Noturno Op.9 No.2 - JoaoAgs1

    Autor Mensagem
    JoaoAgs1
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: JoaoAgs1


    Pessoal,

    Sou iniciante no piano e tenho treinado o famoso noturno chopiniano Opus 9 No.2.

    Não sei se este post é lícito, mas estou interessado na opinião de vocês.

    O instrumento é um Yamaha P-105 ligado via USB ao meu notebook. Gravei com o Reaper usando o VST Piano One e sincronizei e editei o vídeo no Windows Movie Maker.

    Obrigado!

    https://www.youtube.com/watch?v=SPdnWUQIgdY

    silvG8
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    JoaoAgs1
    Eu olhei seu vídeo e gostei!
    Antes de tudo, quero elogiar pelo esforço em tocar uma peça como essa, mesmo sendo iniciante. Voce vai ver que muita coisa ficará mais facil pelo simples fato de ter treinado a mão esquerda dessa musica.

    De uma forma geral, voce tocou dentro da partitura em termos de acertar as notas. Tem alguns deslizes mas é normal. Onde voce pecou foi justamente o que torna essa music muito difícil... o andamento, os rubatos (de roubar o tempo de outro compasso), alguns pedaços com stretto e acelerações necessárias para marcar momentos mais tensos da musica e principalmente a alternância entre pp e ff que existe na partitura. Este ultimo é o erro que acredito que um iniciante já deve se policiar para não se acostumar a tocar tudo mecanicamente...

    Eu comecei assim tambem, pegando peças além da minha capacidade musical, e ao mesmo tempo que foi bom, foi tambem muito ruim, pois me acostumei com alguns vícios difíceis de serem corrigidos.

    Por que falei isso tudo?
    Fiz piano erudito durante uns 11 anos e acabei parando para cursar medicina. Continuo tocando mas perdi a capacidade que tinha há uns 4 anos atras, quando ainda conseguia levar o piano e a faculdade. Atualmente toco de vez em quando, geralmente quando bate uma saudade... meu piano esta desafinado e é semp estressante conviver com isso.