Teclado só sai som pelo fone de ouvido

Autor Mensagem
dcm05
Membro Novato
# fev/15


Boa noite pessoal!

Comprei o teclado roland XPS 10, e depois de ligá-lo e aumentar o volume não saiu nenhum som ao pressionar as teclas, coloquei o fone de ouvido e passei a ouvir o que estava tocando. Só que eu quero tocar sem ter que usar o fone. Tentei buscar orientação no manual, mas não consegui solucionar o problema. Entrei na configuração dele e alterei tudo o que parecia estar relacionado à saída de som, mas ainda sim não resolveu. Alguém já teve algum problema semelhante à este?

fernando tecladista
Veterano
# fev/15
· votar


perguntas basicas:
já testou se é o cabo que liga o teclado ao ampli ou mixer?
está tudo certo nos canais do ampli ou mixer?

tentou ligar outra coisa no ampli pra ver se ele fala, ou trocar o cabo que liga o teclado, ou até testar em outro ampli? ou pelo menos aquela batida na ponta do cabo pra ouvir um bizi bizizi..

o teclado é novo ou usado?

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# fev/15
· votar


cara, esse teclado parece não ter falantes, o que parece ser comum em teclado de maior cacife. você precisa ligar num som externo.

Edson Caetano
Veterano
# fev/15
· votar


XPS 10 não tem alto falantes internos, precisa ligar em uma caixa de som... Se não tiver feito esta confusão, o teclado está com defeito, leve para a autorizada, acredito que o XPS é novo ainda correto

dcm05
Membro Novato
# fev/15 · Editado por: dcm05
· votar


Não tentei ligá-lo em uma caixa de som ainda, só testei no fone de ouvido pois achei que podia ser a configuração dele. Agora que disseram, percebi que ele não tem auto falantes mesmo, quer dizer então que só posso usá-lo com saída de áudio?

dcm05
Membro Novato
# fev/15
· votar


o teclado é novo ou usado?
O teclado é novo

keyboardjones
Veterano
# fev/15
· votar


quer dizer então que só posso usá-lo com saída de áudio?

Sim. Esse tipo de teclado só funciona com algum dispositivo de som externo (amplificador ou fone de ouvido).

dcm05
Membro Novato
# fev/15
· votar


Sim. Esse tipo de teclado só funciona com algum dispositivo de som externo (amplificador ou fone de ouvido).
Entendi, obrigado à todos por terem me ajudado nesta questão.

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15
· votar


Pessoal, comprei um fone de ouvido e está funcionando perfeitamente no celular, por exemplo, mas quando coloco no teclado, só se ouve o som em apenas um lado. Será que o problema é o adaptadorzinho ? Ou alguma configuração no teclado ? Tenho um Yamaha.

Alex guitar man
Veterano
# jun/15
· votar


Tecfrente

Como é o plug do fone do celular? O fone tem mic?

fernando tecladista
Veterano
# jun/15
· votar


Tecfrente
qual teclado?
tá ligando o fone na saida de fone ou audio out L ou R?

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Alex e Fernando,

O adaptador que uso para conectar o fone no teclado é exatamente igual a esse:

http://images.tcdn.com.br/img/img_prod/108245/1255_1_20130221173431.jp g

O fone que comprei é da MaxPrint e é parecido com esse:

http://www.bemol.com.br/wcsstore/Bemol//images/catalog/1/6/0/160035/vi trine/160035.jpg

Meu teclado é um Yamaha PSR E323.

A ponta do meu fone é daquelas normais mesmo e quando conectei ao celular para testar pude inseri-lo diretamente, ou seja, sem utilizar o adaptador.

O buraco no teclado que eu insiro o fone (por intermédio do adaptador) está escrito "phones/output".

Eu tinha um fone mais simples que esse que comprei e eu usava ele com o mesmo adaptador que tenho e funcionava tudo certinho ... mas não sei onde foi parar esse fone ou se ele quebrou, não me lembro.

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15
· votar


Ah ... esse fone que comprei não tem microfone.

fernando tecladista
Veterano
# jun/15
· votar


Tecfrente
eu já tive varios destes adaptadores que vira e mexe começam a falhar depois de um tempo de uso

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15
· votar


Eu vou fazer assim ...

Pegar outro fone aqui em casa e testar, se não funcionar, daí comprarei outro adaptador, se não funcionar também, daí o problema deve ser alguma configuração no teclado ou defeito técnico mesmo.

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15
· votar


Só esclarecendo a mensagem anterior ...

Muita gente pode ter lido e pensado: "Se funcionar esse outro fone, use ele". O problema é que estes outros fones tem o comprimento do fio curto para ficar com ele no teclado.

Alex guitar man
Veterano
# jun/15
· votar


Tecfrente

Cara, fui ligar meu fone aqui e ta saindo som só de um lado, o adaptador deu problema kkk conhecidencia ? Kk

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15
· votar


Acho que não existem apenas vírus biológicos e cibernéticos, mas também tecladísticos kkk

fernando tecladista
Veterano
# jun/15
· votar


Tecfrente
Eu vou fazer assim ...

Pegar outro fone aqui em casa e testar, se não funcionar, daí comprarei outro adaptador, se não funcionar também, daí o problema deve ser alguma configuração no teclado ou defeito técnico mesmo.


testa o fone com adaptador em algum teclado de algum amigo seu
configuração não é
pode até ser defeito dá saida, mais por anos de PSR que tenho dúvido que seja

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15
· votar


Acabei de fazer um teste com outro fone e o problema continuou.

Vou ver se compro outro adaptador. Deve ser isso.

Quanto a testar num teclado de algum amigo, impossível, pois não conheço ninguém que toca teclado.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


Problema resolvido!

O cara da loja falou que o problema deveria ser que o fone que eu comprei, por ser mais novo, era "estereo" e pediu para eu testar com um fone daqueles simples mesmo "mono".

Acertou na mosca!

Fiz o teste e funcionou!

Mas mesmo assim tenho que comprar novamente outro fone (agora um "mono"), pois o comprimento do fio desse é curto.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


Se aparecer alguém aqui dizendo que usa fone "estere"o e funciona normalmente, daí o problema deve estar na entrada de fone de meu teclado.

keyboardjones
Veterano
# jul/15
· votar


Tecfrente
Estranho isso... Até onde sei, todas as saídas de fones são estéreo em teclados. Ao menos nos meus, os dois lados do fone funcionam normalmente.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


keyboardjones

Pois é, só com aqueles fone mais simples mesmo funciona dos 2 lados. Mas tudo bem. Vou comprar esses fones mais simples (mono), com aquelas "espumas" para ficar mais confortável. Isso já dá pro gasto.

Adler3x3
Veterano
# jul/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Olha a saída de fones dos PSR Yamaha são em estéreo.
Evite usar adaptadores, e se for usar compre um de qualidade, nada destes adaptadores baratinhos que se encontra em qualquer loja (como parece ser da foto que você postou), vá em lojas especializadas em áudio, e difícil encontrar no mercado um bom adaptador.
Um bom adaptador custa dez vezes mais que estas porcarias que vendem por aí.
E conforme o tipo de saída utilize o fone apropriado, sempre tem que ter mais de um tipo de fone, conforme o modelo.
Os adaptadores comprometem o equipamento. emitem pequenos curtos que depois vai estragar as entradas e saídas.
Não compre fones mono não!
Não tem esta de que dá para o gasto, não dá não.
Tem que comprar produtos de qualidade, paga uma boa nota pelo teclado, e depois quer economizar em cabos e fones, não dá certo.
Provavelmente a origem do problema esta aí, em usar cabos e fones inadequados para áudio (no popular, produtos vagabundos), e deve ter danificado a saída do teclado, agora para testar de verdade tem que experimentar com um bom fone de ouvido que esteja funcionando bem num outro sistema.
O teclado é de alta tecnologia, mas os fones... que tem por aí !?!? -> crash.
Os Jacks destes fones mais populares são horríveis (estão fora do padrão), não encaixam direito, e detonam os equipamentos.
Não só os teclados mas também as interfaces de áudio internas e externas, que custam um boa grana.
O fone de ouvido e cabos são um acessório, mas tem que pensar em qualidade, tem que estar no mesmo nível tecnológico do equipamento principal, em acessórios não pode se economizar.
Além de que o som destes fones é horrível, e como músico tem que ser exigente neste quesito.
Se na sequencia de testes não funcionar, o melhor a fazer é levar o teclado para uma oficina autorizada.
E compre um fone adequado para o Yamaha, nada de adaptador.
Use o Jack correto de uma boa marca com tradição no mercado, nada destes produtos de origem duvidosa.
Um razoável fone de ouvido para áudio custa no mínimo uns R$ 300,00 reais, e nem estes de R$ 100,00 reais dão para o gasto, e os baratinhos de R$ 20,00 a R$ 50,00 vão te causar prejuízos maiores.
Agora a hipótese mais provável é o adaptador que você esta usando, e não adianta trocar por um igual que o problema logo se repete, a mola interna dele é precária feita com um material fraco, e logo logo volta a não funcionar direito.
Como estes adaptadores não valem nada, tente usar uma pequena chave de fenda e forçar um pouco a mola, pode ser que volte a funcionar, e se perder o adaptador não se perde nada.
Os teclados Yamaha são feitos para durarem décadas, mas tem que usar bons acessórios.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


Obrigado, Adler.

Boas informações.

keyboardjones
Veterano
# jul/15
· votar


Só pra título de informação...
Ontem eu mexi nas configurações de panorâmico do Alesis e consegui jogar o som direitinho entre um lado e outro do fone de ouvido. Não testei nos meus outros teclados, mas suponho que também funcionaria.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


keyboardjones

O que você fez ? Será que é configuração mesmo ? Tenho um Yamaha PSR. Lembrando que testei em um fone mono é deu certo. Só no fone estéreo mesmo que só pega um lado.

keyboardjones
Veterano
# jul/15
· votar


Tecfrente
Eu não fiz nada além de um teste simples.
Meu fone já tava funcionando dos dois lados. Apenas entrei nas configurações de panorâmico do teclado e joguei o som todo pra direita e depois todo pra esquerda pra testar e o fone respondeu direitinho, reproduzindo o som apenas em um lado e depois apenas no outro, conforme eu mexia no teclado.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


Quando eu disse que pega apenas um lado do fone é quando se apertam as teclas brancas e pretas mesmo. Nem estou me referindo daqueles ritmos eletrônicos que vem com o teclado. Mas com estes, ocorrem a mesma coisa.

Acabei de tentar as várias configurações panorâmicas através do site da Yamaha (tentei + e - juntas, C6 antes de ligar) e nada adiantou.

Lembrando que o fone funciona normalmente com um outro dispositivo, como o celular, por exemplo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teclado só sai som pelo fone de ouvido