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waltercruz Veterano |
# jul/13
Nas minhas andanças por aí me deparei com o seguinte vídeo: . Apesar de ser em inglês, é bem fácil de seguir, e não entra muito na questão matemática da coisa. Vale a pena assistir.
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Casper Veterano
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# jul/13
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Caro waltercruz:
Demorei intencionalmente para responder esse tópico, porque queria não ser o primeiro a falar sobre isso. Em um fórum de teclado, onde a esmagadora maioria dos usuários tem teclados digitais, ou melhor, sintetizadores digitais, é muito de se estranhar que nenhum usuário comentou esse tema tão pertinente.
Que eu saiba, poucos sintetizadores digitais contornam essa questão com sabedoria. Alguns Access Virus (nem todos) que tem uma taxa de amostragem e resolução mais altas (24 bits x 192 khz) e alguns Nord (lead a partir do 2X) , que também utilizam o recurso de maior amostragem.
O restante, mesmo em equipamentos aclamados e ditos como "o topo da linha" sofrem esse efeito, em maior ou menor grau. Mas isso parece não incomodar ninguém, e, se mencionado, certamente dirão que "meu sintetizador não tem isso", e será gerada uma discussão sem sentido, que terminará em agressões verbais. Triste.
Cada vez menos apareço nesse fórum, que parece ter entrado em um estado de "espiral descendente" de difícil reversão. Entro apenas porque, periodicamente aparecem assuntos como esse, que acho que contribuem para algo. Porque a maioria dos tópicos pouco ou nada acrescenta, e o tempo de todos é finito.
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waltercruz Veterano |
# jul/13
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Casper
ehhee, de boa, acontece isso por aqui mesmo!
Me parece então que, na atual situação nossa, o aliasing não tem muita solução? O oversample, pelo que eu entendi, apenas 'move' o aliasing para uma frequência que não podemos ouvir..
Esses dias eu estava lendo sobre a famosa supersaw, e pelo que eu entendi, o aliasing, e a forma específica da Roland lidar com ele, são partes constituintes da característica desse som.
Se alguém se interessar, a tese está aqui, junto com um ensenble para reaktor: http://alex-shore.com/jp-4c/
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waltercruz Veterano |
# jul/13
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Ainda sobre a supersaw: 'The original Super Saw from Roland was aliasing, thus creating a bright and “airy” sound. To prevent the sound from sounding harsh below the fundamental harmonic, a high pass filter was possibly used to remove the unwanted frequencies. '
http://www.adamszabo.com/jp6k/
Eu nem gosto do timbre da Super Saw, só calhou deu estar lendo bastante sobre ela esses dias.
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Casper Veterano
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# jul/13
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Caro waltercruz:
Sempre achei esse nome "Super Saw" pretensioso, e confesso que também não é meu timbre preferido, mas é um timbre que encaixa bem, em determinadas situações.
Eu entendo exatamente isso, sobre o oversample. No caso do Virus, ele fica bem acima de 20Khz, e deixa de ser um problema.
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