Mini controlador como primeiro instrumento

    Autor Mensagem
    madasil
    Membro Novato
    # dez/14


    Bom dia pessoal!

    Como vão? Acompanho o fórum já há um tempo, mas é meu primeiro tópico.
    Quero tocar teclado como hobby, mas sem pretensões profissionais, apenas para me divertir mesmo.

    Pensei em comprar um primeiro instrumento compacto e barato, e então a escolha foi pendendo para os controladores, pois conseguem ser compactos e versáteis por um bom preço.

    Então os que eu encontrei foram:

    -Korg Microkey 25 (boa marca porém mais caro. Teclas pequenas)
    -M-audio KeyStation Mini 32 (boa marca, teclas confortáveis e meia oitava a mais)
    -Akai LPK25 (opção simples e barata de 25 teclas)
    -Michael KCM300 (O unico de 3 oitavas mas sem nenhum controle extra)

    Das opções acima, o M-Audio me pareceu o mais interessante. Sempre leio elogios sobre o conforto de suas teclas. Tem um preço dentro da média e meia oitava a mais.

    Então as perguntas são:

    1-Quais das opçoes vocês acham mais interessante?
    2-Mini controlador como primeiro teclado, é viável? Ou acham melhor aqueles tecladinhos simples de 400 reais? (440 reais é o valor máximo que posso pagar infelizmente)
    3-Como funciona um controlador no sentido de se ligar ao PC? Eles já vem com software ou preciso comprar um? Neste caso, a qualidade do software incluso conta? Pois ouvi muitos elogios também sobre os softwares inclusos no M-Audio.

    É isso pessoal, desculpem por todas as perguntas.

    Obrigado e sucesso a todos!



    --------------------------------
    EDITADO PELO MODERADOR


    Favor ler as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Para dúvidas sobre compra de controlador, teclado ou sintetizador, favor postar no "tópico fixo":

    [FIXO] Tópico Oficial para quem quer comprar um teclado e precisa de ajuda

    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, USE A BUSCA e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    No mínimo eu pegaria com 49 teclas

    madasil
    Membro Novato
    # dez/14 · Editado por: madasil
    · votar


    No mínimo eu pegaria com 49 teclas

    Olá Fernando, esqueci de citar que moro em apartamento e viajo muito, então quero algo que seja compacto e barato. Acho que 49 teclas acaba sendo grande para mim, por isso citei os de 25 e 37 teclas.

    De qualquer forma, você teria algum para sugerir na faixa de preço que citei?

    Obrigado!

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    madasil
    1- tem um modelo bacana Behringer umx250. Teclas do tamanho convencional com boa ação, fuja das marcas xing ling como a Michael, medelli, waldman, grooving, etc... E escolha o modelo com mais teclas e mais recursos que puder

    2- um teclado de 25 teclas, 3 oitavas não vai possibilitar que você aprenda teclado corretamente, falta muitas teclas, 49 já seria pouco mas no seu caso estou com o Fernando vai fazer toda a diferença poder usar as duas mãos , e não é muito maior que os de 25 teclas

    Brincar com teclas vai conseguir com estes controladores muito pequenos, tocar não, é impossível treinar escalas, arpejos, e um monte de coisas, eles são legais para fazer uns acordes e adicionar efeitos e pequenas frases em projetos de Home Studio, é insanidade recomendar algo assim para quem quer aprender o instrumento

    3- existe muito instrumento virtual gratuito, mas o pacote incluso no produto faz toda a diferença, a korg por exemplo coloca se não me engano soluções completas como o Legacy que tem o M1Le um ótimo synth...

    Mas tem muita coisa e vai aprender se quiser , aqui mesmo já debatemos muito isso, rapidinho encontra suas informações

    Boa sorte

    madasil
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Edson Caetano, obrigado pelas considerações. Você teria algum modelo de teclado de 49 ou mais teclas para recomendar, naquela faixa de preço que eu citei? (máximo 440 reais)

    obrigado

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    No mínimo com 49 teclas ou melhor com 64.
    Pois se adquirir um teclado com poucas teclas é arrependimento na certa.
    Gaste um pouco mais, se não dá agora , guarde o dinheiro e deixe para mais tarde.
    O Korg Microsation é uma boa opção para quem quer um teclado pequeno (de fácil mobilidade) mas nem por isto deixa de ser poderoso.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    madasil
    Os bons modelos infelizmente vão bem além dos 440 reais, poderia estar partindo para usados sempre aparecem boas oportunidades

    Eu gosto muito do Roland Apro, tem de 3 tamanhos, bem leve e completo

    Se nunca tocou e viaja bastante e tem poucos recursos, eu compraria um arranjador de entrada, tipo um yamaha f50, ele vai ter um som bacana, teclas suficientes para aprender, ser leve e auto-suficiente, já tem as caixinhas de som inclusas...

    Mais para a frente dá ele de entrada em outro modelo, mas aí você já tem noção do instrumento é do que precisa

    Maestron
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Já disseram mas vou reforçar. Os controladores de 25 teclas não são exatamente para "tocar teclado", são para projetos, para gravação... Se quer trabalhar com produção, então vá em frente... Mas se quer tocar teclado, como falou acima, um teclado de 25 teclas ou mesmo 3 oitavas não vai servir...

    Acho que a dica mais sensata é mesmo guardar e juntar o seu dinheiro para mais tarde... Se quer tocar teclado logo, hoje, então o jeito é partir para os PSRs basicões, seminovos... Que pelo menos tenham cinco oitavas e teclas sensitivas..

    madasil
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Pessoal, obrigado por todas as respostas.

    Desculpe a pergunta ignorante, mas porque um controlador de 3 oitavas não é suficiente para aprender? é porque não dá para se fazer exercícios neles, ou porque as teclas são muito pequenas, ou algum outro motivo?

    Pesquisei um pouco e vi que há um teclado da casio, modelo CTK-1200, por cerca de 350 reais. O que acham deste?

    Obrigado.

    Maestron
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    madasil

    Para aprender teclado, precisa tocar com as duas mãos ao mesmo tempo... Um dos quesitos, entre outros, mais importantes do aprendizado é o que chamamos de independência de mãos... A capacidade de fazer um certo movimento com uma das mãos enquanto a outra faz um movimento completamente diferente (acordes ou arpejos e melodia)... Isso só se consegue com um teclado de, no mínimo, 49 teclas...

    Mas a sua pergunta não é ignorante, é na verdade muito interessante que, mesmo antes de aprender teclado, você já conheça os controladores, coisa rara entre os iniciantes.. São teclados, como você disse, muito versáteis...

    Maestron
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Acho que até um teclado de 32 teclas daria para brincar, fazer alguma coisa... Mas jamais indicaria esse teclado para quem quer aprender...

    madasil
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Maestron

    Obrigado pela resposta. Agora entendi o porque o controlador não é interessante para o meu caso.

    O que voce acha do teclado Casio CTK-1200, tem alguma referencia sobre ele? Vi uns videos no youtube e achei bem interessante, está por 350 reais.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Casio CTK-1200
    vale o seu preço entre os teclados básicos de entrada, serve pra tocar, não é uma ferrari, não é um camaro... também não é um gol 1.8.... é um teclado "1.0"

    você não pode querer comparar ele com um teclado de 3.500, então no que ele oferece pelo preço é bom, tem teclas de tamanho normal,
    se você gostar de tocar, aprender, mais a frente já conhecendo mais o que quer, você troca de modelo

    madasil
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Olá pessoal, como passaram de natal?

    Obrigado pelas respostas. Já entendi que o ideal para mim é um teclado arranjador mais simples ao invés de um controlador para começar, porém ainda pesa muito a questão da portabilidade.

    Tentei procurar alguma opção interessante de 49 teclas, mas não encontrei nenhuma. Nessa faixa de preço que posso pagar, só vejo tecladinhos de brinquedo e frágeis. Voces tem alguma sugestão? Caso não tenham, então vou pegar mesmo o CTK-1200 da Casio.

    Obrigado desde já.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    falando em casio você vai ter os CTK 245 e 240 que são de 49 teclas, porém o comprimento do treco acaba sendo o mesmo os de 49 tem os auto falantes do lado das teclas enquando os de 61 tem os falantes na parte de cima do painel, o que vai ficar na mesma

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Mini controlador como primeiro instrumento