Acordeonistas, sanfoneiros e gaiteiros

    Autor Mensagem
    Taura Teatino
    Membro Novato
    # jun/15 · Editado por: Taura Teatino


    É interessante como um instrumento pode ter diversas denominações, dependendo da região onde ele é utilizado. Acordeon, Sanfona e aqui no Sul, gaita ou cordiona, são nomes dados para um mesmo instrumento. É interessante, pois isso reflete as relações socioculturais que cada povo em cada região geográfica (não que haja uma delimitação estanque) tem com os instrumentos que expressam sua cultura, arte e história. Mas apesar disso, infelizmente não encontrei no site um espaço para a discussão do acordeon e de suas manifestações. Sou um iniciante no instrumento e na música, e acho extremamente relevante um espaço próprio para discussão.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Bem... é um instrumento de teclas.
    Sei que não é o ideal, mas fique a vontade para tirar suas dúvidas e conversar sobre o acordeon nesta ala do fórum. Como você percebeu, é a opção mais próxima do instrumento que você está aprendendo e acredito que existam ao menos alguns acordeonistas ativos aqui.

    Abraços

    Taura Teatino
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Obrigado, Estudante Eterno ! Creio que aqui seja o lugar mais próximo.
    Porém, o fato de ser um instrumento de teclas. não elimina a necessidade de algo específico, já que a técnica, entre outras variáveis que desconheço, são peculiares, entre elas, o chamado "jogo de fole", com qual pode-se variar a intensidade, a duração, o ritmo, etc. (Me perdoem caso eu uso algum conceito de forma equivocada, pois faz menos de 15 dias que estou estudando música, de forma autodidata).
    Insisto nesta especificidade do acordeon observando o próprio fórum, o qual tem espaço específico para o contra-baixo, para o violão, para a guitarra, embora todos sejam instrumentos de corda.