Pra quem toca/escuta Epica

    Autor Mensagem
    Henrique Leal
    Veterano
    # jul/14


    Sempre tive uma dúvida quanto aos teclados do Cohen do Epica.

    Exceto nos sons de Piano, Órgão e Sintetizados, o que ele toca, visto que grande parte do que nao é Guitarra, Bateria e Baixo no instrumental, são partes da orquestra? Será que ele apenas dobra as partes de orquestra com Strings e outros sons orquestrais?

    Tocando com minha banda a parte que mais preciso compensar é a de orquestra e não precisa dizer que falta dedos e mãos pra cobrir tudo o que se ouve..

    JeffersonX
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: JeffersonX
    · votar


    Sou um admirador do Epica e os teclados orquestrando as músicas do Coen Janssen são ótimos. Você pode chegar próximo combinando alguns timbres como strings, celos, viola, violinos, timpani, etc. Pode tentar configurar estas camadas conforme o ataque das teclas.

    Mas podem haver algumas músicas que SIM será impossível tocar todas as partes. Portanto arpejadores, MIDI e áudios pré gravados serão seus melhores amigos.

    Henrique Leal
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    É mais ou menos o que faço mesmo...

    A minha dúvida na verdade é O QUE ele toca quando não há instrumentos de tecla na música já que todo o resto é feito por orquestras reais ( por exemplo o ultimo DVD, Retrospect), Nele ele está tocando em partes onde a orquestra toca, mas não entendo o que ele toca nessas horas..

    Miguel Paládio
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Miguel Paládio
    · votar


    Henrique Leal

    A minha dúvida na verdade é O QUE ele toca quando não há instrumentos de tecla na música

    Olá, Henrique. Faço cover de Epica também. Pelo que eu percebo, o Cohen faz pianos, cravos, pianos elétricos, DXs e os instrumentos de tecla convencionais quando há uma orquestra ao vivo com a banda, porém quando não há orquestra ele simplesmente DOBRA os violinos com strings e pads do próprio Fantom.

    Coisa leve, entretanto, já que o 'grosso' mesmo é feito pelos violinos. Acontece que os pads dão um efeito mais suave ao arranjo e o Cohen, sendo um exímio arranjador, não se importa em 'fazer cama' em algumas partes das músicas, pois tudo acaba somando para chegar numa sonoridade ímpar. :)

    Veja o DVD We Will Take You With Us em que ele, na maioria das músicas, faz uma coisa aqui e ali com a mão direita e rege os músicos com a esquerda.

    JeffersonX
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Miguel Paládio
    Exatamente isso! Há várias músicas do Epica em que a velha forma de dobrar os strings pode ser usada, configurando com cada layer em oitavas diferentes. Exemplo claro de música do Epica que pode ser usado esse timbre: The Phantom Agony. Acho que pode também dar uma incrementada colocando mais uma layer em split com celo nas notas mais graves e violino nas agudas, totalizando 4 layers. Deve ficar um timbre bacana e dá aquele toque de drama e de trilha sonora de filme.

    Eu curto muito esse estilo de tocar do Cohen, como também do Tuomas Holopainen. Não é tão comum vê-los usar tanta virtuosidade nas músicas, mas preenchem a música com uma sonoridade ótima! Gosto muito disso :-)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra quem toca/escuta Epica