Porque devo estudar escalas?

    Autor Mensagem
    BRNHUE
    Membro Novato
    # ago/15


    Então galera, vejo em todo lugar a galera falando que é necessário estudar as escalas maiores, menores e etc, mas nunca entram no detalhe do porque estudar as escalas.

    Hoje falando de música com um amigo que também é iniciante, perguntei sobre isso e ele também não soube responder haha

    É de suma importância estudar todas as escalas?

    Algumas em particular?

    O que me beneficia o estudo das escalas?

    Grato pela ajuda a um iniciante!

    Artref
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Sim, é importante conhecer todas, de modo que esteja na sua cabeça e você saiba isso sem ter que ficar pensando ou calculando demais. Então pra isso você precisa estudar todas, mas a questão é que é importante saber construí-las, e não somente decorá-las. Bem mais fácil: você só precisa aprender as 4 formas (maior, menor harmônica, menor antiga ou primitiva, menor melódica) e depois transpor para todas as tonalidades.

    Por que é importante? Ajuda muito na leitura, ajuda pra decorar músicas, ajuda na questão técnica (com ressalvas), ajuda no reconhecimento do teclado...enfim, muita coisa. Por exemplo: você está lendo uma partitura, aí você olha uma sequência de notas e tem que ler cada uma. Se você bater o olho e reconhecer uma escala ali, bingo, não precisa mais ler nota por nota, ao invés de ficar pensando em lá-si-dó-ré-mi-fá-sol# você pensa em "lá menor harmônica" e pronto, tá lido. Mais fácil também decorar um trecho onde você pensa "esse trecho é uma escala menor melódica com isso e isso" do que pensar em 400 notas uma de cada vez, enfim..A galera que improvisa também diz que ajuda nesse ponto (aí só sei de ouvir falar).

    Só uma ressalva quanto à técnica: ficar repetindo todas as escalas maiores e maiores todo dia de forma mecânica e sem pensar não vai resolver todos os seus problemas técnicos e acaba sendo bem chato...

    Eu estudei bastante até ter todas as maiores na ponta do dedo, mas hoje acho improdutivo ficar fazendo isso por muito tempo...no máximo 15 minutos de escalas pra relembrar e aquecer e depois parto para as músicas, acho mais produtivo...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Porque devo estudar escalas?