Pergunta para os pianistas do fórum

Autor Mensagem
    fathertime
    Veterano
    # jan/04

Eu queria saber se vcs, ao tocarem teclado^, possuem as mesmas habilidades que têm ao tocarem piano???
    Pergunto isso porque fico pensando se um pianista teria, por exemplo, o dobro da sua habilidade tocando teclado, devido â diferença de peso das teclas. Isto é uma questão de velocidade e habilidade ou só força mesmo???

mazza
    Veterano
    # jan/04
    · votar

quando toco em teclado, o som pode até sair igual , mas pra mim perde muito a dinâmica, e ganho muito pouco na velocidade... acho que naum tem a ver. Só sei que quem só toca teclado naum consegue tocar piano... pessoalmente prefiro o piano, o som sai muito melhor. o peso da tecla ajuda muito..

fathertime
    Veterano
    # jan/04
    · votar

mazza

A questão da expressão, qualidade do som e etc já sei que não há absolutamente nenhuma comparação entre teclado e piano.
    Vcs que tocam piano, ao tocar no teclado, não destróem as teclas devido à elas serem muito frágeis?

Antes eu pensava que alguém que faz um solo muito rápido no piano o faria muito mais rápido no teclado...

O pianista
    Veterano
    # jan/04
    · votar

Hahaha, destruir não mas eu pelo menos esbarro o dedo em várias teclas, é tudo tão mole e frágil... minha habilidade no piano é muito maior do que no teclado, esse negócio de fazer escalas mais rápido no teclado não tem nada a ver.

ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar

HASDOAHSO é foda teclado vc esbarra nas teclas AHUAHUAH
    O piano é bom pq vc fixa bem o movimento cara, qdo vc vai tocar no teclado é aquela moleza pq vc só assopra a tecla já vai e tal.
    Mas vc não vira o maníaco da velocidade, pq no piano da pra fazer tudo rápido tbm é só vc dar um toquinho na tecla...

Thiago Patto
    Veterano
    # jan/04
    · votar

É questão de costume, cada um se acostuma com algo. Demorei uma semana pra ganhar "preparo físico" no piano, pois não estava acostumado a este peso.
    Daí teve uma vez que eu treinei a semana inteira no piano e fui me apresentar com a minha banda no teclado. Na hora do meu solo foi quase um desastre!!! Tive que fazer um solo vagaroso, pra não errar.

CIRO
    Veterano
    # jan/04
    · votar

eu sofri qndo eu fiquei alguns meses sem tocar piano...nesses meses eu fiquei tocando teclado e qndo fui tocar piano, eu percebi q eu tinha perdido um pouco da força q eu tinha nos dedos...mas já me recuperei...

MMM
    Veterano
    # jan/04
    · votar

naum, o q eu naum consigo fz no piano (e consigo no teclado) e tocar repetida, rápida e continuamente uma mesma tecla
    o tempo dela retornar p/ tocá-la denovo eh mais lento

tem alguma tecnica no piano p/ fazer uma tecla voltar mais rapidamente??

Juliano de Oliveira
    Veterano
    # nov/04
    · votar

MMM
    É só repetir a mesma tecla mudando os dedos sucessivamente 3,2,1 ou 4,3,2,1(vc deve já saber disso) e treinar muito.Pode crer que fica até fácil depois!

adnz
    Veterano
    # nov/04
    · votar

tem mta diferenca, eu toco teclado, mas meu professor ja me mostro como eh piano, eu ja tokei, tem mta diferenca, mas no teclado eh obvio q tem mto mais recursos q um piano, n sei, mas deve ter, mas eu acho piano melhor, qm ta tocando consegue se expressar mto melhor q uma pssoa q ta tocando teclado :P

Frankz
    Veterano
    # nov/04
    · votar

esse lance de repetir uma mesma tecla rapidamente... é foda... tipo 5 palhetadas em 1 segundo na mesma nota... fazer isso no piano axo q é horrivel. no teclado é um poko mais facil.

tipo pra repetir a mesma tecla mudando os dedos... a posição da mão muda? ou fica de frente pro teclado mesmo? eu faço isso com a mao de lado... mas eu tenho um video que o Rick Wakeman faz isso começando do re5 e terminando no re1 pulando apenas os Bs e ele faz com a mao de frente pro teclado... alguem sabe que vídeo é esse? e como ele faz aquilo?

Tarara_Leo
    Veterano
    # nov/04
    · votar

esse video do Rick Wakeman é aquele solo dele que ele faz uns negócio com som de flauta la ? eu nunca consegui repetir uma mesma nota muito rapido ! acho muito foda !!

mano_a_mano
    Veterano
    # set/06
    · votar

Eu, tocando piano, sou um. Tocando teclado, sou outro, bem diferente. Não me sinto muito à vontade com 5 oitavas leves. Prefiro toda a vida tocar em 88 teclas pesadas. Tanto que, no meu futuro grupo, vou apenas tocar piano.

R Santiago
    Veterano
    # set/06 · Editado por: R Santiago
    · votar

É quase impossível tocar piano do X5D da mesma forma que no Piano Ac. ou no PC-88mx. As teclas do X5D são horríveis p piano e tem que se adaptar para tocar legal. A pressão nos dedos tem que ser bem menor e até mesmo a posição das mãos tem que ser diferente, já que as teclas são menores.

Vini_Gold
    Veterano
    # set/06
    · votar

R Santiago

As teclas do X5D são boas para solo???(de rock)

R Santiago
    Veterano
    # set/06
    · votar

Vini_Gold

Para solos de lead, organ, metais , etc... Elas são ótimas pois são bem leves e "rasas" a ação é rápida, elas não "afudam" muito.
    Para solos de piano de rock... dá para tocar, porém como falei... tem que treinar um pouco pras notas notas não embolarem. Como eu já me acostumei toco sem problema, desde estilo Rock anos 50's 60's até progressivo.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Pergunta para os pianistas do fórum