Opções de trabalhos musicaise

    Autor Mensagem
    rapharitmos
    Membro Novato
    # dez/13


    Olá pessoal. Estou querendo trabalhar com música. Existem alguns tópicos no fórum mas, embora tenha achado parte da informação que procurava, não achei tudo o que eu preciso. Pra mim música sempre foi passatempo, mas acho que posso ganhar alguma coisa com esse passatempo. Já toco teclado a 16 anos e isso deve servir pra alguma coisa. rs Tocar na noite não é pra mim, especialmente se o assunto for tocar em bailes. De vez em quando até vai, mas fazer isso sempre não dá. Se fosse tocar em algum estabelecimento, tentaria um restaurante ou algo assim, algo que fechasse entre meia noite e duas da manhã no máximo. Descartando essa possibilidade, as outras seriam: trabalhar numa loja de músicas, mas não conheço ninguém de loja de música pra arranjar vaga. Música publicitária ... bem ... isso é meio fraco por aqui. Só daria certo se conseguisse trabalho pela net. Estúdios? Não existem muitos e, dos que existem, poucos tem algum tipo de estrutura para gravação musical. Nem me perguntem o que eles fazem. rs Sei dar aulas, mas to pensando numa forma de divulgação, e aí tem a questão de indicar teclados para os alunos que não tem, porque não conheço muitos e, dos que eu conheço, praticamente todos não são para estudantes (ex. Yamaha psr-s650, Korg PS-50 e similares). Uma outra possibilidade seria a criação de ritmos, que eu também sei fazer. Mas quanto tá valendo um ritmo e como eu faria para vender isso eu também não sei. E ainda tem o problema da compatibilidade entre teclados. Para qual teclado existe uma demanda maior por styles? Resumindo: tenho várias opções. Poderia trabalhar de qualquer uma dessas formas, mas não sei qual escolher e como vender isso. E é aí que eu peço a ajuda de vocês nesta discussão. Mesmo eu descartando a possibilidade de tocar à noite, gostaria de que houvesse alguns comentários neste tópico sobre isso em benefício dos que querem trabalhar no ramo. E, correndo o sério risco de ser redundante, estou escrevendo este tópico no fórum sobre teclado porque é o instrumento com o qual pretendo trabalhar. Eu sei tocar violão e um pouco de cavaquinho, mas me sinto mais à vontade com o teclado, e, de qualquer maneira, é o instrumento com o qual tenho mais familiaridade. Se você teve paciência pra ler até aqui, agradeço sua atenção e, se puder me dar algumas dicas, lembrando que essas mesmas dicas servirão para outros que buscarem por informações sobre isso, o agradecimento vai em dobro.

    Oleisak
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    rapharitmos

    Olá.
    Bom sou tecladista também, trabalho durante o dia na parte administrativa duma construtora e nos sábados e segundas anoite fechei contrato num hotel aqui da minha cidade e toco num deck para os hospedes com mais 2 colegas (violino e sax).
    da uma graninha legal e é das 8 as 10 da noite. tem muitos restaurantes que procuram isso tambem.
    sugiro que monte um repertorio mpb e internacionais, principalmente antigas que a veiarada gosta.
    e mande propostas.


    espero ter ajudado.

    grande abraço

    rapharitmos
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Qual a faixa de preço aproximadamente? Eu sei que isso varia um pouco de lugar pra lugar, mas isso é pra ter uma base até pra ter um ponto de partida numa possível negociação de valores e tal.

    Oleisak
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Isso depende de como sera a apresentação..

    se for tocar com mais um instrumentista coloca uma media de R$500,00 por apresentação se for tocar 2 horinhas, lembrando que tem que tirar o seu e do seu colega.

    rapharitmos
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Beleza. Você está em que cidade mesmo?

    Greenwood
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    rapharitmos

    Grande, agora, pela Hóstia Consagrada, faz um som criativo!!! Com timbres legais e uns ritmos mais pancada!!!

    Não faz piano do Caçulinha nem strings de churrascaria não, tá?

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Resumindo: tenho várias opções.
    não tem não, pelo que li no seu texto você descarta algumas delas ou não quer entrar de corpo e alma nelas, porque todas aponta um porém

    Tocar na noite não é pra mim especialmente se o assunto for tocar em bailes
    do pessoal que conheço que vive 100% de música todos passam a noite fora, as vezes começando na quarta e continua, quinta, sexta, sabado e se bobear ainda algum trampo no domingo, pode não dar muito um trampo de quarta se bobear ainda fica nos 100, os outros um pouco mais, mas em uma semana boa com 3 trampos garantidos você já conseguiu uns 500 ou um pouco mais com isso, isso tocando em banda, fazendo violão e voz, o tal "baile" anda meio fora de moda o que gira hoje é "balada"

    trabalhar numa loja de músicas
    só se a loja for sua ou em uma megaloja
    "lojinha" é pior que trampar de estagiário, mesmo assim hoje se você não tem preço o cara compra até palheta pela internet, e tem que saber vender o que sua cidade precisa, não adianta entupir de motif e fender se lá o povo quer yamaha e tonante

    Sei dar aulas, mas to pensando numa forma de divulgação
    e aí tem a questão de indicar teclados para os alunos que não tem
    divulgação é simples se a cidade for pequena, faz um anuncio no jornal da cidade (ou bairro) ou em algumas revistas locais, fora isso também ter seu perfil musical no facebook e adicionar todo mundo que você conhece, mais os amigos deles com quem você sempre topa pela rua
    plaquinha no portão também funciona
    alguma promoção basica do tipo o aluno que indicar outro aluno ganha 20% de desconto na próxima mensalidade

    preço veja seu valor de mercado e coloque 2 vezes isso se alguém perguntar se dá aula na casa da pessoa
    indicar teclado é simples é igula carro: primeiro carro é corsa, palio e golzinho depois pensa em outro modelo
    yamaha qualquer PSR que puder comprar
    casio qualquer um acima de 500,00
    outras marcas, depois de algum tempo de aula o cara pensa sobre essas outras e compra com mais segurança do que quer

    Uma outra possibilidade seria a criação de ritmos, que eu também sei fazer
    não sei se isso da grana, mas tem zilhões de ritmos de graça pra baixar, hoje até as próprias marcas já dão com o teclado um pacote bem arrumado de ritmos fora os pacotes do ML 10.000 ritmos por "dez real"

    Música publicitária ... bem ... isso é meio fraco por aqui
    Estúdios? Não existem muitos e, dos que existem, poucos tem algum tipo de estrutura para gravação musical
    então desencana

    só acho que se você quer viver de música dá pra tocar a noite em barzinho, violão e voz na quarta e quinta teclado as sextas nos sabados em casamento e cavaco no pagode de domingo
    colocar alunos de segunda e terça o dia todo, de quarta e quinta de dia e se tiver coragem alguns de sabado de manhã
    no tempo que sobra nas faltas e buracos da grade de alunos você faz os ritmos, ritmo é legal você fazer com o teclado que tem, até existem como converter mas soa diferente, fazer um ritmo no yamaha pra rodar em roland não vai soar 100% igual

    --------------------------------------------------------

    Não faz piano do Caçulinha
    isso depende
    tem trampos que toco: bodas, aniversario de 50 anos e outras coisas com mais cara de 3ª idade que tem que tocar assim, se eu começar a elitizar começar encher de reharmonia e improvisos o povo não gosta, quer ouvir a melodia mais simples bem "Richard Clayderman" em outro é completamente o contrario

    rapharitmos
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Só esclarecendo, não é pra viver de música, é aproveitar o conhecimento musical que eu tenho pra ganhar um extra no fim do mês. Quanto a questão dos timbres e do que tocar, isso depende muito do ambiente. Eu não posso fazer o mesmo som num restaurante de auto nível e no cachaçal ali da esquina. Pra alguns ambientes, voz e violão é o melhor. Num ambiente mas sofisticado tem que ser algo como um piano ou coisa do gênero. Por exemplo, a mensagem do primeiro colega aqui me deu a ideia de tentar uma churrascaria que conheço. Mas eu já sei que o ambiente não comporta voz e violão. Tem que ser algo um tanto mais refinado. Tudo no ambiente e no serviço pede uma música suave e tranquila, nada de balada, acho que nem voz caberia. O tipo de música depende da proposta do estabelecimento. Na questão de dar aulas, já vi que uma boa escolha de indicação seria o psr-e 423 da yamaha, pelo menos é o que a galera indica aqui. Mas não conheço o teclado pessoalmente. Vou dar uma passada numa loja de música assim que puder pra dar uma olhada nele. Como vocês podem ver, meu problema é mais como fazer do que o que fazer. Mas essa discussão já tá me dando algumas ideias, abrindo algumas possibilidades. E acho que aqui ainda cabe mas alguma experiência de vocês. O aviso sobre conversão de ritmos entre marcas é muito importante. Quanto aos ritmos que se vendem por aí no ml ... tem que ver a qualidade e a procedência disso. Ou alguém aí quer tomar processo de designer de ritmo por ter passado ritmo alheio?

    PS: dependendo do caso, uma mescla entre piano do Caçulinha, o string de churrascaria e alguns timbres de instrumento de sopro com umas pitadas de violão não soaria mal. Tudo vai do ambiente, da proposta do lugar. E segue as opiniões.

    rapharitmos
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Já ia esquecendo: Citando o colega acima:

    "não adianta entupir de motif e fender se lá o povo quer yamaha e tonante"

    Corrijam-me se eu estiver errado: mas Motif não seria uma linha da Yamaha? Até onde eu sei a Yamaha não tem só a linha psr. Temos os Motifs, a família Tyros e outros teclados mais. Quem acha que a Yamaha se resume aos psr e suas subfamílias deveria dar uma passada no site da Yamaha.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Só esclarecendo, não é pra viver de música, é aproveitar o conhecimento musical que eu tenho pra ganhar um extra no fim do mês

    deu a entender que era já que comentou até de trabalhar em loja de música
    se for somente pra ter um extra, então dá muito bem garimpar o tipo de trampo, a única ressalva é que músico vive de contatos, contatos com outros músicos, tempos atras eu fazia muita "lima" cobrir a falta de algum tecladista em banda
    nessa quase toda semana eu tinha um trampo com banda diferente mas dava uma dor de cabeça ficar ouvindo coisa nova toda semana e arranjos diferentes, certa vez eu contei e vi que eu tocava 5 arranjos diferentes de "Have You Ever Seen The Rain", uma mudava tom, outro estava em um medley, outra mudaram a forma.... comecei a cortar um pouco isso e os contatos procuraram outro tecladista


    ---------------------------------------------------------------------- ---------------------------

    onde se lê yamaha leia-se "PSR" foi um erro na digitação na mudança do que pretendi digitar, agora acertado

    " não adianta entupir de motif se seu cliente procura PSR"

    já vi muita loja fechar porque o cara queria só vender algo bacana, mas a cidade não comporta, em uma cidade por exemplo de 40.000 habitantes chuto que se tiver 20 motif é muito, acho que nem 20 tecladistas ao todo, a compra de um motif ou um jupiter 80 ou um kronos a pessoa sabe bem o que quer e pesquisa muito antes de comprar então não vai ser em lojinha, porque ela não tem capital de giro a esse ponto de empatar uma grana de um kronos ou motif em estoque
    já PSR as vezes a pessoa saiu pra comprar uma caneta na papelaria e voltou com um PSR 233 pra casa por impulso

    rapharitmos
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Aqui a cidade tem 500 mil habitantes e as lojas são muito fracas. Os músicos daqui normalmente trazem seus teclados de fora da cidade porque aqui não acha mesmo. Quanto a contatos, estou fazendo os meus aqui mas esse negócio de tocar em banda a torto e a direito não é comigo. Como você mesmo disse, cada um tem seus arranjos e, convenhamos, a galera aqui é bastante fraca de arranjo e mesmo como músicos a maioria se perde no básico. Pergunta qual a terça de dó e tá arriscado ouvir como resposta algo como "terça? o dia da semana?". Mas to articulando algumas coisas aqui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opções de trabalhos musicaise