Ritmos, como fazê-los?

    Autor Mensagem
    dan_nsh
    Veterano
    # jan/04


    Olá pessoal, gostaria de abrir esse tópico porque nunca vi um tópico sobre esse assunto...
    Estou adentrando agora no estudo do Piano e faço parte de uma banda instrumental. A gente tá pensando em compor uma música que englobe vários ritmos músicais, desde o rock até o jazz/bossa nova, enfim, passando por vários estilos, mas eu não sei como fazer os estilos no teclado/piano e tal.

    Eu conheço a tradicional valsa, mas, por exemplo, como eu faço um ritmo de jazz?

    Obs: essa pergunta vale para a clave de fá...
    se eu não fui mto claro, digam que eu tento explicar mais uma vez!

    Aguardo resposta!

    Abraços...

    bi_bi
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Acho q o melhor q vc tem a fazer eh ouvir, ouvir e ouvir! Assim q se aprende! Vlw.... =]

    dan_nsh
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Num tem outro jeito?
    Eu sei que o meu amigo que toca bateria ele entende de padrão ritmático e talz, mas eu queria algo mais voltado para piano...

    Dam Nerd
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Apostilas de teclado, de piano e principalmente de orgão vêm com uns padrões rítmicos relativos para os acordes e nas aulas de piano e orgão normalmente ensinam isso.
    eu tive uma apostila com isso eram umas pautas com uma única linha e indica quando se deve tocar o baixo do acorde(a nota mais grave) e quando tocar o acorde inteiro.
    >>>exemplos:
    Valsa:
    I | | I
    3 I | @| @| I
    / I--|--@|--@|-I
    4 I @ @ @ I
    1 e 2 e 3 e
    Rock:
    I | | I
    4 I | @| | @| I
    / I--|--@|---|--@|-I
    4 I @ @ @ @ I
    1 e 2 e 3 e 4 e

    Espero que dê pra entender meu desenho tosco
    Se eu estiver errado PELO AMOR DE DEUS ME CORRIJAM PORQUE EU ACREDITO NISSO.

    Dam Nerd
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    foi mal (mesmo) esse desenho era pra ficar parecido com uma tablatura mas parece que é impossível neste forum :(
    Foi Mal
    Foi Péssimo

    dan_nsh
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    uhauhahuahuauha
    realmente não deu pra entender...

    kra, se possível, monta no Encore ou se não vai no texto mesmo e manda pro meu e-mail. Eu ficaria muito agradecido!

    dan_nsh@clubedojazz.com

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Xo da uma ajuda
    o que o amigo quis fazer acho q foi isso:
    . I | | I
    . 3 I | @| @| I
    ./ I--|--@|--@|-I
    4 I @ @ @ I
    1 e 2 e 3 e
    Rock:
    . I | | I
    . 4 I | @| | @| I
    . / I--|--@|---|--@|-I
    4 I @ @ @ @ I
    1 e 2 e 3 e 4 e

    N entendi o q quer dizer mas acho q foi isso HUAHUA

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Po tbm num consegui, vo me suicida então

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    cara, olha só....pra você compor um ritmo, primeiro você tem que entender dakele ritmo...se for algo que já exista, escute muito e muitas músicas, até você perceber algo parecido ou igual entre elas...quando isso acontecer, monte um loop se baseando na semelhança...pronto...está criado um ritmo ^^

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Ou então procure teorias sobre o rítmo q vc quer. Pq eles tem alguns padrões ritmícos ou melódicos q são tpo uma receita pra alguns ritmos.

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    isso tbm!

    dan_nsh
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    ScaTMaN

    Era justamente isso que eu queria!
    Mas não encontrei nada na internet...
    :/

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Eu tenho uma folha falando sobre Boogie Woogie mas nada mais q isso :|
    só com professor mesmo :|

    dan_nsh
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Pois é...
    Assim que voltarem minhas aulas vou falar com ele...

    MICHELETECLADO
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    gente num entendi nada credo queria só saber os padroes ritmicos

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    edit

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    MICHELETECLADO
    gente num entendi nada credo queria só saber os padroes ritmicos

    vamos com calma pra não embolar tudo, você tá com dificuldade em tocar o baixo oitavado, em tocar por cifras, em escala pentatonica, em padrões ritmos....
    e se for começar a explicar vai entrar outras coisas que você vai ter dúvida, por exemplo é interessante você saber escala Maior e menor pra ficar mais facil em tirar a pentatonica, mas nem sei se você conhece essas outras duas/ escala maior pra formar campo harmonico e montagem de acordes

    tem que ver se já tá na hora de aprender isso já que me parece que você ainda não tem tanta pratica com o teclado, já que tem dúvida em tocar com oitavas, então não dá pra correr se não tem dúvida em andar

    quando eu comecei também não sabia pra que lado atirar, mas umas das coisas que me ajudou muito foi que eu tinha um teclado arranjador bem tosco, mas uma das coisas que me ajudou a a aprender alguns padrões ritmicos foi ficar ouvindo os proprios ritmos do teclado, começa com os mais simples valsa (waltz) marcha, country, polca....

    uma valsa do teclado você vai ouvir varias firulas do teclado, mas o padão vai estar lá "tum - tá - tá"

    o "tum" vai ser o baixo o "tá" vai ser a mão direita com o acorde
    a polca também é "tum- tá -tum -tá"

    depois que sacar qual é de ouvir esses ritmos passa para as baladas e 8 beats...

    depois que você sacou isso, pega a cifra de algumas músicas simples aqui mesmo no cifra club (sertanejo lento e pop romantico) é mais facil solta o mp3 pa tocar no PC e tenta tocar junto o acompanhamento

    ---------------------------

    escala pentatonica eu deixaria como ultimo estagio de tudo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ritmos, como fazê-los?