membro Novato
# ago/15
· votar


pianoid e Artref

Amigos, obrigado novamente. Mas não seria melhor, visto que no meu caso é para uma satisfação pessoal e vou tentar achar um bom professor aqui na região (Ainda não sei se tem), comprar um teclado (Sint ou Arranjador) para comecar a criar a intimidade e tal?

Pq vou te falar que mesmo olhando os videos que vi nao entendi muito o seguinte, sintetizadores como CASSIO XWP1 e ROLAND XPS10 que oferecem muitos timbres, variações e um leque de opções, também funcionam como arranjadores?

Por ex: Sintetizador contem arranjador? Assim como arranjador nao contem sintetizador por sem mais simplão?

Eu gostaria de um teclado que tivesse um bom timbre de piano (Que é o foco) mas que oferece algumas opções de teclado que são intuitivas para o aprendizado tbm..

Falei besteira?

Vudu_Xande
Membro Novato
# ago/15
· votar


Digo isso pq eu poderia comprar tanto o piano digital privia PX-150 conforme o nosso amigo indicou como outro desses teclados que falei.

pianoid
Veterano
# ago/15
· votar


você tem que se decidir se quer tocar piano ou órgão, se quer teclas sensíveis ou insensíveis. Esse Roland aí é tecla leve e insensível de órgão. Mesmo que tenha 100 timbres de piano, não vai soar como um piano.

Sintentizador sintetiza sons ao invés de usar samples. Acho que raramente existem hoje e os que tem fazem manipulações com samples. Arranjador é que tem funções como acompanhamento automático, talvez arpejadores e split do teclado para melodia e acompanhamento.

se não sabe o que realmente quer, talvez pudesse trilhar o mesmo caminho que muitos aqui: começar com um teclado bem barato, menos de 1000, e se tomar gosto pela coisa, depois evoluir para um PD com teclas sensíveis.

Vudu_Xande
Membro Novato
# ago/15
· votar


pianoid

Entendi amigo... Na verdade eu já fiz 2 anos pra mais de teclado faz muito tempo, gostaria de aprender piano mas não SÓ PIANO, sacou? De repente jogar um som diferente e tocar um outro estilo ou variar um pouco, só isso... mas eu me encanto mais com certeza é com piano.

Vudu_Xande
Membro Novato
# ago/15
· votar


o ideal seria ter dinheiro suficiente pra comprar um piano digital privia, e um sintetizador legal pra variar os estilos...

Isso sim seria o ideal kkkkkkk

pianoid
Veterano
# ago/15 · Editado por: pianoid
· votar


pois é, timbres diferentes, layers e split todo PD tem. E se precisa de mais, use VSTis conectando ao computador por cabo MIDI...

acho que um DGX da Yamaha seria uma boa pedida, mas o último modelo tá meio caro. Você poderia tentar procurar não PDs especificamente, mas veja nas informações técnicas se apresentam teclas sensíveis e com graduação de peso. faz a diferença para uma performance de piano mais autêntica

Vudu_Xande
Membro Novato
# ago/15
· votar


pianoid

Saquei, então.. estava olhando esses modelos DGX da yamaha, pelo o que eu li eles tem uma proposta um tanto interessante pro que eu quero, com teclas sensiveis com um certo peso, que te proporciona uma experiencia legal num piano e te oferece um leque bacana de outras possibilidades.

Artref
Veterano
# ago/15
· votar


Vudu_Xande
Talvez o DGX seja mesmo uma boa pra você. Só não fique tocando com acompanhamento automático, pois isso não leva a nada, rs. As teclas são as GHS, se não me engano (eram essas no 620), que são razoáveis e já tem peso.

Alguns sintetizadores tem arpejadores, que podem funcionar como arranjador, mas na boa? Esquece isso. Esse recurso só serve pra enganar o leigo ou aquela sua tia, que vai achar que você é uma orquestra, enquanto você não está fazendo quase nada. E poxa, é feio demais. Soa tudo artificial e mecânico pra caramba, usa isso não. Sou tão contra acompanhamento automático que acho que nem deveria existir. Mas isso é assunto pra outra discussão, rs.

O problema dos DGX é que geralmente são um pouco pesados, mas como você disse que é pra satisfação pessoal, creio que não vai ficar por aí transportando o teclado pra fazer show, não é?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teclado x Piano (Caso em Particular)