Força pressionar teclas piano digital

    Autor Mensagem
    howlerbr
    Veterano
    # mar/14


    Pessoal, estou sofrendo aqui... estava acostumado com o teclado E423 e agora comprei um Yamaha Arius YDP-142. Comprei porque sempre quis algo mais próximo do piano e porque está numa promoção bem boa.

    Mas nunca toquei piano e estou sentindo a diferença. A pressão das teclas é completamente diferente do teclado. Parece que nem sei tocar mais.

    Jpa sabia tocar algumas partituras bem simples (iniciante mesmo) no E423 e ao tocar no YDP-142 fica horrível, não consigo manter a mesma pressão nas notas...

    Isso se aprende? Se adquire com o tempo? Estou achando beeeem díficil (ta certo que é meu 1o dia com ele, mas...)

    Me ajudem!

    Luiz.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    howlerbr

    Acho que é só uma questão de adaptação mesmo.

    Artref
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Amigo, a técnica moderna do piano explora brilhantemente o uso do braço para tocar. Como você começou a tocar em um teclado, com teclas bem leves, provavelmente está acostumado a só mexer os dedos. Você precisa desenvolver sua técnica. Seria muito interessante você ter orientação de um bom professor. Sozinho você pode até se adaptar com o tempo, mas corre o risco de desenvolver algum vício, que poderá lhe causar limitações, dores ou até te impossibilitar de tocar (como aconteceu comigo). Sem falar que com uma boa orientação você se desenvolverá muito mais rapidamente.

    Por acaso você sabe inglês? Pois há uma série de vídeos muito boa sobre técnica pianística no youtube, mas está em inglês.

    pliscki
    Membro
    # mar/14
    · votar


    Artref
    Que série é esta ?

    Você tem alguma lesão por esforço repetitivo ?

    Artref
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Artref
    · votar


    "Piano technique", do usuário "Piano-ologist".

    Há elementos na técnica dele que não batem com a aproximação da técnica que eu estudo, mas eu acho ele pode ajudar muita gente MESMO.

    Já tive dores terríveis no ombro direito, por estudar bastante sem orientação. Eu não aguentava tocar mais que 10 min, até que um belo dia eu não conseguia sequer tocar mais. Fiquei meses nessa situação, sofrendo, deixei o instrumento de lado, até finalmente ter boa orientação. Hoje não sinto mais dor alguma e estou melhorando bastante. Sempre tento ajudar as pessoas para que não passem pelo que passei. Mesmo que não tenham dores, a falta de orientação te limita bastante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Força pressionar teclas piano digital