Acordeonistas, sanfoneiros e gaiteiros

    Autor Mensagem
    Taura Teatino
    Membro Novato
    # jun/15 · Editado por: Taura Teatino


    É interessante como um instrumento pode ter diversas denominações, dependendo da região onde ele é utilizado. Acordeon, Sanfona e aqui no Sul, gaita ou cordiona, são nomes dados para um mesmo instrumento. É interessante, pois isso reflete as relações socioculturais que cada povo em cada região geográfica (não que haja uma delimitação estanque) tem com os instrumentos que expressam sua cultura, arte e história. Mas apesar disso, infelizmente não encontrei no site um espaço para a discussão do acordeon e de suas manifestações. Sou um iniciante no instrumento e na música, e acho extremamente relevante um espaço próprio para discussão.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Bem... é um instrumento de teclas.
    Sei que não é o ideal, mas fique a vontade para tirar suas dúvidas e conversar sobre o acordeon nesta ala do fórum. Como você percebeu, é a opção mais próxima do instrumento que você está aprendendo e acredito que existam ao menos alguns acordeonistas ativos aqui.

    Abraços

    Taura Teatino
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Obrigado, Estudante Eterno ! Creio que aqui seja o lugar mais próximo.
    Porém, o fato de ser um instrumento de teclas. não elimina a necessidade de algo específico, já que a técnica, entre outras variáveis que desconheço, são peculiares, entre elas, o chamado "jogo de fole", com qual pode-se variar a intensidade, a duração, o ritmo, etc. (Me perdoem caso eu uso algum conceito de forma equivocada, pois faz menos de 15 dias que estou estudando música, de forma autodidata).
    Insisto nesta especificidade do acordeon observando o próprio fórum, o qual tem espaço específico para o contra-baixo, para o violão, para a guitarra, embora todos sejam instrumentos de corda.

    Mas quanto às dúvidas, irei lançar a primeira, que se refere à qualidade dos instrumentos.

    Tem acordeons usados, que podem chegar a próximo de R$ 40.000,00, como é o caso da Marca Piermaria. Os acordeon italianos, com cassoto duplo, são de modo geral, de qualidade inigualável. Entre as marcas produzidas no Brasil, a Todeschini (especialmente a super 9), a Scandalli, a Pampiana, a Lettice, são marcas conceituadas. Entretanto, o preço gira na cada dos R$ 12.000,00 a R$ 20.000,00.

    Ora, para quem não pretende ser profissional (e top), disputar concursos (comuns em Ctgs) e também não dispõe de recursos, é um investimento elevado demais.
    Temos como opção as marcas chinesas, que dispõem de instrumentos com 120 baixos, às vezes eletrificadas, com vários registros, etc., entretanto, de qualidade questionável.

    Por outro lado, grandes marcas, de diversos segmentos (calçados, eletrodomésticos, eletrônicos, informática, automotivos), se valendo da mão de obra barata e das facilidades tributárias, tem levado suas linhas de produção para a China, entre outros países. Estes países, tem uma tecnologia considerável, embora se tratando de instrumentos musicais, a técnica artesanal e o controle rigoroso de qualidade sejam relevantes.

    Sendo assim, a qualidade dos acordeons chineses é mesmo péssima ? Esses instrumentos não poderiam substituir e popular a música, dado o baixo custo ?

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Taura Teatino
    bem vindo ao fórum

    infelizmente não encontrei no site um espaço para a discussão do acordeon e de suas manifestações
    uma opinião minha é que ficaria um subforum meio parado, é só ver o fórum de gaita (de boca) e a ultima postagem da primeira pagina é de um ano atras
    e o de Sax que é de dois anos atras
    também há outros instrumentos como cavaquinho, ukulele que são bem populares hoje e também não tem um subfórum pra eles
    ai as perguntas ficam entre o fórum de violão e música em geral
    (como eu disse é uma opinião minha, de um usuario que frequenta aqui)

    eu particulamente gosto de tudo junto por aqui
    mesmo se falando em teclado, há divisões: piano, orgão, synth, teclado arranjador....
    se eu entrar falando de synth em um grupo de piano no facebook vou ser linchado e mas por aqui dá pra conversar de boa

    eu tenho formação de organista, depois fiz piano porque meus amigos faziam piano no conservatório
    e ultimamente resolvi tocar acordeon, e um dos motivos foi de ver tópicos de acordeon aqui no fórum de teclado, talvez se fosse separado em nem passava por lá e não teria interesse

    keyboardjones
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Taura Teatino
    Posso estar falando besteira já que não manjo muito sobre o instrumento, mas pesquisando no mercado livre vi que existem várias faixas de preço.

    Com os teclados ocorre o mesmo, pois existem PSR's de 500 reais e teclados mais profissas que passam dos 20 mil. Suponho que esses instrumentos que tu mencionaste sejam os mais tops pra estarem custando cifras acima de 10mil.

    O que eu posso sugerir, é que tu siga o caminho da maioria: comece de baixo com um equipamento mais barato e conforme o tempo, tua afinidade e paixão pela música, vá evoluindo pra instrumentos melhores. Afinal, hoje em dia não tá fácil nem pro Eike... kkkk

    Sobre os nomes do instrumentos... Certa vez, em um desses programas tradicionalistas, a banda não tinha gaiteiro e quem se virava era o tecladista... aí ele foi apresentado como "e aqui, na GAITA DEITADA, temos o fulano de tal"... uhauhauhauhauhauha.

    Taura Teatino
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Fernando Tecladista

    Você fez uma colocação interessante. Não havia pensado dessa forma. Com menos divisões entre os instrumentos, ganha-se mais participantes e a troca de ideias e de aprendizado se torna mais produtiva. Eu pensei mais pelo lado da organização do fórum mesmo. Mas se formos segmentar tudo, teríamos que segmentar pelo estilo musical, etc. etc. e cada um ficaria sozinho em um subgrupo kkkk
    De repente o Fórum poderia ter uma forma de organização ou de busca alternativa. Tipo: teclas, sopros, cordas, etc.

    Keyboardjones

    Realmente, estas marcas mais caras são top. Além da qualidade sonora, a vantagem é que levam mais tempo para desafinar (a afinação de um acordeon é trabalhosa e portanto, cara) e mantém seu valor de revenda. Já as chinesas, não aguentam um baile, dizem. O que não sei se é por aí.

    Só acho que se fala tanto em valorizar a cultura, as artes, a educação...e mesmo a música sendo tudo isso e mais um pouco, não se percebe um estímulo, seja na desoneração do preço dos instrumentos, seja na disponibilidade de aulas. Talvez hoje tenhamos mais pessoas envolvidas com a música graças a internet e seus tutoriais e fóruns.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original