Noturno Op.9 No.2 - JoaoAgs1

    Autor Mensagem
    JoaoAgs1
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: JoaoAgs1


    Pessoal,

    Sou iniciante no piano e tenho treinado o famoso noturno chopiniano Opus 9 No.2.

    Não sei se este post é lícito, mas estou interessado na opinião de vocês.

    O instrumento é um Yamaha P-105 ligado via USB ao meu notebook. Gravei com o Reaper usando o VST Piano One e sincronizei e editei o vídeo no Windows Movie Maker.

    Obrigado!

    https://www.youtube.com/watch?v=SPdnWUQIgdY

    silvG8
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    JoaoAgs1
    Eu olhei seu vídeo e gostei!
    Antes de tudo, quero elogiar pelo esforço em tocar uma peça como essa, mesmo sendo iniciante. Voce vai ver que muita coisa ficará mais facil pelo simples fato de ter treinado a mão esquerda dessa musica.

    De uma forma geral, voce tocou dentro da partitura em termos de acertar as notas. Tem alguns deslizes mas é normal. Onde voce pecou foi justamente o que torna essa music muito difícil... o andamento, os rubatos (de roubar o tempo de outro compasso), alguns pedaços com stretto e acelerações necessárias para marcar momentos mais tensos da musica e principalmente a alternância entre pp e ff que existe na partitura. Este ultimo é o erro que acredito que um iniciante já deve se policiar para não se acostumar a tocar tudo mecanicamente...

    Eu comecei assim tambem, pegando peças além da minha capacidade musical, e ao mesmo tempo que foi bom, foi tambem muito ruim, pois me acostumei com alguns vícios difíceis de serem corrigidos.

    Por que falei isso tudo?
    Fiz piano erudito durante uns 11 anos e acabei parando para cursar medicina. Continuo tocando mas perdi a capacidade que tinha há uns 4 anos atras, quando ainda conseguia levar o piano e a faculdade. Atualmente toco de vez em quando, geralmente quando bate uma saudade... meu piano esta desafinado e é semp estressante conviver com isso.

    O lance é: com uma experiência de aproximadamente uns 16 anos de piano, considero essa uma das musicas mais difíceis entre os noturnos de Chopin. Já toquei mais ou menos a metade dos noturnos e esse é possivelmente o mais difícil, justamente por exigir um nível de precisão absurdo do musico. Por ser relativamente simples, em termos de execução mecânica, dar vida a este noturno é uma tarefa muito difícil e acredito que somente profissionais conseguem chegar num ponto de toca-lo publicamente com perfeição.

    Sei avaliar bem porque Chopin é na minha opinião o musico mais genial de toda história quando o assunto é piano. É um tipo de emoção que poucos compositores conseguiram expressar somente com o piano. Pode não ser tecnicamente o mais exímio de todos eles (Liszt por exemplo era mais técnico), mas cada nota, cada tema tinha uma razão e musicalidade fora do comum. Tanto é assim, que Liszt foi um dos maiores admiradores de Chopin e o tinha como um ídolo.

    Minha sugestão pra voce é pegar agora algo mais simples e tentar dar uma vida à musica escolhida. Vai parecer clichê, mas pegue a Moonlight Sonata de Beethoven. Prece coisa simples, mas é para treinar diferenciar os arpejos da melodia que são feitos somente com a mão direita.

    Parabéns mais uma vez!

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    JoaoAgs1

    Achei muito bacana, mandou bem, continue assim!

    Só achei o efeito do vídeo desnecessário, seria melhor sem. E acho que um ângulo um pouco mais lateral também seria mais interessante.

    Qual vai ser a próxima peça que tu tem em mente?

    williberg
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    cara, gostei muito! musica muito bacana!

    Buhbor
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    JoaoAgs1

    Cara, parabéns. Você está no caminho certo.

    O voto do silvG8 foi meu porque concordo com tudo o que ele disse. Já estudei essa música e o difícil não é tocar simplesmente, é transmitir a sensação que ela pede através da dinâmica, aceleração e desaceleração, etc.

    Continue postando seus vídeos. Farei questão de ver e comentar sempre que puder ;)

    Abraço

    Artref
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: Artref
    · votar


    Muito bacana por ser um iniciante.

    Minha maior dica é pra você comprar um piano acústico. Se pretende tocar Chopin, se gosta de piano erudito, não tem como escapar, tem que tocar no instrumento certo, rsrs. Quanto antes você tiver um, melhor. Não há piano digital nem VST no mundo inteiro que substitua um piano de verdade pra se tocar piano erudito.

    A mão esquerda está 1-2-3, marcada, e precisa ser mais fluida, pense nela como cada compasso sendo algo só, simplesmente um arpejo de um mesmo acorde em cada compasso.

    Chopin é bastante complexo, tem muito por trás de tudo isso que está escrito, você vai aproveitá-la melhor se tiver mais bagagem musical antes de tentar tocar, vá devagar e sempre, aumentando o nível das peças gradativamente, tome muito cuidado com as tensões (musculares) e com seu dedo indicador da mão esquerda. Você tem um professor pra te orientar?

    JoaoAgs1
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    silvG8

    Primeiramente, agradeço pela força, seu comentário me incentiva a continuar me aprimorando. :-)

    Entendi quando você falou das nuances interpretativas como o andamento, os rubatos, as acelerações e os pedaços com stretto, e levarei tais observações em conta nas próximas vezes em que for tocar essa música (e em outras do período romântico).

    O grande problema é que na hora de gravar fico muito nervoso com medo de errar e ter que gravar tudo de novo - como aconteceu nesta própria gravação - , daí a interpretação vai pro beleléu.

    Obrigado por me alertar também quanto aos pianíssimos e fortíssimos. Meu piano tem só 3 camadas de dinâmica o que não ajuda muito.

    Por ser relativamente simples, em termos de execução mecânica, dar vida a este noturno é uma tarefa muito difícil e acredito que somente profissionais conseguem chegar num ponto de toca-lo publicamente com perfeição.

    Gosto do jeito da Valentina "Liszt" tocar, gosto da "dança" que ela faz com as mãos.

    Vai parecer clichê, mas pegue a Moonlight Sonata de Beethoven. Prece coisa simples, mas é para treinar diferenciar os arpejos da melodia que são feitos somente com a mão direita.

    Com certeza quero aprender essa música, mas é que estou estudando as músicas que minha professora passa - atualmente to vendo duas e vai pra três na próxima semana-. Mesmo assim vou sugerir a ela.

    Muito obrigado. : - )

    Die Kunst der Fuge

    Poxa, só tenho que agradecer. Valeu!

    Você é a segunda pessoa que diz não ter gostado do efeito. Tentei esse ângulo pra tentar fazer algo diferente mas parece que não ficou muito bom mesmo.

    Então, estou estudando uma valsa de Francisco Mignone e a Invenção No. 1 de Bach.

    williberg

    Muito obrigado amigo!

    Buhbor

    Pois é, tentarei melhorar a interpretação!

    Agradeço o incentivo!

    Artref

    Tenho muita vontade de ter um piano acústico mas infelizmente não tenho condições de ter um. Moro em apartamento, e depois não tenho dinheiro (e nem sei se terei algum dia) pra investir num instrumento desses.

    Minha professora também já me alertou várias vezes pra esse ponto do 1-2-3, pelo jeito que toco fica parecendo uma valsa né?

    Estou com uma professora há 5 meses depois de um tempo tentando aprender sozinho desde que deixei minha última professora com a qual aprendi as primeiras notas.

    Obrigado.

    :-)

    silvG8
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: silvG8
    · votar


    JoaoAgs1
    De nada cara! Estamos aqui pra ajudar mesmo.

    Os meus comentários servem para voce mesmo se policiar... entendo o nervosismo de gravar, precisando acertar tudo, etc. mas no final das contas o que importa é como você evolui com o tempo. Errar faz parte...

    A Valentina é o capeta! A mulher toca muito!!!! Ainda assim, gosto mais de alguns outros, como o Zimmerman, que interpreta Chopin muitíssimo bem.

    Só a título de curiosidade, tive a manha livre (na verdade me dei folga) e tirei esse noturno novamente (deu saudade do piano uvindo voce tocar). Está praticamente certo já, falta corrigir alguns pequenos detalhes pra poder gravar. Como tem gente aqui querendo me VER tocando, vou fazer um vídeo, mesmo que o som fique relativamente ruim... o stretto do final é particularmente chato de estudar. :)

    Vou tentar gravar amanha e abro um novo tópico!

    Se precisar de alguma dica ou qualquer coisa do gênero é só mandar aqui...

    JoaoAgs1
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    silvG8

    Isso grava mesmo, estaremos aguardando.

    Também gosto do Rafal Blechacz como intérprete de Chopin

    Tá certo, valeu pela disposição em ajudar!

    silvG8
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    JoaoAgs1
    Gravei! Mais tarde coloco na internet........ :)

    O Rafal Blechacz é bom, mas ainda "imaturo" (se é que pode chamar algum desses caras de imaturo). Sei que ele foi o mais novo pianista a ganhar o concurso de Chopin, mas tem uma galera das antigas que tem mais expressão. É difícil explicar. Os caras são muito técnicos, mas falta alguma coisa...

    De pianista brasileiro, o Arthur Moreira Lima já ganhou este mesmo concurso com 19 anos se não me engano. É também um excelente pianista e interpreta Chopin muitíssimo bem (mesmo se dedicando ultimamente a projetos que levam a música a um nível popular).

    Estamos aí.......

    Artref
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Enquanto isso estou tomando uma surra da parte final do Noturno opus 48 - 1. Quase desistindo; não chego numa velocidade decente naquele "doppio movimento". Triste porque até lá estava gostoso de tocar..

    silvG8
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Artref
    Já toquei isso também... é um inferno! Hehehehehehhh! Serviu de estudo pra Balada No 1... existem alguns pedaços com arpejos complexos como aquele, e realmente a coisa fluiu melhor....

    Sim, sim,... já toquei a balada no 1 e a no 3, mas atualmente não consigo mais. Exigia estudo frequente de ambas e foi no meu auge no piano. Ultimamente tenho menos tempo para estudar, então desisto antes mesmo de recomeçar. :)

    Hoje consegui tocar um pouco mais cedo e estudei outro noturno (além de gravar o outro mais simples, op 9 no 2), o Op 27 No 1. É simplesmente lindo, e nem muito difícil tecnicamente falando. O lance é que ele faz uma coisa muito interessante na mão esquerda. É um arpejo em sextina onde a primeira nota do compasso não é o baixo, e sim a segunda nota do arpejo. Dê uma olhada na partitura que você vai entender... TENSO pra acostumar.

    Acho que não conseguirei colocar o vídeo na internet ainda hoje e nem no final de semana, mas segunda com certeza! Final de semana eu vou passear! Finalmente!!!

    JoaoAgs1
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    silvG8

    O Rafal Blechacz é bom, mas ainda "imaturo" (se é que pode chamar algum desses caras de imaturo).

    Mas sinto êxtase toda vez que ouço sua interpretação do Scherzo No.4 - minha música preferida - hehe.

    Acho um barato esse projeto do Arthur Moreira Lima. Muita gente pensa que música erudita é coisa de gente rica. O "Um Piano Pela Estrada" prova que as camadas mais populares também prestigiam a música de concerto.

    Estamos aguardando (im)pacientes seu upload. ;-)))

    Artref

    Acabei de ouvir esse noturno e olha... Peça pra virtuose mesmo.
    Mal eu lhe pergunte mas, estuda piano há quanto tempo?

    silvG8
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    JoaoAgs1
    As minhas são as baladas, em especial a no 4. Procure por Ballade No 1 a 4 no YouTube... vai ficar de cara! :)

    Artref
    Me lembro que existe uma forma mecanicamente eficaz para tocar esta parte que você falou. Vou dar uma olhada na partitura amanhã pra ver se rende alguma coisa... deve ter uns 6 anos que não toco essa peça.

    Força nos estudos!! É a persistência que nos faz vencer esses desafios e crescer com eles. O final da Ballade No 1 é MUITO difícil e foi o que me fez evoluir muito no piano. Muitas coisas ficaram mais simples... tenho certeza que esta peça fará isso pra você.

    Abraço e bons estudos aos dois! Bom ver que tenho amigos pianistas por aqui!!! :)

    Artref
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: Artref
    · votar


    JoaoAgs1, eu toco desde os 6 anos de idade (hoje tenho 31), mas os estudos sempre foram irregulares e sem orientação - eu sempre fui mais tecladista. Estudar piano mesmo, e seriamente, estou há 4 anos. Faço bacharelado em piano erudito.

    silvG8, vasculhe suas anotações aí, rsrsrs, não queria desistir da peça, e se me falarem que tocar essa parte bêbado ajuda, eu faço, hahaha

    Cada vez que vejo o vídeo do Zimmerman tocando a Balade 1 eu penso que ainda tenho muuuuuito pra aprender. Nem me atrevo a pegar aquilo agora, apesar de ter muita vontade de tocar. Se pá é uma das coisas mais difíceis no piano, não é não?

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Fala ae, galera, Chopin eu gosto de ouvir com o Ashkenazy e com o Zimerman.

    JoaoAgs1
    Então, estou estudando uma valsa de Francisco Mignone e a Invenção No. 1 de Bach.

    Vou querer ouvir, hein!

    ps: Amo Bach.

    silvG8
    Como tem gente aqui querendo me VER tocando

    Eu! o/

    vou fazer um vídeo, mesmo que o som fique relativamente ruim...

    Não tem como gravar com o piano digital em linha e depois sincronizar com o video?

    silvG8
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: silvG8
    · votar


    JoaoAgs1
    Artref
    Die Kunst der Fuge
    Não deu pra passear....... vai chover... :(

    De qualquer forma, pelo menos vou ter como colocar o vídeo no YT.

    Artref, vou caçar aqui as minhas anotações na partitura (não risco meus livros, então tenho que procurar a cópia no meu "acervo" - que na verdade é bem grande também!! :D)... tenho certeza que existem formas de facilitar esse pedaço, principalmente em termos de digitação.

    As baladas são desgraçadas, mas Chopin ainda tem coisas mais difíceis. Os estudos são impossíveis tecnicamente falando, assim como algumas peças singulares como a Barcarolle, que na minha opinião é a música mais bonita do compositor. Devo lembrar que embora tenha tocado, nunca consegui toca-la perfeitamente, sem erro algum. Primeiro por ser enorme... segundo por ser muito difícil. Mesmo assim, no meu auge cheguei a tocar bem o suficiente pra apresentar a alguém/pequeno concerto/recital. Mas não me imagine tocando como o Zimermann. ;)

    Em termos de o que é

    Arthur, o lance é que não é piano digital e sim acústico. :)
    Vai ficar suficientemente bom pra ouvir na caixa do pc/notebook.

    João, outro pianista brasileiro que vale a pena procurar saber é o Marcelo Bratke. O cara é um monstro!!!!! Melhor performance de Prokofiev que já ouvi e vi. É simplesmente impressionante... assim como o Arthur ML, ele tem um projeto de levar as músicas de Villa-Lobos para o mundo, que é muito legal.

    Já já coloco o vídeo em um tópico!

    Abraço a todos!!

    JoaoAgs1
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    silvG8

    João, outro pianista brasileiro que vale a pena procurar saber é o Marcelo Bratke. O cara é um monstro!!!!! Melhor performance de Prokofiev que já ouvi e vi. É simplesmente impressionante... assim como o Arthur ML, ele tem um projeto de levar as músicas de Villa-Lobos para o mundo, que é muito legal.

    Outro dia assisti a um pedaço da entrevista dele no Jô, mas nunca o ouvi tocar.

    Die Kunst der Fuge

    Hehe, não prometo nada, mas quem sabe no futuro. ;-)

    Artref

    eu toco desde os 6 anos de idade (hoje tenho 31), mas os estudos sempre foram irregulares e sem orientação - eu sempre fui mais tecladista. Estudar piano mesmo, e seriamente, estou há 4 anos. Faço bacharelado em piano erudito.

    Não se esqueça de gravar o recital de formatura hein!

    silvG8
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: silvG8
    · votar


    DUPLO

    silvG8
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Pra cima!!

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    JoaoAgs1
    Pra um iniciante o resultado ficou bem legal. Parabéns pela gravação!

    Aproveitando o gancho da sua resposta ao Die Kunst der Fuge (de fazer algo diferente no vídeo), deixo um conselho. Não gosto muito da diferenciação "pop e erudito/clássico", mas é extremamente válida no caso de interpretação. Não foi o seu caso, mas no geral evite qualquer tipo de malabarismo, isso tende a tirar o foco do ouvinte desnecessariamente e acho que vira até um desrespeito ao compositor em alguns casos.

    De resto, assino embaixo os conselhos do Artref, especialmente aquele sobre cuidado com tensões (a grosso modo: tensão = falta de técnica = som ruim)

    JoaoAgs1
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    TG Aoshi

    Não foi o seu caso, mas no geral evite qualquer tipo de malabarismo, isso tende a tirar o foco do ouvinte desnecessariamente e acho que vira até um desrespeito ao compositor em alguns casos.

    Tudo bem, eu nem teria habilidade para fazer qualquer coisa que não esteja na partitura mesmo.

    De resto, assino embaixo os conselhos do Artref, especialmente aquele sobre cuidado com tensões (a grosso modo: tensão = falta de técnica = som ruim)


    Pra falar a verdade não entendi muito o que vocês querem dizer com tensão. Seria, por exemplo, ficar com os ombros levantados; dedo estendido; tocar com a mão dura?

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    JoaoAgs1
    Pra falar a verdade não entendi muito o que vocês querem dizer com tensão. Seria, por exemplo, ficar com os ombros levantados; dedo estendido; tocar com a mão dura?

    Tudo isso, mas acho que o sinônimo mais próximo (de tensão) seria "tocar com a mão dura". Posso não estar me lembrando com exatidão, mas o Artref diz que técnica é saber aplicar a força com o mínimo de esforço. Eu prefiro dizer que boa técnica procura atingir o relaxamento total.

    Não sei se consegue entender – tenho receio de que você tente quebrar a cabeça demais tentando entender isso, ou ainda pior, que estrague o seu desenvolvimento – mas já que está sob o cuidado de uma professora, caso não entenda muito bem, nem encane muito com isso.

    Artref
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Pra falar a verdade não entendi muito o que vocês querem dizer com tensão. Seria, por exemplo, ficar com os ombros levantados; dedo estendido; tocar com a mão dura?

    Ombro sempre relaxado, pelo amor de Deus! rsrs. Dedos sempre com a curvatura natural deles, e mão "firme porém relaxada", não "dura".

    A tensão pode aparecer em qualquer ponto e geralmente é o que atrapalha todo mundo. O problema é que eliminá-la não é tão simples: requer muito conhecimento do corpo humano, do piano, e de como funcionam os dois juntos, além da melhor maneira para cada movimento (técnica).

    Se você está sob cuidados de um bom professor, fique tranquilo. Se ela souber o que está fazendo em termos de técnica, você não terá problemas. Esperamos que ela saiba (rsrs). O fato de ela já ter alertado sobre sua mão esquerda estar marcada já me deu boas vibrações dela, hahaha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Noturno Op.9 No.2 - JoaoAgs1