Autor |
Mensagem |
silvG8 Veterano |
# set/14
Mais uma vez, coisas diferentes pra cá. Sei que muitas dessas coisas não interessam a muita gente, mas tem coisas que não posso deixar de postar aqui.
Dessa vez estou trazendo algo que quem me conhece sabe que nunca sou muito chegado: uma drum machine. Até pouco tempo atras, eu não enxergava necessidade alguma de ter algo desse gênero, mas atualmente percebo o que as pessoas gostam... praticidade.
Tudo em música, quando se trata de algo que nos mesmos vamos fazer, partindo do zero e não do que já existe, exige tempo, coisa que nem eu nem ninguém realmente tem de sobra. Ter algo dedicado a uma função aparentemente simples em música eletrônica, faz toda a diferença. Sinto-me envergonhado de não entender isso no passado...
Uma drum machine como essa, permite a criação de ritmos ricos e dinâmicos, sem a mesmice perfeitamente criada com um iPad por exemplo. Tudo é editado e gravado por step, e cada bloco possui sua própria forma de gerar os sons. O resultado é um instrumento extremamente didático e simples, mas sem perder um leque enorme de possibilidades.
Depois de um bom tempo, essa foi a primeira vez que me interessei por algo totalmente digital. Essa pequena drum machine será parte do meu setup muito em breve... fiquei impressionado não com o visual nem nada, mas sim com a abrangência de resultados.
Não tenho muito o que descrever, pois o instrumento é bem completo e profundo, então compartilho o link e algumas especificações. Tenho certeza que os interessados vão se amarrar! http://sonic-potions.com/lxr Some specs Cortex M4 based 6 voices (VA and FM) 7 sequencer tracks (extra open HH channel) 44kHz / 16 bit audio 4 mono outputs 4 different instrument engines 1/128 step pattern resolution (32ppq) USB/Din Midi different lengths for each track possible 8 chainable patterns per preset Step probability SD-Card Cowbells! 39 buttons 6 LFOs routable to every voice parameter complete kit. comes with all needed parts for assembly No SMD soldering required source code available All! actions possible without stopping the sequencer playback
|
Synth-Men Veterano |
# set/14
· votar
Entrei la no site e fui direto na demonstração de som. Parece que o som não sair dela, pois é extremamente vintage, consistente e elegante, em relação a aparência do drum-synth.
Eu questionei os steps devido aos 16 pads, então li que dentro de cada pad, ainda há uma divisão de mais 8 steps.
As possibilidades de controles em tempo reais, como lfo, filtros em envelopes, também são impressionantes em relação a aparência. A consistência das mudanças são bem gordas.
É praticamente um sintetizador, para cada acessório da bateria. Parecem que bumbo, caixas, pratos, podem ser modificados(sintetizados Filtro, LFO, Forma de Onda, Efeitos) em tempo reais separadamente. É isto mesmo?
|
Casper Veterano
|
# set/14
· votar
Caro silvG8:
Novamente confirmando que os produtos mais interessantes aparecem em pequenas empresas, que defendem uma ideia, um conceito, e o transformam em realidade.
Não sei como comparar com o que existe no mercado, mas pelo preço acho que é uma bateria bem completa e abrangente
O fato de ser digital é justificável. Com esse preço, seria impossível fazer um hardware analógico nesses moldes(o DSI Tempest custa várias vezes isso).
Caro Synth-Men:
É exatamente isso, um sintetizador para cada peça (nas 4 primeiras).
|
silvG8 Veterano |
# set/14
· votar
Synth-Men Sim! Casa parte do kit (cada uma das 6 partes) tem seu próprio sistema de síntese e tudo pode ser editado enquanto o sequencer está rolando e a alteração gravada em cada step. Isso permite uma infinidade de diferentes ritmos e até mesmo melodias. O vídeo que coloquei acima até que passa uma idéia de como o bicho é.
Sonoramente, não acho que faz um bumbo como meu Moog, mas pelo preço que cobram, diria que vale cada centavo e mais. Acho que todas essas novidades do mundo DIY são o que chamam muito a minha atenção.
Diria que essa drum machine segue a idéia do Elektron, e mesmo tendo algumas omissões (como não trabalhar com triplets, etc.), é de certa forma mais simples e acessível de usar.
Vi que você falou dos steps, mas devo lembrar que os 8 steps adicionais são usados para fazer rolls e coisas do gênero. Pra trabalhar usando-os como verdadeiros steps, dependera de contas que dividam o tempo almejado em 16 vezes, já que são 16 steps (pensei certo? Acho que sim...).
Enfim....... como falei antes, é a primeira drum machine que me enche os olhos! ;)
|
silvG8 Veterano |
# set/14 · Editado por: silvG8
· votar
Casper Com toda certeza... tenho me amarrado cada vez mais nesses produtos mais exóticos. Tenho certeza que se levar eles pra qualquer lugar vão chamar muita atenção.
A inviabilidade de torna-lá analogica é obvia. Honestamente, sentiria falta das varias possibilidades da engine virtual...
Essa drum machine trabalha com formas diferentes de síntese pra cada peca do kit de bateria. Algo realmente muito legal e que dá praticidade a todo o processo de criar novos ritmos.
Como já falei na primeira postagem... não vou agüentar e vou pegar um pra mim...
Algumas coisas musicais aqui: https://archive.org/details/LXRCompilationLiveAndDirect
|
ThyagoAmaral Veterano |
# set/14
· votar
Cara que coisa linda! Timbre lindo, sonzeira bem orgânica...
Viciado, já ouvir o video umas 10x...
|
silvG8 Veterano |
# set/14
· votar
ThyagoAmaral Concordo 100%. Já ouvi e vi o vídeo umas 5 vezes.....
|
waltercruz Veterano |
# set/14
· votar
Assombrosa a capacidade desse instrumento. O legal de bateria assim é que ela te força a ter outro workflow, isso deve ser excelente pra fins criativos.
|
silvG8 Veterano |
# set/14
· votar
waltercruz Você falou a palavra magica: workflow.
Tenho uma caralhada de coisas aqui, como todos já sabem, e no final das contas acabo usando um sequencer no iPad pra tomar conta das partes rítmicas. O problema é que é tudo muito demorado, sem ter um controle das movimentações no ritmo com o iPad, o que me faz recorrer a tabelas com CC e etc.
Com algo como essa LXR, eu teria a facilidade de fazer ritmos e deixar tudo do jeito que quero usando os controles no próprio instrumento, sem ter que conectar nada pra me dar trabalho. O tamanho também ajuda, pois embora o iPad seja cômodo e usar para varias finalidades, incorpora-lo de forma acessível ao setup pode ser unem enjoado, já que é pequeno e possui superfície muito lisa.
Uma vantagem de uma DM como essa em relação a algo da Elektron, como o Analog 4, é que cada parte do kit de bateria tem uma engine própria, o que facilita a criação dos sons. Ainda assim, o Elektron tem uma sonzeira do kc*! Infelizmente custa umas 4x o preço de uma LXR...
|
silvG8 Veterano |
# set/14
· votar
Mais um vídeo, dessa vez usando a drum machine para reproduzir alguns sons não percussivos... Achei bem legal!
|