Autor |
Mensagem |
Casper Veterano
|
# jun/14
Dave Smith Pro 2:
http://www.davesmithinstruments.com/products/pro2/index.php
Mais um brinquedo na loja.
|
silvG8 Veterano |
# jun/14
· votar
Casper Vi desde quinta-feira sem não me engano. Achei interessante e tudo mais, mas não sei se é digno do nome e nem como sucessor do Pro One.
Por enquanto rola muita especulacão, mas já tem um tópico enorme lá no GearSlutz.
|
Casper Veterano
|
# jun/14
· votar
Só de curiosidade, olhe o que está escrito dentro do mopho, na placa de circuito impresso, parte de baixo, na direita:
http://fr.audiofanzine.com/tests_v3/davesmith/mopho/mopho_1photos%2005 2.jpg
Não entendo nenhum deles como sucessor do Pro One, mas pelo jeito o Dave Smith entende.
|
silvG8 Veterano |
# jun/14
· votar
Casper É até meio engraçado... heheheheehh!
De qualquer forma, não desmereço de forma alguma o Pro2 e muito menos o Mopho, que pra mim é um dos mais interessantes monosynths de comercialização mais intensa.
Falando sobre o Pro2, eu tenho algumas considerações.
Acho que colocar osciladores digitais é uma jogada muito legal, principalmente porque aumenta muito o leque de possibilidades sonoras do instrumento. Mesmo assim, acho uma falha ter apenas osciladores digitais... infelizmente está pra surgir algo que consiga impulsionar os graves como os osciladores analógicos. Nos digitais sempre falta alguma coisa.
Considerando o parágrafo acima, acho que o perfeito seria se o Pro2 tivesse 3 osciladores digitais e 1 único VCO imponente, com forma de onda continuamente modificável como nos Moog associada a um sub-osc idêntico e selecionáveis a -1 ou -2 oitavas. Um novo design de VCO seria muito legal num DSI... melhor ainda seria utilizar os osciladores digitais para modificar esse VCO, como ocorre no Anushri da Mutable Instruments.
Em termos de filtro, pelo pouco que ouvi, deu uma melhorada legal no original e ainda adicionou algo semelhante ao do SEM, o único filtro que na minha opinião se equipara ao bom e velho Moog em cascata. Essa parte foi o que mais me surpreendeu... esperando novas demos.
Em termos do restante, parece ser tudo bem equivalente aos outros DSI (filtros e envelopes). O que pareceu 100x melhor é o novo step sequencer, algo que evoluiu muito em comparação com o Mopho ou o Prophet e que vai trazer algumas facilidades e possibilitar horas de diversão.
Enfim, não é algo que acendeu minha GAS porque atualmente vislumbro coisas diferentes e já marquei minhas metas. Acho que ele tambem não atende muito bem ao que o sr. procura em um sintetizador.
Vamos trocando informações....... Abraço!!
|
Casper Veterano
|
# jun/14
· votar
Caro silvG8:
Penso de forma similar. Uns VCO's seriam um atrativo muito grande. O evolver é assim:
http://www.davesmithinstruments.com/products/med/
uma mistura dos dois tipos de osciladores.
Mas não é o caminho escolhido pelo Dave Smith. Concordo também com o step sequencer. O do Mopho é muito difícil de usar, desanima. Sem o software, então, é só para os muito persistentes.
Agora, a maior surpresa é o número de conexões cv na parte posterior. Cheio de possibilidades.
|
Synth-Men Veterano |
# jun/14
· votar
A minha primeira impressão foi totalmente modificada após ver a quantidades de conexões CV.
A primeira vista achei que o produto queria apenas popularizar a marca, entre tantos VA'S que tem no mercado, mas as conexões CV me deram outra visão.
Creio que a marca deu um toque de total modernidade (DCOS), porém sem se desconectar totalmente das possibilidades de controles analógicos através das conexões CV.
Creio que a marca irá sugerir produtos analógicos próprios, mas as possibilidades serão muitas.
|
Casper Veterano
|
# jun/14
· votar
Caro Synth-Men:
Sou fã da marca e por isso sou suspeito, mas vou dizer o que penso. O DCO foi implementado por uma exigência de mercado, porque o DSI não tem a força de um MOOG para bancar uma linha completamente analógica, e por isso foi e está indo por esse caminho híbrido.
Dito isso, devo dizer que tenho sintetizadores dos 3 tipos: VCO, DCO e Puramente digital.
O DCO tradicional (analógico controlado digitalmente) é aceitável, mas não consigo comparar com o VCO do MOOG, por exemplo.
E o oscilador puramente digital, como nesses novos DSI eu não ouvi ainda, por isso não posso opinar. Mas o do Waldorf Rocket, que é da mesma tecnologia, é claramente inferior ao DCO.
Eu não vejo problemas em nenhuma tecnologia, minhas impressões são apenas sobre o que eu tenho e eu ouço.
|
Synth-Men Veterano |
# jun/14 · Editado por: Synth-Men
· votar
Prezado Casper
O Moog sempre estará na ponta, não por ter sido uns dos primeiros ou o primeiro, mas pela qualidade e sonoridade inconfundível. Moog é referência.
É como se fosse Moog e o resto.
DSI não tem a força de um MOOG para bancar uma linha completamente analógica, e por isso foi e está indo por esse caminho híbrido.
Pode até fazer, mas não combater. Vai ter que "vender o peixe" e evitar o máximo as comparações na hora de fazer o marketing.
O DCO foi implementado por uma exigência de mercado
"Talvez"o PRO 2 seja o mais acessível dos DSI e poderia até chegar na prateleira de algumas lojas aqui no Brasil. Não como algo comum, mas apenas acessível.
Porém acho que já está começando a correr o risco de ser comparado e igualado ao que já tem no mercado, do qual é melhor nem eu citar nomes para não fugir do tema central do tópico. (Se eu citar qualquer modelo aqui, vai ter diversas comparações que não contribuirão em nada)
Digo isto por que a DSI, tem conceito, qualidade, sonoridade e algumas peculiaridades em relação ao que está disponível no mercado na categoria dos híbridos e digitais. Como marca, tem bastante créditos em relação a maioria.
|
Casper Veterano
|
# jun/14
· votar
Caro Synth-Men:
Os rumores de preço: US$ 1995.00 Não é exatamente barato...
|
Synth-Men Veterano |
# jun/14
· votar
Prezado Casper.
"Os rumores de preço: US$ 1995.00 Não é exatamente barato..."
Neste caso a teoria do "Talvez" caiu.
E neste preço, "talvez" também caia a teoria do ser comparado com o que já há no mercado, pois sendo assim, espera-se qualidade e novidades em todos os sentidos.
Esperar para ver.
|
Casper Veterano
|
# jun/14
· votar
O preço procede:
http://www.noisebug.net/site/effects/index.cfm?ID=608
|
Synth-Men Veterano |
# jun/14
· votar
O preço nacional.
http://www.hollandexport.net/products/teclado-sintetizador-dave-smith- instruments-pro-2-49-teclas
Pelos meus cálculos, este equipamento na prateleira de uma loja custaria até 1.860 fichas a mais que no local descrito no link (frete+icms+margen de lucros)
|
silvG8 Veterano |
# jun/14
· votar
Casper Synth-Men Cara, tenho visto as coisas na Holland Export e me decepcionado bastante. Depois que comprei algumas coisas e o nome DSI ficou mais conhecido, eles aproveitaram pra sentar a mão no valor do produto... em toda honestidade: não compraria novamente com eles por causa dessa ganância.
Só pra terem uma idéia... orcei um Prophet 12 com eles e o mesmo sairia por 9500 mais impostos. O meu Prophet 08 foi comprado com eles no final do ano passado (o dólar não aumentou tanto assim)... foi 6500 + impostos. E curioso o seguinte fato: o P08 custa exatos U$2000, assim como o Pro2. Isso pra mim só mostra a ganância.
Depois que receber meu Ambika eu vou comentar sobre o que acho dos osciladores no Prophet 12 e Pro 2... por enquanto, acho que são piores que os DCO e ainda não estão tão bem programados quanto poderiam ser. Só o tempo dirá.....
|
Casper Veterano
|
# jun/14
· votar
Caro silvG8:
Nesse preço, acho o custo-benefício do P08 infinitamente maior. Para entrar no mercado competitivo, deveria custar na faixa dos 1000, 1200 Obamas.
|